Os pais dizem muito sobre seus filhos, afinal, é neles que os filhos se espelham para criarem uma personalidade. Ensinar desde cedo o que devemos e podemos fazer. Ensiná-los o que é certo e o que é errado. Violência não é forma de educar, por isso, nunca a use para tentar educá-los, pois assim, criará uma pessoa que não vai saber o valor do carinho e do sentimento paternal. Ensine-os a distinguir as coisas, e alerte-os dos perigos do mundo.
Avise-os sobre pessoas mal intencionadas, que irão tentar levá-los para o caminho do mal, oferecendo drogas e bebidas alcoólicas. Uma coisa que não podem deixar de falar com seus filhos é sobre desperdício, seja ele de comida ou de dinheiro. Independente do desperdício, ele nunca deve ser bem vindo à sua família. Estimule seu filho a participar da sua vida, para que ele tenha mais contato com o mundo profissional e saiba como funciona uma família com regras e deveres.
Não deixe que seu filho seja aquele que tem tudo o que quer. Lógico que você não deve ficar negando tudo, mas coloque limites, para que ele saiba dar valor às coisas que ganha. Deixe bem claro o que ele tem e o que ele pode perder se fizer a coisa errada, assim, ele vai saber desde pequeno que devemos pensar bem e fazer as escolhas certas na vida. Vai muito de como cada família decide educar, mas um quesito essencial é o carinho.
Nunca deixe seu filho sem antes dizer “eu te amo”, afinal, não sabemos o que vai acontecer no futuro e se você voltará para dizê-lo mais vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário