quarta-feira, 30 de março de 2011

Professor cristão

É só clicar ..que aumenta.
Espero que goste...bjinhos da tia Jó

O Poder da Criança que Ora -Stormie Omatian

Abaixo segue um pequeno trecho do livro O Poder da Criança que Ora:


Converso com Deus e ele me ouve.

Você sabia que pode conversar com Deus? Bom, você pode. Conversar com Deus é o mesmo que orar. Orar é comunicar-se com Deus. Deus adora quando você conversa com ele. E, seja qual for o momento ou onde você estiver, ele sempre está esperando ouvir algo de você.

Deus diz que você pode se aproximar dele sempre que quiser. Não precisa  ter um motivo especial, assim como não precisa ter um motivo especial para conversar com os amigos. Você conversa com eles simplesmente porque gosta deles. Você também pode conversar com Deus como um amigo, e é por isso que ele é seu amigo. Deus diz que, se você o amar, ele o chamará de amigo. Você pode conversar com Deus só porque quer estar com seu amigo.
 
 
 
Para fazer o download do e-book clique aqui.
fonte: letrassantas.blogspot.com
 

Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

 

Oração
 
Objetivo: Ensinar suas crianças a orar com mais facilidade e naturaliade. Como orar? Que palavras utilizar?
 
Leitura Bíblica: Romanos 8:26-27
Você vai precisar de Bíblias para as crianças. Leiam em voz alta o texto de Romanos 8:26-27
 
Então peça as crianças que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
Divida o grupo em duplas.
Diga a elas que esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer. Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando. Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - ex.: se o primiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém").
Depois invertem-se os papéis.
Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..
Encerre com oração - cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa - pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, etc..
Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel.
Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.

Vamos usar o fantoche!!!!

Perto está o Senhor - Encenação com fantoches

Zezé : “ Perto está o Senhor de todos os que o invocam “ Salmo 145 .18
Emília : Invocam ? O que é isso, Zezé ??
Zezé : Quer dizer aquele que busca a Deus, que faz oração.
Emília : Ai ! Que Bom ! Ter o Senhor Deus perto de mim !
(Saem os dois bonecos)
Comentarista : Agora vamos ver uma cena que passou tempos atrás.
Zezé : Ah! Ah! Ah! Joguei um monte de pedras no cachorro !
Emília : Ih! Ih! Ih! Consegui enganar a mamãe e fugir de serviço !
Zezé : Eh! Eh! Eh! O Eduardo levou uma canelada de mim no futebol ... Bem que ele merecia !
(Saem os dois bonecos)
Comentarista : Mas Zezé e Emília ouviram falar de Jesus, que perdoa nossos pecados e limpa nosso corações.
Zezé : Ah! Emília ! Estou tão feliz ! Eu conheci a Jesus como meu Salvador, e agora abandonei todas as maldades que fazia !
Emília: Eu também !
Zezé : é tão bom ter o Senhor Jesus conosco, como amigo !
Emília : E ele está perto de nós, dentro do meu coração !
Qual é aquele versículo que diz isto ?
Zezé : “Perto está o Senhor ... “ Vamos repetir ? (Repetir)
Emília: Meninos e meninas, a melhor coisa do mundo não é ganhar uma bicicleta ou roupa nova !
Zezé : A melhor coisa do mundo é estar perto de Deus!
Emília e Zezé (Cantando) : Deus é bom pra mim, contente estou alegre vou, Deus é bom pra mim.
Zezé : Estar perto de Deus é orar e pedir para que Jesus tire nossos pecados !
Emília : É confiar nele e adorá-lo de coração !
Zezé: Crianças, vocês estão aprendendo coisas muito boas !
Emília : Vamos todos repetir o versículo ?
Zezé e Emília : “Perto está o Senhor de todos os que invocam” - Salmo 145,18

fonte: ebdonline.com.br/

A VIDA ETERNA - encenação com fantoches

1. ZEZÉ Olá! Estou muito contente! Lá! Lá! Lá!



2. EMÍLIA Puxa, que alegria toda é esta, Zezé?


3. ZEZÉ Ah! É porque o Senhor Jesus nos preparou um lugar muito bonito, chamado céu, onde iremos morar!


4. EMÍLIA Céu? Mas como é que você tem certeza que irá para lá?


5. ZEZÉ É que a Bíblia diz que quem aceitar Jesus como Salvador vai para o céu! "O céu é um lindo lugar..."


6. EMÍLIA Que legal o céu! E o que vai ter lá?


7. ZEZÉ Vai ter ouro, alegria, e muito louvor !


8. EMÍLIA Ouro? Até isso vai ter lá no céu?


9. ZEZÉ Sim! O livro de Apocalipse diz que a praça é de ouro puro! Que legal! "O céu é um lindo lugar, cheio de graça, sem par"


10. EMÍLIA E como fazemos para chegar lá?


11. ZEZÉ Ah! Isso faz parte da lição de hoje!


12. EMÍLIA Vamos lá! Aprender esta lição! (saem Zezé e Emília)


13. Comentarista E vocês, crianças, estão curiosas de saber como ir para o céu? Então prestem atenção na lição de hoje!


14. ZEZÉ (voltando) "Deus é bom prá mim..." (cantando)


15. EMÍLIA (voltando) Puxa, Zezé, que lição legal, saber que toda criança pode ir para o céu!


16. ZEZÉ Eu vou convidar meus amigos para conhecerem esta história: o Zeca, o Xuxa, o Rafael, o Aníbal, o Rodrigo, o Valter ...


17. EMÍLIA A Fernanda, a Sebastiana, a Xiquinha, a Mariana, a Janaína, a Bruna...


18. ZEZÉ O Rogério, o Vadeco, o Negão, o Luís, o Pepito, o Marcão...


19. OS DOIS Vamos lá, vamos convidar, êeeee...!


TCHAU! TCHAU!


fonte: ebdonline.com.br



 

sábado, 26 de março de 2011

Porta Canetas para professoras

Sei que qualquer professora vai ficar muito feliz com um destes na sua mesinha. Vamos ver?


Este é o meu preferido: kit reciclado com caixinha de leite, encapado de tecido ou papel, com detalhes de fita. Amo poás!

O tradicional de prendedores ficou show nesta tonalidade...

Este lindo porta lápis da shinyshack, me deu uma idéia: use caixas usadas de lápis de cor para encapar tubos de papel higiênico ou de papel toalha, potes plásticos... e faça lindos porta lápis!
 Borboletas de papel.

Gente que demais! De EVA e tubos de papelão. Perfeito!
Lindo, encapado com papel de mapa e detalhe em tecido.
Encapados com papel, amei as cores vibrantes.
Com potinho de sopa de nenê? Da Marlines.

Esta idéia merece ser explicada: Imprima fotos de seus alunos ou de seus colegas de trabalho (com orkut ficou fácil fazer isto, rs...). Depois faça com seus alunos o desenho, recorte e cole as fotos nas flores. Daí é só colar o papel nos potes, em pote de nescau fica perfeito!

Esta idéia é maravilhosa para as professoras: se não encontrar um papel com motivos escolares, faça você mesma um, ou imprima da internet.
...com canudinho de refrigerante. Pode?

 Você deve ter em casa teclados estragados... para fazer o quadrado, use caixas de leite. Para o redondo, latas e potes.

Pra finalizar, duas idéias com disquete, porque reciclar é tudo!

Berçário


 
Chorar será quase que inevitável! Mas irá passar...e vc se surpreenderá com seu bebezinho crescido dando tchau para vc! Um belo dia isso acontecerá!
Até lá, aí vão algumas dicas que com certeza irão te ajudar neste processo... sugiro que você faça coisinhas para que ele goste de estar na escola bíblica e goste de estar com seus coleguinhas, como por exemplo:
  • Combine com a professora que deixe ele levar algo que ele goste muito, um brinquedo, uma almofadinha (que pode ser confeccionada por vc junto com ele);
  • Separe revistas com gravuras interessantes, escolham e recortem cenas com pessoas sorrindo ou brincando, ou ainda gravuras de animais, de frutas, de brinquedos...para ele levar para a sala para mostrar aos coleguinhas...
  • Faça um chaveiro para ele cuidar (em papelão ou EVA) que serão simbolicamente as chaves da casa ou do carro...dizendo a ele que ele virá te buscar na hora de ir embora...
Enfim, espero ter ajudado... O mais importante é vc acreditar que vai dar CERTO!


sexta-feira, 25 de março de 2011

As criações de Deus( SBN editora)









CORAÇÕES








LIVRO SEM PALAVRAS


Trata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão, verde,.dourado, vermelho, preto e branco.


(Mostre a capa verde)
Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindo jardim verdinho para ser o lar de Adão e Eva.


(Mostre a página dourada ou amarela)
Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar com ele em seu lindo lar, o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre. Se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste.
Mas Deus quer que você e eu vamos para o céu. Ele preparou uma maneira de podermos ir para o seu lar celestial um dia.


(Mostre a página vermelha)
Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas más que você e eu fizemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!


(Mostre as páginas preta e branca)
Este preto representa o pecado, das maldades que nos fazemos e entristecemos a Deus. E o branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado.(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música infantil bem baixinho).
Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, talvez você queira hoje deixar que Jesus entre no seu coração. Se você quer, venha me contar, enquanto as outras crianças estão pintando o nosso mural.

Obs: Alguns pré-escolares estarão prontos para receber a Cristo. Dê-lhes esta oportunidade.

ATIVIDADES PARA O LIVRO SEM PALAVRAS:
1. Livrinho sem palavras: monte com as crianças

2. passeio na natureza: Mostre uma cor para as crianças, e elas terão que dizer uma criação correspondente aquela cor. ex: azul - céu; vermelho - flor; verde - grama... etc.

3.Recapitulando a história: Permita a participação das crianças, deixando-as manusear os visuais, contar a história, etc.

4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.

5. Jogo da memória: Em 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa. ( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)

PERGUNTAS PARA REVISÃO:

1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra? (Escuridão)
2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra? (Nada, falou e eles foram criados)
3. Quantos dias Deus levou para criar o mundo? (6 dias)
4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? (dia)
5. Como Deus chamou a escuridão? (Noite)
6. Que quer dizer a palavra criou? (Fez)
7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. (Verde, azul, marrom e amarelo)
8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia? (Sol)
9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? (Estrelas) 11. O que deus criou que nada nas águas? (Peixe)
12. O que Deus fez que voa pelos ares? (Pássaros)
13. Diga alguns animais que Deus criou. (Vaca, cavalo, cachorro...)
14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? (Adão)
15. Como se chamava a esposa de Adão? (Eva)
16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? (Conhecer e amar a Deus)
17. Como se chama o filho de Deus? (Jesus)
18. O que o Senhor Jesus fez pra nos salvar? (Morreu pelos nossos pecados)
19. Jesus ainda está morto? (Não, Ele está vivo. Ele vive no céu e quer viver em nosso coração)
20. Quem é que muito ama você? (Jesus)

Este material foi extraído do livro Fala-me agora. Publicação da APEC Aliança Pró Evangelização das Criança.
FILHOS E SUAS REBELDIAS O QUE FAZER?


A REBELDIA DO MEU FILHO ME AFLIGE ,O QUE DEVO DIZER A ELE ?

A rebeldia tem suas consequências.
Tudo o que fazemos, coisas boas ou ruins, tem suas consequências.Se voce escolhe não obedecer  Deus, poderá passar anos arrependendo-se dessa decisão.
Se trair a confiança de alguÉm,pode levar um longo tempo até consEgui-la de volta(se é que irá conseguir). Se voce falar mal de alguém poderá cair em sua própria armadilha.
Considere Absalão, filho de Davi,que constantemente falava mal de seu próprio pai para se passar por bom. Como resultado, ele provocou uma guerra e muitas pessoas morreram. O próprio Absalão foi apanhado quando sua cabeça enroscou numa árvore e foi apunhalado pelo comandante de Davi.
Ele é um bom exemplo de que não importa o tipo de rebeldia; sempre haverá consequências. E você terá de lidar com elas.
Assim,se você estiver se rebelando contra seus pais para desafiá-los ou deixá-los irados, pense bem, não serão eles que sofrerão as consequências, será você mesma.

DESAFIO  DE  HOJE
Separe um momento para conversar com seu filho,somente vocês dois, a respeito do comportamento dele. Explique porque está aflita e que a rebelião traz consequências.Certifique-se de ouvir o que seu filho tem a dizer e não"dê um sermão". Assegure-o de que você sempre o amará e estará ali para ajudá-lo quando precisar desabafar.

VALE A PENA LEMBRAR:Se o Senhor outra vez me fizer tornar a Jeruzalem, servirei ao Senhor(2Samuel 15.8).

MEU FILHO, MEU DISCÍPULO...

Picture Captions
Texto imagens para Orkut de www.Caption.iT

Jesus disse com toda a autoridade: “Ide, portanto fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Mateus 28:19,20a
As crianças também são alvo da grande comissão, além de evangelizá-las, precisamos fazer com que elas se tornem verdadeiras discípulas de Jesus. Não queremos que nossas crianças sejam religiosas, freqüentadoras de igreja, muitas crianças vão a igreja pois nasceram nela, são filhas de crentes e não sabem ao certo se entregaram suas vidas a Jesus, se houve novo nascimento.
Costumo sempre dizer, filho de peixe peixinho é, mas filho de crente,crentinho não é! Muitos estranham ouvir esta frase no ínício, mas é a mais pura verdade, nossos filhos não nascem salvos, pelo contrário, são pecadores como nós (todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rom.3:23), Porém muitos pais agem como se a salvação fosse genética ou hereditária,não apresenta o plano de salvação aos seus filhos, não falam claramente o que Jesus fez por eles na cruz, e fica esperando que alguém na igreja, ou seja o ministério infantil de conta do recado para ele.
Jesus diz claramente no versículo acima, fazei discípulos, ensinando-os, não podemos continuar com um ensino teórico, distante da vivência das crianças, um ensino que transmite conteúdos históricos sem aplicação em suas vidas. Muitas crianças conhecem as histórias bíblicas, mas não vivem essa palavra, para outras crianças a Bíblia não passa de um maravilhoso livro de histórias fantásticas, muito distante de suas vidas cotidianas.E este ensino precisa acontecer primeiramente em nossos lares, dia a dia e não somente 3 vezes por semana na igreja.
A Plavra de Deus transforma, faz crescer, nossas crianças precisam ser discipuladas por professores que se comprometam em amor por suas vidas, não podemos falar em discipulado à distancia, em doses homeopáticas, sem convivência, sem relacionamento. Como um professor pode discipular uma criança encontrando com ela uma vez por mês, sem saber ao certo seu nome, sua história de vida? Pais tementes e obedientes a palavra de Deus não terceirizam seus filhos a igreja.
Para fazer das crianças discípulas de Jesus, é preciso ensinar, como Jesus ensina, “porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas”. Mateus 7;29

Fica aqui a pergunta: “Como você tem ensinado, treinado e discipulado os seus filhos? Tem feito que eles se tornem discípulos de Jesus ou freqüentadores religiosos de igreja? Esta em suas mãos... Pai e mãe.

 

Arraiá BREGANÉZER

Painel de entrada

Dia 11 de Junho estaremos com o nosso Arraial montado na Igreja. Será mais um BREGANÉZER!!
Fazemos esta festa no mês que nas escolas fazem a festa de São João, mas a nossa intenção é evangelizar. Chamamos esta festa de Arraiá Breganézer. O que fazemos:  montamos as barracas, louvamos a Deus, oramos, fazemos teatros evangelisticos, concursos ...Além disso nos divertimos muito.
Prepare sua roupa e venha divertir conosco!!
Será dia 11 de  junho, a partir das 20:00 horas.....



Painel para as crianças tirarem fotos!!!

quinta-feira, 24 de março de 2011

 

Aprendendo a agir com mansidão


Leve para a sala de aula, algumas bexigas.
Peça que cada criança conte algo que a irrita. Cada vez que algo for mencionado, encha um pouco a bexiga, continue até a bexiga estar bem cheia, correndo o risco de estourar.
Explique que a bexiga está para "explodir" da mesma forma que algumas pessoas explodem ao sentir muita raiva.
Deixe as crianças citarem o que acontece quando as pessoas explodem de raiva.
Agora, pergunte às crianças como uma pessoa pode agir com mansidão em vez de explodir. Dê alguns exemplos: Espere antes de agir ou falar, ore para Deus ajudar vc a controlar a raiva, sair de perto da pessoa que está causando a irritação, etc. Conforme as crianças dizem algumas maneiras de controlar a raiva, vá deixando o ar da bexiga escapar .

ORIENTANDO OS FILHOS
Efésios 6.1-4
1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 - para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

INTRODUÇÃO
Educar os filhos é responsabilidade dos pais, que devem cria-los na disciplina e admoestação do Senhor, nutrindo e dando o carinho necessário alimentando-os com a palavra de Deus, da infância à maturidade. Muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e isso tem sido com certeza a causa do extremo crescimento da delinqüência  juvenil. Nesta lição pretendemos desafiar os pais a assumirem totalmente a missão de educador, mas também mostraremos os caminhos que poderemos trilhar para chegar a esse fim, como veremos a seguir.

I – FORMANDO A PERSONALIDADE DOS FILHOS
O caráter não é herdado, é formado, e, é nesse ponto que entra o papel dos pais, pois a formação da criança envolve o moral, a ética e a conduta, que desde a mais tenra idade sofre influência do lar, da escola, da igreja e da comunidade com que se relaciona. É mais fácil formar um bom caráter a mudá-lo. O temperamento, que tem a ver com as ações, reações, e emoções do indivíduo em relação ao nosso próximo, chamamos de natureza, feitio, índole, modo, jeito e não pode ser mudado, mas pode e deve ser controlado.
Aos pais cabe aplicar a disciplina através da palavra de Deus a fim de formar em seu filho um caráter verdadeiramente cristão. Esta formação envolve basicamente quatro passos.

Que são:

1. Formação cristã
A formação cristã dos filhos tem a ver com a doutrina cristã: hábitos e práticas como: oração, leitura da Bíblia, o culto, a Escola Dominical, a casa do Senhor, o dízimo do Senhor, dar graças pelo alimento, a filantropia, o altruísmo, a reverência pelas coisas do Senhor e da Igreja. (Dt 6).
O acompanhamento diário, desde o nascimento é fundamental para que não percamos os filhos para Satanás, que anda rugindo tentando rouba-los de nós. (Pv 22.6)

2. Formação social
Os pais devem se empenhar para que os filhos cresçam  munidos, amando uns aos outros, exercitando a fraternidade. O exemplo e dedicação são fundamentais para que nossos filhos aprendam na prática e não somente na teoria. Sendo bem instruídos quanto à obediência, dignidade, submissão e respeito certamente darão bons frutos. Por ignorar a importância da formação social colocamos no mundo, jovens incapazes de interagir com o próximo.

3. Formação moral
É ligada ao caráter cristão, e envolve pudor, respeito próprio, respeito aos outros, bons hábitos, bons costumes, ética, boas maneiras que começam em casa e se externam na escola, na igreja, no lazer, etc. Como pais devemos ensinar as crianças os bons costumes, que os seguirão por toda a vida.

4. Formação intelectual
É ligada à escolarização da criança, o que estuda, lê e vê. Aqui entra a aplicação da disciplina, que é momentânea, mas traz resultados duradouros. (Hb 12.11) Disciplina não é primeiramente castigo físico, mas, impor restrições, é ensinar a obediência, imprimindo na criança o conceito de que na vida não podemos fazer somente o que queremos, que existem regras a serem cumpridas. (Pv 29.15) Os pais não devem explorar o trabalho das crianças em detrimento dos estudos, que merecem prioridade. O uso indiscriminado da TV e de outras formas de diversão poderá trazer graves consequências para a formação da criança.

II – COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Deus espera que a família seja um instrumento de benção para a igreja e para o mundo através dos filhos criados para Deus. Os filhos educados no caminho do Senhor podem aprender a adorar desde a infância como Samuel. (I Sm 2.18)

1. Educando com o exemplo
A influência espiritual dos pais é fundamental para levar os filhos a Cristo, pelo exemplo de fé e obediência a Deus. (1 Co 7.14) Um personagem bíblico que nos chama a atenção é Noé, que a despeito de ter vivido em meio a uma geração corrupta,que zombou e desacreditou de sua mensagem, não permitiu que influenciassem seus filhos que entraram na arca, com suas respectivas esposas. Deus tinha um plano para Abraão que se perpetuaria na sua descendência, mas para isso ele assumiu o compromisso de conduzir os filhos no caminho do Senhor. (Gn 18.19) Nossos filhos poderão não entender o que falamos mas certamente aprenderão a fazer o que fazemos.

2. Educando com amor
Em Ef 6.4 encontramos orientação para educar os filhos com amor; produzindo neles a consciência de que o pai corrige o filho a quem ama, e que o faz em obediência a mandamento divino. De acordo com Deus não devemos provocá-los à ira, levando-os ao assombro como fazem alguns. Criá-los na disciplina e admoestação do Senhor, sem condescender com seus erros, quer dizer que a educação deve ser objeto do maior cuidado dos pais, ensinando o que é útil para esta vida e proveitoso para a eternidade. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv 22.6)

3. Educando pessoalmente
Aqui está o que já mencionamos na introdução desta lição que muitos pais na atualidade têm deixado essa tarefa para a escola ou igreja e causado extremo crescimento da delinquência juvenil. A igreja deve dispor de bons orientadores, professores de escolas dominicais a fim de auxiliar na educação de nossas crianças, mas esta não é uma responsabilidade da igreja e sim dos pais que são constituídos por Deus para pessoalmente criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. Os pais devem sentir-se honrados em cuidar do bem estar espiritual dos filhos e leva-los ao real relacionamento com Deus. (Dt 6.7) O objetivo da educação dada pelos pais deve ser, temer ao Senhor e andar nos seus caminhos, amá-lo, ser-lhe grato e servi-lo com inteireza de coração. A negligência dos pais quanto ao ensino pessoal aos filhos, poderá trazer danos irreparáveis.

4. Educando à luz da Palavra de Deus
Há um número considerável de jovens e adolescentes, que embora nascido num lar cristão, jamais passaram pelo batismo em águas. Provavelmente seus pais não os ensinaram a esserespeito à luz da palavra de Deus. Ensinar os filhos com base nas verdades bíblicas é o princípio sagrado para que aprendam desde cedo, que nesta terra são forasteiros, mas seu verdadeiro lar e herança está no céu. Cedo devem aprender as doutrinas básicas da fé cristã, tendo consciência do estado de pecado original, e a redenção através de Cristo. (Mt 19.14) Experimentando o batismo nas águas e a presença do Espírito Santo.

CONCLUSÃO
Como vimos, a educação dos filhos é mais importante do que a maioria de nós temos pensado, mas Deus por sua infinita graça tem procurado nos desafiar a uma atenção mais acurada para esse fim, pois, no contexto em que vivemos onde os padrões da moralidade e do respeito ao próximo, tem decaído cada vez mais, faz-se necessário investir na formação de uma geração futura totalmente revestida de um caráter cristão e de uma personalidade verdadeiramente íntegra.
1. Que atenção você tem dado à educação de seus filhos?
2. Será que a Igreja deve fazer o que Deus designou para você?
3. E quanto a Palavra de Deus, tens procurado usa-la na educação de seus filhos?

Direitos da criança cristã!



1. Direito a não morrer pelos pecados cometidos. Jesus já pagou o preço exigido por Deus (Rm 5.8).

2. Direito de conhecer o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

3. Direito a ser filho de Deus através de Jesus Cristo (Jo 1.12).

4. Direito à vida abundante em Cristo (Jo 10.10).

5. Direito a ter uma armadura completa para defender-se do mal (Ef 6.11).

6. Direito de orar e receber resposta (Mt 7.8).

7. Direito de ressuscitar no último dia (1 Ts 4.14).

8. Direito a um novo nome na Glória (Ap 2.17b).

9. Direito a pertencer ao corpo de Cristo e atuar como parte importante nele (1Co 12.22).

10. Direito de receber proteção e cuidado especial para obter um crescimento saudável no conhecimento de Deus

Culto de oração de crianças

SUGESTÕES PARA  ACAMPADENTRO, EBF, UCP...

1) Varal de Balões

Faz-se dois varais com balões cheios, escolhe 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mãe para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempos, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata)

Pega-se uma certa quantidade de participantes ( acritério do Profº), de cada equipe para realização da prova.
Com a colher na boca e com a laranja em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida.
Ganha-se o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão

Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe.
Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida do Saco

Essa é muito conhecida. Pega-se sacos grandes de algodão ou lona, vazio.
Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho
Essa é bem divertida, pega-se alguns integrantes das equipes. Num cartaz com o desenho de um Burro sem rabo, coloca-se na frente da platéia, outro com olhos vendados, e com o rabo do Burrinho em mãos, deve-se ir andando e colocar o rabo no Burro, ganha-se aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.

6) Dança da cadeira
Coloca-se algumas cadeiras em forma de circulo de costa umas para as outras, e pega-se alguns integrantes de cada equipe, inicia-se com uma música e deverão andar em voltas dessas com as mãos pra trás, qd acabar a musica devem-se sentar, mas sempre um ficará sem, então vence a equipe em qual o integrante faz parte.


7) Bala na Farinha
Boa também, esconde-se uma bala num prato com farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca, ganha a equipe que encontrar primeiro as balas.


8) Descobrindo a Placa
Pega uma dupla de adversários, e coloca em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo, história de Daniel, escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreve na placa, de frente um para o outro, cada qual deve-se descobrir oque está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.

9) Garrafas que somem
Divertida, poré, deve-se escolher os integrantes que nunca tenha visto essa brincadeira. Pega-se de 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra, e pega-se os integrantes, leva para um lugar onde não verá a realização da prova, chama-se um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter oq, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas equipes vencem.

10) Varal de versículos
Dois varal de fio de barbante, escolhe um participante de cada equipe, lê o versiculo (não muito grande para não confundí-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para cumplicar, dá-se o aviso de início e ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.

Reciclagem...muito bom!!!

 ... com latinha de nescau e garrafa pet.


Porta Guloseimas de garrafa pet....
Lindos né? Gostei da forma como foi usada a garrafa pet fazendo os pezinhos. E o que é mais legal: tem moldes!










Como reciclar lâmpadas fazendo esculturas

Sempre temos lâmpadas queimadas em casa e nunca sabemos que destino dar a elas. Esse então é um bom momento para você começar a reciclar as lâmpadas fazendo esculturas. Veja os exemplos das fotos, é muito simples, basta amarrar as bases das lâmpadas e você terá belas esculturas.

Luminária feita com CD’s

Essa é uma idéia para você reciclar os cd’s velhos que estão sobrando. Faça uma linda luminária com cd’s.

Faça um espelho com folhas de revista

Apresentamos a idéia de um artigo de decoração feito a partir de materiais reciclados. Faça um lindo espelho reunindo folhas de revista.

Guirlanda com folhas de jornal
Veja como fazer uma bela guirlanda com folhas de jornal. Para você decorar a sua casa com uma peça reciclada e super bonita.
Para fazer a guirlanda você precisa de uma base circular. Dobre as folhas de jornal em forma “sanfonada” e vá colando ao redor da base, completando toda a circunferência
Com um pouco de paciência você irá completar a guirlanda.

 

Idéia para reciclar garrafa pet: porquinho

Essa é uma ótima maneira de reciclar garrafas pet: faça um porquinho para as crianças juntarem moedas. É fácil, rápido e ecologicamente correto.

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Coisas bonitas vemos todos os dias, mas algo bonito, diferente e amigo da natureza é difícil. Então veja essa escultura construída com rolos de papel higiênico que você pode começar a construir agora mesmo de maneira simples!
E o resultado é excelente.
Basta cortar os rolos em tiras. Você pode fazer 3 ou 4 tiras com um rolo. Então basta ir colando um ao outro como mostrado na foto para montar a sua escultura. Divirta-se!
Uma idéia fantástica para você reutilizar aquelas latas que você iria jogar fora: faça um porta retrato de latas!