quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Lição 08: Deus criou os peixes e as baleias.

Texto Bíblico: Gênesis 1:20-23

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.


Objetivo: Aprender que Deus criou os répteis e as baleias para povoarem as águas.


Versículo visualizado

:


Sugestão de atividades:


Você pode pedir que as crianças pintem a baleia com giz de cera e colem pedacinhos de canudos coloridos no peixinho.





Hora de brincar:

Vamos brincar de pescaria? 
Então, confeccione em cartolina algumas silhuetas de peixes. Fixe na parte da frente da silhueta um clips. providencie alguns palitos de churrasco e pedaços de barbante com um pedacinho de imã de geladeira preso na ponta. Providencie também um caixote de areia lavada. fixe os peixinhos na caixa de areia com o clip voltado para cima. As crianças brincarão de pescar os peixes, distinguindo se possível as cores, trabalhando a coordenação visio motora.
Tenha o cuidado de não pressionar as crianças mais novas apressando-as para realizarem a atividade.  





Lembrancinhas: 

Reúna as crianças em círculo e confeccione em origami (dobradura) um peixe para cada aluno. Observa as ilustrações abaixo e siga as instruções passo-a passo. Depois peça às crianças que desenhem os olhos, a boca e as escamas do peixe co giz de cera.
Durante a atividade converse com as crianças fazendo as seguintes perguntas:
- como os peixes se movimentam na água?
- Vocês sabem o nome de um peixe que Deus criou?
- Quem criou os peixes?

Escreva no verso o versículo do dia e deixe que leve as dobraduras como lembrancinhas.



Lição 07: Deus criou a lua e as estrelas.

Texto Bíblico: Gênesis 1:14-19

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.


Objetivo: Aprender que Deus criou a lua e as estrelas para governar a noite.


Versículo visualizado:

Palavra do dia:



Lembrancinhas: imprima em papel peso 40Kg, os dedoches abaixo, e entregue um para cada criança, apresente os mesmo a classe e de modo informal, converse com as crianças explicando que Deus criou o sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite. 




Sugestão de atividade:


BOA AULA!!!!

Lição 6: Deus criou o sol.

Texto Bíblico: Gênesis 1: 14-19.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.


Objetivo: Aprender que Deus é o Criador do sol. Este é muito importante para a vida na terra.


Versículo visualizado:

Lembrancinhas:

 Imprima as estrelinhas, recorte e cole em palitos de picolé e entregue para as crianças.


Sugestão de atividades:





http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


Lição 5: Deus Criou as frutas

Texto bíblico: Gênesis 1:11,12.


11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.


Objetivo: Aprender que Deus criou as flores e fritos para o nosso bem. Agradecer a Deus pelas frutas.


Versículo visualizado



Mais um modelo de versículo:




Sugestão de Atividade:



BOA AULA!!!

http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br





Liçaõ 4: Deus Criou as flores.

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL DA EBD
Texto Bíblico: Gêneses 1:9-13.


9 Aí Deus disse: —Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca! E assim aconteceu.
10 Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom.
11 Em seguida ele disse: —Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E assim aconteceu.
12 A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
13 A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.

Objetivo: Aprender que Deus nos ama, por isso, criou todas as coisas para o nosso bem.


Versículo visualisado:




Lembrancinhas:
Atividade:





BOA AULA!!!!



http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

Lição 03: Deus criou a terra.

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL NA EBD.

Texto bíblico: Gêneses 1:9-10.



Objetivo: Aprender que Deus criou a terra. O Senhor tudo criou para o nosso bem.

Versículo visualizado:




Atividade:




Sugestão de cânticos para a hora da ofertinha:


Dlim, dlim,dlim, faz a moedinha
quando a minha oferta.
cai na sacolinha.

Quem dá com alegria
como o sol brilhará (3X)
Quem dá com alegria
Como o sol brilhará,
E Deus o recompensará!

Se você não conhece as melodias use a criatividade e use uma que achar que fica legal!!!
BOA AULA!

http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


Atenção professores da classe de Maternal na Escola Bíblica dominical,


O tema deste trimestre é "A Criação de Deus".


Decore a classe com este tema, deixe-a bem alegre e atraente para as crianças.

Para ter acesso ao material de apoio clique na lição desejada, abaixo:

Deus criou as aves. ( em breve) 
Deus criou os animais.( em breve) 
Deus criou a família.( em breve) 




MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD

O tema deste trimestre será: "A criação de Deus" e você, professor, terá a grande missão de ensinar as crianças que Deus é o criador de todas as coisas. Por isso prepare-se! pesquise, planeje, estude sobre as características das crianças da faixa etária que você ensina e acima de tudo busque a unção do Espírito Santo. Que Deus te abençoe grandemente!

Texto Bíblico: Gêneses 1:1-5

1 No começo Deus criou os céus e a terra. 


2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. 


3 Então Deus disse: —Que haja luz! E a luz começou a existir. 


4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. 


5 Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia. 

Objetivo: Aprender que Deus criou e fez separação entre luz e trevas.


Versículo visualizado:




Palavra do dia:
Lembrancinhas: 

Confeccione um círculo em cartolina duplex ou colorset preta. Faça na cartolina branca um semicírculo. Fixe os mesmos com uma "bailarina" de forma de a parte branca seja sobreposta a preta assim criança poderá mover as partes.


Atividade:



Boa Aula!!!!



MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD

Texto Bíblico: Gêneses 1:6-8.

6 Então Deus disse: —Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes! 


7 E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima. 


8 Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia. 


Objetivo da lição:Aprender que Deus criou as águas e manda a chuva.

Versículo visualizado:



Palavra do dia

Atividades:



Encontrei estas atividades no site: www.smartkids.com.br

BOA AULA!!!


Lição 05: Sonho ou Pesadelo?


Texto Bílico: Gênesis 37:28-34
28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.
29 Ora, Rúben voltou à cova, e eis que José não estava na cova; pelo que rasgou as suas vestes
30 e, tornando a seus irmãos, disse: O menino não aparece; e eu, aonde irei?
31 Tomaram, então, a túnica de José, mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue.
32 Enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho, ou não.
33 Ele a reconheceu e exclamou: A túnica de meu filho! uma besta-fera o devorou; certamente José foi despedaçado.
34 Então Jacó rasgou as suas vestes, e pôs saco sobre os seus lombos e lamentou seu filho por muitos dias.

Objetivo: Explicar que não precisamos sentir medo de nada porque Deus está conosco.

Título da lição: 



Exercitando a memória:


Lembrancinhas:

Sugestões de Atividades:



Boa Aula!


By:  http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

EQUÍVOCOS QUE PAIS COMETEM COM CRIANÇAS



Estes dias, fiquei pensando em como erro com meu filho, pensando que estou certa. Parei para pensar em minhas atitudes e vi como tenho que relaxar mais com ele. Li alguns artigos de especialistas que listam e comentam os equívocos mais comuns dos pais no relacionamento com as crianças... E me encontrei. Quase surtei!

Primeiro: Elogiar muito uma criança pode estragá-la. Nossa! Faço isso direto, porque aprecio tudo que meu filho mais velho realiza. Acho o máximo participar de tudo. Estar sempre presente e dar aquela força... É! Tô estragando ele. Preciso mudar!



Pensando em ler mais sobre o assunto, descobri o livro Os 10 Erros Mais Comuns na Educação de Crianças (Editora Lua de Papel). É escrito pelos americanos Po Bronson e Ashley Merryman, as realidades são americanas, mas tem muita coisa que parece cultura brasileira.

No livro, os autores falam sobre a educação das crianças através do desenvolvimento infantil. Explora discursos, frases, comportamentos que nós, pais, costumamos expressar e que são equivocados do ponto de vista do Educador.

“Sempre elogio meu filho” é uma das frases que os autores abordam e que eu me identifiquei muito forte. Os autores afirmam que incentivar e apoiar as atitudes de uma criança parece um caminho 100% seguro para garantir autoestima em alta. O problema é que o exagero pode levar a um efeito exatamente contrário.

Autoestima... Taí o X da questão. Quando se começa a falar mais sobre isso, vem o exagero. Eu já tinha lido algo na PUC-Rio em meus primeiros semestres no Curso de Letras, nas aulas de Pedagogia da Educação. Procurei uma de minhas apostilas e encontrei uma frase marcada: "Os pais começaram a elogiar qualquer coisa, mesmo que banal”, afirma Tania Zagury, mestre em educação e autora do livro “Filhos: manual de instruções” (Editora Record)". Será que eu já imagina que precisaria ler este trecho novamente? Eu nem era mãe na época e nem sonhava em ser. Imagine!

A verdade é que encorajar e parabenizar um filho deve fazer parte da rotina da família, desde que os pais percebam que as crianças realmente se esforçaram para atingir o objetivo. Eu elogiava meu filho por tudo. Por coisas banais. Daí o elogio excessivo e desnecessário. Perigoso na verdade. Procurei o equilíbrio e acredito que encontrei, mas meu filho tem percebido a mudança e em situações que antes eu me expressava, hoje, ele espera um elogio e não tem. Dói no meu coração, mas tenho que me controlar. “Elogios excessivos e falta de encorajamento são dois extremos perigosos. O ideal é cada família encontrar o seu equilíbrio” - Estou em busca do meu.

“Deixo meu filho dormir um pouco mais tarde para ficar comigo” é outra frase analisada pelos autores Po Bronson e Ashley Merryman.De acordo com os autores do livro, pesquisas apontam que uma hora a menos de sono por dia pode significar problemas como comprometimento da capacidade intelectual, do bem-estar emocional, déficit de atenção e obesidade. Estamos no mês das férias e colocar Adriel para dormir antes das 22:00h tem sido um desafio quase impossível. "Ah mamãezinha, só mais um pouquinho... Não tô com sono".

“Meu filho é superinteligente” - Outra frase analisada pelos autores e que eu falo muito para meu filho. Não sei se ele será um grande nome do futuro, mas acredito muito que ele vencerá desafios inesperados e desafios em prol da Educação. Adora ler, ama escrever, desenhar é sua paixão... Eu sei que ele tem futuro, mas preciso por os pés no chão e não leva-lo ao extremo, mas deixar que ele encontre seu caminho. “Não há como prever se uma criança vai ser bem sucedida, mas se ela tiver uma boa educação certamente terá mais chances”, diz Tania Zagury.



Extraído do Blog: http://universodomundoinfantil.blogspot.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013



INDICAÇÃO DE LIVROS...




Manual Prático para o Culto Infantil – 2 volumes
Rawderson Rangel – Editora AD. SANTOS
Histórias bíblicas para projetor – Cd com ilustrações
www.adsantos.com.br





Não fale de boca cheia- e outras dicas de etiqueta para crianças
Suzana Doblinski – Editora MC Kids
www.mundocristao.com.br





27 roteirinhos para encontros com crianças e adolescentes
Quebra-gelso, dinâmicas, tempo de comunhão, tempo de oração, atividades.
Priscila Laranjeira - Ed. AD. SANTOS
www.adsantos.com.br




Mexa-se que lá vem brincadeira
34 histórias através de brincadeiras
Susan L. Lingo - Editora Vida Nova
www.vidanova.com.br




Mexa-se que lá vem história
34 histórias bíblicas
Susan L. Lingo - Editora Vida Nova
www.vidanova.com.br





80 atividades para ensinar a criança a praticar a Bíblia
Editora Shedd Kids
www.sheddpublicacoes.com.br





Louve a Deus brincando
50 atividades usando pratos de papel
Editora Shedd Kids
www.sheddpublicacoes.com.br





52 jogos que ensinam a Bíblia
Editora Shedd Kids
www.sheddpublicacoes.com.br





52 maneiras de ensinar missões
Editora Shedd Kids
www.sheddpublicacoes.com.br


Universo do Mundo Infantil/ Blog

5 Maneiras de Preparar Seus Filhos Contra Ataques à Fé


Saber se seus filhos serão cristãos fiéis e piedosos é uma constante preocupação de vários pais crentes, principalmente quando eles estão para entrar na faculdade, local onde serão bombardeados com cosmovisões diferentes.

Qual a melhor maneira de os pais prepararem seus filhos contra os ataques a sua fé que eles podem enfrentar na faculdade?


Não há uma fórmula mágica e nem garantias. Para começar, nossos filhos são extraordinariamente diferentes. Muitos podem ser tentados por pressupostos pós-modernos. Outros sentirão ameaças muito maiores de biólogos, cosmólogos ou psicólogos que operam sob pressupostos de ateísmo implícito ou, pior, ateísmo explícito. Tudo o que posso fazer é enumerar alguns valores e práticas em casa que me parecem ser sábias, biblicamente fieis e úteis em atenuar os perigos. Estes são exemplos, não abrangem tudo.

Primeiro, o lar deve encorajar uma compreensão cristã vigorosa. O canteiro mais perigoso para a rebelião intelectual é um lar onde a fé é sentimental e até mesmo anti-intelectual, e onde os oponentes são retratados como patifes ignorantes, porque eventualmente nossos filhos descobrirão que há algumas pessoas realmente agradáveis que são ateus e agnósticos, e eles podem apresentar argumentos de uma maneira sofisticada, gentil e persuasiva.

Semelhantemente, a igreja local com jovens que estão ingressando na faculdade deve fazer o que puder para prepará-los — primeiramente com um domínio sólido dos fundamentos cristãos, e segundo com os rudimentos de uma apologética responsável.


Ao mesmo tempo, tanto o lar quanto a igreja devem estar vivendo uma fé cristã que é mais do que intelectualmente rigorosa. Deve existir um empenho por autenticidade biblicamente fiel em todos os sentidos: amor genuíno por Deus e o próximo, viver considerando a eternidade, prontidão em confessar o pecado e buscar reconciliação, uma preocupação pelos perdidos e fracos, fidelidade no louvor e na oração intercessora, um deleite transparente na santidade e uma alegria contagiante em Deus. Mesmo se nossos filhos forem sugados para o niilismo intelectual por um tempo, a longo prazo é importante que eles se lembrem como se parece um cristianismo biblicamente fiel no lar e na igreja.

Quarto, a sabedoria em moldar nossos filhos requer mais estrutura quando eles são jovens; mais discussão, controles cuidadosamente monitorados e uma rede de segurança conforme eles crescem; e uma disposição, na maioria dos casos, em esperar até que o conselho seja pedido quando eles genuinamente deixaram o ninho e não são mais dependentes de nosso teto ou nossas carteiras.

Por último, ore por eles. Ore por eles ainda mais diligentemente quando você reconhecer, como você repetidamente o fará, que a menos que o Senhor edifique a casa, em vão trabalham aqueles que a edificam.




D. A. Carson