sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Muito lindo!!






Provérbios 22:6 "Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Extraido: Evangelismo Virtual


Dicas para trabalhar com crianças de 3 anos

 Muitas e muitas vezes me deparei com pessoas que trabalham com crianças nas igrejas dizendo que não adianta ter uma creche ou qualquer trabalho com os pequeninos e bebês "porque eles não entendem mesmo".
Mas, é preciso lembrar que bebês só aprendem e se desenvolvem se tiverem contato com pessoas. Bebês aprendem por observação, convívio, estímulo, carinho e cuidado. E portanto, nunca é cedo para começar a falar de Deus com eles.
Claro, as respostas não serão imediatas, não serão na forma de uma "prova" escrita ou de recitar um versículo bem memorizado. Mas um trabalho bem feito na terna idade ajudará o bebê a perceber a igreja como um local agradável, onde se encontram os amigos, onde ele pode brincar, cantar, sorrir e também ser confortado.
As dicas a seguir visam apenas ser uma orientação inicial. Como sempre, eu sugiro que você pesquise, se informe com profissionais da área, leia e pratique e, claro ore a Deus antes de decidir abrir uma creche na sua comunidade.

O Local

A sala a ser usada precisa ser limpa e arejada, e mantida em temperatura agradável.
O chão preferencialmente deverá ser de material fácil de limpar e agradável ao tato, porque bebês passam muito tempo brincando no chão. Algumas almofadas ou cadeirinhas próprias (tipo Bebê-Conforto) são necessárias para acomodar os que ainda não tem muita firmeza em ficar sentados.
Separe um local para trocar fraldas. Ter um banheiro próximo que as crianças possam usar também é recomendável, para aqueles que já sairam das fraldas.
As paredes devem estar limpas e bem cuidadas. Toda a decoração que você colocar deve estar na altura dos olhos das crianças e se possível coloque alguma coisa interessante também de ser vista por quem está deitado no chão. (Se você se sentar e deitar no chão e observar o ambiente vai ter uma idéia do ponto de vista do bebê).

Saúde e segurança

Informe-se sobre as normas de segurança para creches em sua cidade. Coisas como: quantos adultos para cada bebê, procedimentos em caso de incêndio ou acidentes, etc..
Mantenha um registro e informe-se com os pais sobre os hábitos de cada criança, alergias, horas de comer e de dormir.
É importante estabelecer regras com os pais: Caso o bebê precise ser alimentado os pais devem trazer a comida pronta e mamadeira preparada para você dar ao bebê? Ou os pais virão à creche quando for hora do bebê comer?
Troca de fraldas: os pais devem trazer todo o necessário (fraldas e etc) - recomendável para evitar contaminação e riscos de alergia - numa sacola identificada com nome. O pessoal da creche mesmo troca as fraldas ou chama os pais para fazê-lo?
Lembre-se que o entra e sai de pais pode causar problemas. As crianças podem se sentir inseguras se vêem pais de outras crianças entrando e os dela não.

Dicas e Atividades

Pesquise sobre desenvolvimento do bebê em cada idade para saber mais sobre este assunto

· Familiaridade: Bebês precisam se sentir confortáveis e ter familiaridade com o local. Evite mudanças bruscas na decoração e mantenha os mesmos professores (os primeiros dias serão difícies até os bebês acostumarem com as pessoas). Procure fazer a rotina sempre igual, mesmo que o tema seja diferente.
· Exploração: Procure maneiras de passar a mensagem com objetos: brinquedos, blocos de madeira, quebra-cabeça, etc... que as crianças possam tocar, explorar e brincar pelo tempo que quiserem. Esteja antento para comprar brinquedos adequados à idade, sem peças pequenas que possam ser engolidas. Objetos fáceis de lavar e limpar e que possam ser levados à boca, porque nesta idade a boca é a parte do corpo com mais terminações nervosas e portanto a forma preferida de descobrir novidades. Bebês aprendem com os sentidos e é bom se podem usar todos ao mesmo tempo.
· Imitação: às vezes as crianças gostam de imitar exatamente o que você faz. Explore então gestos (exagerados) que eles possam imitar. Também é interessante ter na sala um espelho de corpo inteiro onde eles possam se ver.
· Música, rítmos, sons, rimas: bebês respondem rapidademente a música. Use músicas simples, curtas e agradáveis, com rítmo fácil de acompanhar com palmas ou chocalhos. Repita inúmeras vezes as mesmas músicas, para dar chance das crianças as aprenderem.
· Resposta: Bebês entendem muito mais do que podem falar. Alguns cientistas dizem que bebês são capazes de entender 100 palavras para cada 1 que balbuciam/falam. Não espere, portanto, que os bebês sejam capazes de responder à uma pergunta lógica. À medida que começam a aprender a falar, bebês usam primeiro palavras para designar objetos (substantivos) como coisas e pessoas de seu dia a dia. Depois evoluem para palavras que designam ações (verbos) e por último, somente lá pelos 2 anos e meio, é que começam a desenvolver o vocabulário para idéias (adjetivos e conceitos abstratos). Você pode conversar com as crianças usando todo o seu rico vocabulário, mas lembre-se que as respostas serão mais simples.

Brinquedos e livros

Ao invés de comprar brinquedos e objetos para creche, faça uma campanha na sua comunidade: brinquedos usados em bom estado; carpinteiros podem fazer blocos de madeira com retalhos (lembre de pedir que sejam extra-lixados e bem acabados para não soltar farpas); faça uma gincana com os jovens para arrecadar brinquedos, fraldas descartáveis, roupas de bebê; junte recicláveis e os venda ou troque por brinquedos; use objetos caseiros: panelas, baldes e bacias de plástico, colheres, peneiras, etc.. Bonecos e livros de pano podem ser confeccionados por costureiras da comunidade, e desenhados com caneta e tinta para tecido.

Bíblias: procure nas livrarias os títulos: Bíblia do Bebê, Minha primeira Bíblia, etc.. São livros de cartão grosso, com poucas páginas, grandes ilustrações e apenas uma frase. Em geral depois da frase tem sugestões de atividade. Ex.: "Deus criou as pessoas e também você. Aponte com seu dedinho uma pessoa."

Livros: livros de pano, plástico ou cartão grosso com orações, poemas, pequenas frases e muitas figuras são ótimos. Principalmente livros resistentes que as crianças possam abrir, ver, atirar longe...

Quebra-cabeças: com peças de papelão (cerca de 8x8cm cada), ideais para crianças a partir de 2 anos. Eles são para montar no chão e formam uma figura grande e simples. Aqueles de borracha que formam um tapete também são divertidos.

Blocos: bloquinhos de madeira, brinquedos de montar tipo Lego, Multiplo, Mega Blocos, etc... são ótimos e ajudam a desenvolver a habilidade motora. Você pode construir quase qualquer coisa com as crianças: a arca de Noé, muralhas de Jericó, uma cruz, uma tumba, etc..

Bichinhos e bonecos: pelúcia, pano, plástico, madeira... sempre lembre de verificar se são adequados à idade. Podem ser usados para histórias da criação, arca de Noé, Daniel na Cova dos Leões, Davi e Golias, Jonas, etc..

Objetos caseiros: além de permitir às crianças repetir atividades que veêm os pais em casa fazerem, como cozinhar, limpar, etc.. podem ser usadas para histórias como a de Marta e Maria, ou para fazer música e batucada.

Lembre-se: conte uma história simples e curta. Permita às crianças explorarem o ambiente e brincarem com o que, quando e como desejarem. Cante músicas com rítmo agradável e as incentive a bater palmas ou pés junto. Seja versátil: com esta faixa etária não é possível ter uma aula rígida. Faça um planejamento mas esteja disponível para as crianças e respeite o rítmo e nível de cada uma.


FONTE: IGREJA DA GRAÇA

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. " Provérbios 22.6


Vez ou outras algumas cenas nos chocam.

Lemos, em uma revista de circulação internacional, que uma senhora foi ao teatro com seus dois filhos.

Narra ela que, logo que o espetáculo começou, duas crianças que estavam sentadas mais à frente começaram a chorar em altos brados.

Uma espectadora que estava próxima às crianças falou para a mãe delas:

-Não seria melhor a senhora sair com os dois, até que eles se acalmem? Eu cuido dos seus lugares.

Mais do que depressa, a mulher respondeu:

-Claro que não vou sair. Comprei três ingressos. Meus filhos e eu temos o direito de ficar até o fim do espetáculo. Os outros que agüentem.

São fatos de tal natureza que nos apontam o porquê da má educação de tantas crianças e jovens, na atualidade.

É que seus pais não estabelecem normas. Exatamente porque eles mesmos não têm normas.

E, para muitos pais, seus filhos sempre têm razão. Se o garoto ficou no banco de reservas no jogo da escola, partem com vigor para cima do técnico, desejando saber as razões do que chamam perseguição gratuita.

Com tal atitude, não exemplificam ao filho que há momento para se participar ativamente e momento para se aguardar.

Que uma equipe é o resultado do esforço de todos e de cada um, no momento oportuno.

Se o time mirim perde eis novamente os pais culpando o técnico, o treinador. Afinal, todos têm má vontade com as suas crianças, não as preparam.

Em nenhum momento cogitam de falar ao filho que há momento de ganhar e momento de perder. Que tudo é uma questão de treino, dedicação, esforço e que, numa disputa, naturalmente, o melhor deve vencer.

A derrota deve servir para estímulo a mais treinamento.

Com tal atitude, não é de estranharmos que torcidas organizadas, compostas por adolescentes, bloqueiem uma estrada e destruam um ônibus a pedradas e pauladas, desejando agredir os jogadores do seu time de futebol, que foi desclassificado do torneio esportivo.

Quando os filhos apresentam o boletim com notas baixas, a culpa sempre é dos professores ou da direção da escola.

Nunca dos seus rebentos que não estudaram ou quiçá tenham apresentado baixo desempenho escolar, por alguma problemática que estejam atravessando.

É tempo de pensar e tomar atitude. Antes de qualquer coisa, exemplificar, como pais, a cortesia, a gentileza, a honestidade, enfim, todos os valores que desejamos portem os nossos filhos.

Não há mais tempo para se descurar dessa infância do hoje que se constituirá nos homens do amanhã, os cidadãos do novo mundo que todos aspiramos.

De forma muito freqüente, o comportamento rude das crianças é resultado de falta de orientação.

É que os pais descuidam de estabelecer normas de comportamento, e assim eles agem como observam outros agirem.

Críticas e xingamentos somente contribuem para tornar as crianças mais tensas e agressivas.

Assim, a educação exige que se estabeleçam normas claras para as crianças seguirem. Normas ditadas pelas boas maneiras, respeito aos semelhantes, modéstia e justiça.



Desconheço o Autor

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cartões diversos










aoracaomoveocoracaodedeus.blogspot.com.b




SENHOR, Tu que nos geraste pelo milagre da graça, e nos fizeste coroa da tua criação, premiando-nos com vida, saúde, força e inteligência. Tu, que nos premiaste com uma família para ouvir o nosso primeiro choro, enxugar as nossas primeiras lágrimas, e partilhar conosco as nossas alegrias e decepções, e ainda assim continuar a nos amar.
Tu, que nos cercaste de pessoas, com os mais variados dons e disposições, que ao longo de tantos anos fizeram jorrar sobre nós os frutos do conhecimento para a vida. Tu, ó SENHOR, que nos fizeste seres muito especiais, expressão magnânima da Tua Graça, És eternamente merecedor da nossa mais profunda e sincera gratidão.
Assim, ao alcançarmos esta vitória, colocamos nas Tuas mãos, como ofertório do nosso reconhecimento, por tudo que tens feito nas nossas vidas.
Rogamos finalmente, SENHOR, que em todos os momentos, no exercício da nossa profissão, possamos reconhecer que cada agente físico a ser utilizado, seja luz, calor, frio, eletricidade, ou um simples toque das nossas mãos, são precedidos do leve palmilhar do Teu Espírito... E então poderemos ver as expressões de dor transformadas em largos e doces sorrisos, tudo pela benevolência do Teu amor, a utilizar-se dos nossos humildes talentos... 
E na medida em que servirmos o nosso próximo com alegria, compreenderemos que há um ser, acima de nós, cujo poder ultrapassa a todos os elementos físicos dos quais dispomos. A Ele, sejamos gratos, pelo fascinante dom da graça, que por misericórdia nos concedeu. “A Ele, pois, sejam a honra e a glória, e o louvor, por todos os séculos para todo sempre”.
Pr. José Salvador Pereira

http://salvadorpereira.blogspot.com.br

O VALOR DE UMA MÃE... MUITO ESPECIAL!


Não deixe de ler até o final, você vai gostar muito!


Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista, tomando a última decisão. O diretor descobriu através de um dos currículos, que as realizações acadêmicas do jovem eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O diretor então lhe perguntou: "Tiveste alguma bolsa na escola?"
O jovem respondeu: "Nenhuma".

O diretor perguntou mais uma vez: "Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades ?"
O jovem respondeu: "O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

O diretor novamente indagou: "Onde trabalha a tua mãe?" E o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor fez sua última pergunta: "Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?"
O jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."

O diretor disse: "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltares, vai e limpa as mãos da tua mãe, e depois venha me ver amanhã de manhã."

O jovem percebeu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou a casa, pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas, sem entender nada mostrou as suas mãos ao filho. O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos de sua mãe estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nelas. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando ele as limpava com água...

Foi então que o jovem finalmente percebeu que o par de mãos que lavavam roupa todo o dia, tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.

Após, acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.

Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo... Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.

O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou:"Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"
O jovem respondeu: "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu: "Por favor, me diga o que percebeu..."
O jovem disse:

*Primeiro- Agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria chegado até aqui.

*Segundo- Ao trabalhar e ajudar a minha mãe, foi que fui perceber a dificuldade e dureza que é ter algo pronto.

*Terceiro- Hoje sei e aprecio a importância e valor de uma relação familiar."

O diretor disse-lhe: "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o esforço e muitas vezes, o sacrifício dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado!"

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como uma equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro. Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, e quando ocupar um lugar de destaque, nunca vai saber reconhecer o valor e empenho de outras pessoas.

Para este tipo de pessoa, que podem até ser boas acadêmicamente, podem também, ser bem sucedidas, porém, eventualmente não vão se realizar no que fazem. Nada lhes será o bastante. Vão resmungar, estar cheios de ciúmes, inveja, ódio, e sempre querer mais e mais... Se somos esse tipo de mãe, que faz tudo pelos filhos sem lhes ensinar a gratidão, estamos realmente demonstrando o amor ou estamos destruíndo o nosso filho(a)?

Dar o melhor para os filhos é o nosso desejo, mas ensiná-los a reconhecer o bem que recebe é o nosso dever. Deixar o filho(a) viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano, ter acesso ao melhor da tecnologia, não tem problema, desde que este possa saber a reconhecer o benefício recebido pelos pais.

Deixe seu filho(a) experimentar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Isto, não é porque não tem dinheiro para contratar uma ajudante, mas porque, está amando-o como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão prósperos sejam os seus pais, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.

A coisa mais importante que os filhos devem entender, é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade, a aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

Quem são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?
Marcas que se acham facilmente nas mãos de uma mãe...

Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura obrigatória para nós Mães e, principalmente, para os Filhos.

http://www.maesemoracao.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Tratamento precoce melhora função cerebral de crianças com autismo


O tratamento precoce de crianças com transtornos do espectro do autismo (ASD) provoca melhorias significativas na comunicação, no comportamento e na função cerebral. É o que revela estudo de pesquisadores da Yale School of Medicine, nos EUA.
Os resultados sugerem que os sistemas cerebrais que apoiam a percepção social respondem bem a um programa de intervenção precoce de comportamento chamado 'pivotal response treatment'.
O tratamento inclui treinamento dos pais, e emprega o jogo em seus métodos.
O autismo é um distúrbio neurobiológico complexo que inibe a capacidade de uma pessoa para comunicar e desenvolver relações sociais, e muitas vezes é acompanhado por novos desafios comportamentais.
Até recentemente, o diagnóstico de autismo normalmente não ocorria até que a criança tivesse cerca de três a cinco anos de idade, e os programas de tratamento eram orientados para este grupo etário mais velho.
Hoje em dia, o pesquisador Fred Volkmar e sua equipe estão diagnosticando crianças com um ano de idade. 'Pivotal response treatment', desenvolvido na Universidade da Califórnia-Santa Barbara, combina aspectos do desenvolvimento da aprendizagem e do desenvolvimento em si, e é fácil de implementar em crianças menores de dois anos de idade.
No estudo atual, a equipe usou imagens de ressonância magnética funcional, pela primeira vez, para medir as mudanças na atividade cerebral de duas crianças com 5 anos de idade, com autismo, após receber o tratamento.
A coautora Pamela Ventola utilizou este método de tratamento para identificar objetivos comportamentais distintos para cada criança no estudo, e depois reforçou essas habilidades específicas com tratamento que envolva atividades lúdicas motivacionais.
A equipe descobriu que as crianças que receberam a terapia apresentaram melhorias no comportamento, e foram capazes de falar com outras pessoas. Além disso, o exame de ressonância magnética mostrou atividade cerebral maior nas regiões que apoiam a percepção social.
Os pesquisadores estão atualmente conduzindo um estudo em larga escala com 60 crianças. "O autismo é uma doença heterogênea, e os tratamentos que visam o tratamento devem abordar essa heterogeneidade. Ambas as crianças do estudo fizeram progressos, mas o seu grau de progresso e nível de competências no fim do tratamento eram distintos", afirmam os pesquisadores.
Segundo Volkmar, estes resultados são um primeiro passo de uma nova abordagem para o planejamento do tratamento e são animadores porque eles demonstram que a intervenção precoce funciona em crianças com a doença.

ISaúde

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Papai Noel tocando seu sino:


Ouhh Ouhh Ouhh...
Um das crianças grita: É o papai Noel, é o papai Noel !
Então as criança correm até o Papai Noel.
Quando lá, uma das crianças diz:
Mas Jesus é o papai do céu !
Papai Noel: Mas eu posso lhes dar presentes.
Uma criança: Eu quero uma bicicleta.
Papai Noel: Hoje é o meu dia crianças e de vocês são os meus presentes.
Jesus: Todos os dias são meus dias crianças e de vocês são o meu reino !
Papai no Noel ( sorridente ): Crianças, eu posso lhes dar uma linda casa.
Jesus: E eu posso lhes abrigar debaixo das minhas asas.
Papai Noel: Eu posso lhes dar uma televisão.
Jesus: E eu posso lhes mostrar coisas grandes e ocultas que não sabeis.
Papai Noel: Eu posso lhes dar um lindo sofá
Jesus: Mas só eu posso lhes dar o descanso.
Papai Noel ( vai se irritando ): Eu posso lhes dar comida !
Jesus: Mas eu sou o pão da vida.
Papai Noel: ( cada vez mais irritado e olhando firme para Jesus ): Eu posso lhes dar uma piscina.
Jesus: Mas Mas eu posso lhes fazer nadar pelo rio das águas que saem do trono de Deus.
Papai Noel: Eu posso lhes dar diversos brinquedos.
Jesus: Mas somente eu posso dar a verdadeira alegria.
Papai Noel: Eu viajei do Polo Norte até aqui, só por causa de vocês.
Jesus: E eu apanhei, fui crucificado e morto pensando em vocês.
Papai Noel ( vai se entristecendo, no fundo reconhecendo que só Jesus é o Senhor ): Eu posso lhes dar a roupa de um super-herói
Jesus: E eu posso dar-lhes a armadura de Deus.
Papai Noel ( quase que chorando ) Mas eu posso leva-los para a Disney.
Jesus: Mas só através de mim vocês podem ir para o céu e Ter a vida eterna.
Uma das crianças: Desculpe papai Noel mas eu preciso de Jesus ( então corre até Jesus )
Outra criança: Eu também preciso dele, desculpe-me ( então corre até Jesus ).
Outra criança: Desculpe-me papai Noel, mas...
Então todas vão até Jesus.
Jesus: Aquele que não for como uma criança, jamais herdará o Reino dos céus.
Papai Noel diz para Jesus:
Devo reconhecer que por mais que eu faça, jamais darei a qualquer criança, a alegria que tu podes dar.
Posso ir contigo também ?
Jesus: Mas é claro !
Então começam a se retirar e antes de sair o papai Noel diz para o público:
Natal não significa peru, presentes e nem árvores enfeitadas, natal quer dizer que nasceu aquele que pode nos dar a vida eterna.
Então saem.
Fim.


Fonte: Ministério Ungidos por Deus

POR ONDE ANDAM OS SABIÁS DA MINHA TERRA?

Ah... Como é doloroso andar sertões a dentro e ver o resultado dos castigos deixados pelas secas...Gado morto, cancelas escancaradas, cercas em ruínas, casas abandonadas, ossos secos e cacimbas vazias...


Então, pergunto, ao divagar da minha solidão, porque sofre tanto o nosso povo ? Onde estão as palmeiras, onde cantam os sabiás, e para onde foram as aves..., da Canção do Exílio, que tanto embeveceu a minha adolescência?
É aí que volto as minhas lembranças para as aulas do Mestre: Perguntaram-lhe porque aquele cego era cego -"Quem pecou ele, ou seus pais? "Respondeu Jesus: "Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus."
Assim, rompo as barreiras do exílio do meu silêncio, e elevo a Deus a minha mais singela e humilde oração:


SENHOR, sabemos que tu és Deus, sabemos que fostes tu que nos criastes, sabemos que somos o teu povo, trata-nos oh Pai, como ovelhas do teu pastoreio (Sl 100:3)...E, manda-nos, outra vez os pastos verdejantes e as águas de descanso,(Sl.23) para que contemplemos as tuas obras, muito além da rudeza da seca, e do tibungar do caneco no pote vazio. No nome santo de Jesus, AMÉM!

Fraternalmente, em Cristo. Pr. José Salvador Pereira.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012






Foi um longo dia. Jerusalém está cheia de hóspedes para a Páscoa, muitos dos quais clamam por um vislumbre do Mestre. O sol da primavera está quente. As ruas estão secas. E os discípulos estão longe de casa. Uma esguichada de água fresca seria refrescante.

Os discípulos entram na sala, um a um, e tomam os seus lugares ao redor da mesa. Na parede está pendurada uma toalha, e no chão há uma jarra e uma bacia. Qualquer um dos discípulos poderia voluntariar-se para o trabalho, mas ninguém o faz.

Depois de alguns momentos, Jesus se levanta e tira a sua capa. Ele enrola uma cinta usada por criados em volta da sua cintura, pega a bacia e ajoelha-se diante de um dos discípulos. Ele desamarra uma sandália, gentilmente levanta o pé, coloca-o na bacia, cobre-o com água e começa a lavá-lo. Um a um, um pé encardido após outro, Jesus vai por toda a fila.

Na época de Jesus, lavar os pés era uma tarefa reservada não apenas para os servos, mas para o servo mais inferior… Esperava-se que o servo na base da estrutura hierárquica fosse aquele a ajoelhar-se com a toalha e com a bacia.

Neste caso, aquele com a toalha e com a bacia é o rei do universo. As mãos que moldaram as estrelas agora lavam a sujeira. Os dedos que formaram as montanhas agora massageiam os dedos dos pés. E aquele diante de quem todas as nações um dia se ajoelharão agora se ajoelha diante dos seus discípulos. Horas antes da sua morte, a preocupação de Jesus é singular. Ele quer que os seus discípulos saibam o quanto ele os ama…

Você pode ter certeza de que Jesus sabe o futuro destes pés que ele está lavando. Estes vinte e quatro pés não passarão o dia seguinte seguindo o seu mestre, defendendo a sua causa. Estes pés correrão procurando proteção ao lampejo de uma espada romana. Apenas um par de pés não o abandonará no jardim. Um discípulo não o desertará no Getsêmani – Judas nem mesmo irá tão longe! Ele abandonará Jesus nessa mesma noite à mesa…

Que momento apaixonante quando Jesus silenciosamente levanta os pés do seu traidor e os lava na bacia!

Jesus sabe o que estes homens estão prestes a fazer. Ele sabe que eles estão prestes a executar o ato mais vil de suas vidas. Pela manhã eles enterrarão as suas cabeças na vergonha e olharão para os seus pés com desgosto. E quando o fizerem, ele quer que se lembrem como os seus joelhos se dobraram diante deles e que ele lavou os seus pés…

Ele perdoou o pecado deles antes mesmo que o cometessem. Ele ofereceu misericórdia antes mesmo que a buscassem.

Autor: Max Lucado

sábado, 3 de novembro de 2012


A Criação Dos Filhos


Se você estragar a criação dos seus filhos, eu penso que não importa mais qualquer outra coisa que você possa fazer bem.


Pais Permissivos Demais

Pais que são permissivos demais com seus filhos pagarão um alto preço. Estes pais até podem ser grandes homens de Deus, mas, por faltar na disciplina dos seus próprios filhos eles são um mau exemplo para os outros.



Eli, um profeta de Deus foi amaldiçoado por Deus (ele e toda sua família) "pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu." (1 Sam 3:13). Note que a maldição foi porque Eli sabia o que seus filhos faziam e não os disciplinou.

Samuel, outro profeta de Deus,
teve dois filhos que, como juízes de Israel, aceitaram suborno e perverteram a justiça (1 Sam 8:1-5).

Adonias, filho de Davi, se rebelou contra ele porque "Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim?" (1 Reis 1:6).

Quando Absalão, outro filho de Davi matou seu irmão,
Davi não o puniu (2 Sam 13:23-39). Quando Absalão se rebelou contra o próprio pai Davi, e tentou tomar o trono, Davi ordenou que ele fosse tratado com brandura (2 Sam 18:5).

Em pelo menos dois destes casos, a Palavra de Deus deixa claro que o problema começou com a falta de disciplina por parte do pai em controlar seus filhos. O que é notável também é o relacionamento que estes três pais tinham um para com o outro. Samuel serviu no templo sob a orientação de Eli o sacerdote desde pequeno. Davi foi ungido por Samuel e certamente foi influenciado por ele durante um período significante da sua vida.

É talvez mais do que coincidência que cada um destes três pais teve filhos que se rebelaram contra sua autoridade e contra a vontade de Deus. 

Como teria sido o final destas histórias se os pais não tivessem sido omissos na disciplina de seus filhos?

- Dennis Downing - www.hermeneutica.com