sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Terceirização NÃO!


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando crescer, não se desviará dele” PV 22:6.



Há quem diga que educar filhos é uma tarefa muito complexa, e olha, eu concordo! Ter filhos exige muita responsabil
idade, sacrifício e renúncia. Escolher a hora certa de ser pai e mãe deve ser algo planejado e almejado pelo casal, agindo desta forma, estes ajudarão a organizar melhor a vida da criança e do próprio casal. Por ser uma tarefa multifacetada e que exige esforço mútuo dos pais e dos parentes, nem todos se sentem dispostos a enfrentá-la. Em decorrência disto, cada vez mais temos visto os pais transferindo a responsabilidade de educar seus filhos para terceiros, e essa é uma tendência que tem crescido em nossa sociedade, é o que chamamos de TERCEIRIZAÇÃO.
A mulher desempenha diversos papéis dentro dos sistemas, ela é filha, é irmã, amiga, esposa, mãe e hoje, mas do que nunca, ela tem buscado sua autonomia profissional. A presença feminina no mercado de trabalho tem crescido e conquistado espaços antes jamais ocupados. Por causa dessa complexidade de tarefas, a mulher passa a ter várias prioridades, e sinceramente, não há tempo para atuar perfeitamente em todas elas. Porém, é importante salientar que enquanto mãe, sua responsabilidade é maior que em qualquer outro papel; o que não redime o pai da mesma responsabilidade, pois a figura masculina tem funções muito importantes nesse processo, uma destas é a de passar segurança para a criança, através de sua presença e atitudes de proteção.
As mães devem entender que, são elas que devem educar seus filhos, a sua presença diária é fundamental para uma boa formação de seu caráter e desenvolvimento de uma personalidade mais sadia. Entregar seus filhos nas mãos de pessoas desconhecidas, para serem responsáveis por tão importante processo pode acarretar problemas futuros.
A terceirização acontece quando a responsabilidade de educação e criação de seus filhos é passada para outras pessoas, literalmente. Assim, os pais começam a achar que a culpa por um mau comportamento dele é de qualquer pessoa, menos sua. Mas, lembre-se, escola ensina, não educa! Profissionais e cuidadores desempenham o trabalho deles, mas os seus filhos precisam mesmo é de pais amáveis, responsáveis e presentes.
O fato da necessidade de cuidar de filhos e se responsabilizar pela educação deles não quer dizer que você não possa ter uma vida profissional, logo, é preciso e possível conciliar. Você poderá passar valores e princípios e educar seu filho tendo um tempo de qualidade com ele, quando estiver com ele à noite, nos fins de semana, na hora das refeições, participando e se inteirando de como a profissional que está cuidando da sua herança tem se portado na convivência com ele.
É fundamental buscar referências do profissional que você escolheu, seja uma babá, secretária ou creches; realizar entrevistas, e ter um tempo de experiência, observando sempre seu comportamento e valores no dia-a-dia.
Quando a palavra do Senhor diz: “Ensina a criança NO caminho em que deve andar, e ainda quando crescer, não se desviará dele”, não está dizendo que você deve indicar a sua criança o caminho por onde ir, está lhe chamando à responsabilidade de andar NO caminho com seu filho, juntos. Ensinando-o com amor e limites!
Não terceirize a educação dos seus filhos, cumpra você mesmo essa tarefa complexa, porém muito satisfatória!


Elayne Cristina S. Nascimento. Clínica Interser – Av. Dom Pedro II
Psicóloga Sistêmica Familiar. Tel.: (83) 3222-7177
Especialista em Dependência química. (83) 8721-4345
Atendimentos individuais, para casais e famílias. CRP 5997/13
E-mail: elaynecsn@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário