Parábola da dracma (moeda) perdida
-Aula com a História da Dracma Perdida
Objetivo: Saber que somos importantes e preciosos para Deus.
Dinâmica: Com antecedência, esconder 10 moedas (ter cuidado com moedinhas e crianças pequenas, nesse caso o ideal seria confeccionar moedas de EVA) em volta da sala. Colocar algumas à vista e outras mais escondidas.
Inicie dizendo: Eu perdi 10 moedas e gostaria que vocês me ajudassem a procurá-las. Cada um que encontrar, por favor, mostrem para mim.
Vocês tiveram muito trabalho ao procurar minhas moedas. Vamos contá-las e ter certeza que encontramos todas elas. Se todas foram encontradas, continuar. Se algumas ainda estiverem perdidas, pedir que as crianças procurem até achá-las.
Após a contagem pergunte as crianças:
• Como você se sente quando acha uma moeda?
• O que você faz quando perde alguma coisa?
• O que faz quando encontra alguma coisa que perdeu?
• Como se sente quando não consegue encontrar o que perdeu?
Da mesma forma como moedas perdidas são importantes e preciosas para nós: Somos importantes e preciosos para Deus.
Estudo da Bíblia - Lucas 15:8-10 (ler a história com a crianças)
A história de hoje fala de uma mulher que perde UMA de suas 10 moedas. Ela procura por todo o lugar, até que a encontra. Ela fica tão feliz em ter achado sua moeda que conta para todos os seus amigos e pede para eles virem e se alegrarem com ela.
Deus nos ama tanto que Ele está constantemente nos procurando e nos salvando, para que possamos nos alegrar e viver com Ele para sempre.
Essa parábola, assim como a da Ovelha Perdida, descreve a perda de alguma coisa. A ovelha perdida sabe que está perdida, deixou o pastor e o rebanho, e não pode salvar-se por si... A dracma perdida representa os que estão perdidos, mas não estão conscientes de sua condição. Nesta parábola, Cristo ensina que mesmo os que são inconscientes precisam ser procurados para serem reconduzidos a Deus."
Em seguida faça algumas perguntas, como: O que a mulher perdeu? O que ela fez para encontrar o que perdera? Após as respostas dos alunos enfatize: Nós somos como a moeda. E Deus é como a mulher. As pessoas que não conhecem a Deus estão perdidas para Ele. Mas Deus nos ama tanto que continua procurando por aqueles que estão perdidos. Ele deseja que essas pessoas Lhe pertençam e vivam com Ele no Céu. Por isso, Ele não para de procurar essas pessoas que estão perdidas.
A história que Jesus contou sobre a moeda perdida realmente nos fala que cada pessoa é importante e preciosa para Deus. As moedas representam pessoas, como vocês e eu.
Gincana Dos Talentos
Objetivo: Estimular a participação dos alunos flutuantes; aumentar o número de alunos da escola bíblica; trabalhar questões problemáticas das classes (EX: mal comportamento, atrasos, etc)
Desenvolvimento: Inicia-se a gincana contando a Parábola da Dracma Perdida. Ao final pergunta-se quem gostaria de ganhar moedas ou notas em cada aula, após as respostas, explica-se que por cada critério avaliado o aluno que conseguir alcançar o objetivo receberá uma moeda que se chamará DRACMA (mostrar um modelo) e a cada 10 dracmas ele poderá trocar por uma nota que se chamará TALENTO (mostrar um modelo). Após um período (3 meses, por exemplo) haverá uma feira chamada Feira dos Talentos e cada aluno levará suas dracmas e seus talentos para comprar o que quiserem da feira.
Sugestões de Critérios para serem avaliados:
Pontualidade (1 dracma);
Participação (1 dracma);
Comportamento (1 dracma);
Bíblia (1 dracma);
Visitante (10 dracma);
Tarefa Pronta (1 dracma);
Trazer a lição (1 dracma)
Observações:
- Os critérios avaliados poderão ser adaptados de acordo com a realidade de cada classe;
-No caso de desenvolver a gincana em mais de uma classe da Escola Bíblica, ter o cuidado de colocar a mesma quantidade de critérios para todas as classes não importando se serão diferentes;
-Os alunos de turmas menores (até 5 anos, por exemplo) gostam muito de cofrinho, sendo assim, o ideal seria preparar um para cada criança (pode ser uma caixa de sapato encapada e com o nome do aluno);
-Os alunos de turmas maiores gostam muito de competir, nesse caso, o ideal seria preparar um cartaz bem bonito com o nome de cada um e em cada aula coloca-se o número de dracmas arrecadadas;
-Evite entregar aos alunos suas dracmas ou talentos para levarem para casa, pois poderão perdê-las ou esquecer de trazê-las no dia da feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário