segunda-feira, 4 de abril de 2011

O verdadeiro significado da Páscoa

Estudo: “A Páscoa”

1- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa. Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar vida!
2- Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?
3- Versículo para Memorizar: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
4- Referência Bíblica: Êxodo 12



5- Mensagem:
 A Páscoa está chegando! A maioria das pessoas pensa em coelhos e chocolates. Os coelhos são muito fofinhos, e é muito gostoso comer chocolate. Aliás, não precisamos ter uma data certa para comer chocolate, a única diferença é que o chocolate, nessa data, é feito no formato de um ovo. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O ovo era considerado símbolo de vida, o chocolate significa força e energia. Mas, na verdade , o significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas? A última praga foi a morte de todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito… naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento)e ervas amargas a comerão… Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” . Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.
6- Aplicação: Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado! (Líder, faça o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).
7- Atividade: Celebre a Páscoa com as suas crianças. Use carne assada ( ou salgadinho de bacon), ervas amargas (verduras amargas), pão sem fermento (ou pão sírio) e para tomar, suco de uva. Explique o significado às crianças: o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade, o pão asmo, o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado, o vinho, simbolizando o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte, ervas amargas, representam a escravidão, serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram como é ruim, ser escravos do pecado.
8- Comunhão / Encerramento

ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI

17 comentários:

  1. É muito gratificante termos a oportunidade de levar a diante o verdadeiro sentido da Pascoa para essa geração em momento em que as pessoas estão a cada dia mais preocupadas com o crescimento econômico do que com a espiritualidade. Nós como verdadeiros cristãos temos o compromisso com nossas crianças em dá continuidade ao evangelho de Cristo, o verdadeiro sentido da Pascoa.

    ResponderExcluir
  2. Meljor explicação sobre Páscoa simples e direta no objetivo .
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus Cristo 🙌🏼
    É muito importante para nós cristãos estarmos; relembrando a verdadeira história da Páscoa para os pais, e filhos. Pois o que não é verdade passa ser heresia. Gostei muito das informações.obrigada Deus abençoe.feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor Jesus Cristo obrigado me ajudou muito vou apresentar no ministério infantil da minha igreja que Deus abençoe a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor Jesus!
    Gostei muito,irei trabalhar com o Departamento Infantil da igreja onde congrego. Muito obrigada!!!
    Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Glória ao cordeiro de Deus

    ResponderExcluir
  7. JESUS CRISTO NOSSO CORDEIRO PASCAL.

    ResponderExcluir
  8. que Deus continue abençoando esse ministério lindo.

    ResponderExcluir
  9. Deus abençoe sempre vc.muito lindo ❤️

    ResponderExcluir
  10. Deus te abençoe. Muito bom. edificante.

    ResponderExcluir
  11. E muito importante nos ensinamos as crianças e adolescentes a verdadeira história da Páscoa e dessa forma ficou muito mais fácil muito obrigada 😊

    ResponderExcluir