quarta-feira, 20 de abril de 2011

Histórias objetivas para evangelismo

Introdução


A arte de contar histórias sempre fez parte da atividade humana em explicar quem somos bem antes de termos a palavra escrita.

Foi também uma atividade importante nos tempos bíblicos. Famílias se reuniam ao redor da fogueira para contar histórias e passavam de geração em geração a fidelidade e o amor de Deus e Seu cuidado por cada filho.

Jesus também usou histórias como um método de ensino. Muitas vezes através de uma simples ilustração comum as pessoas podiam entender verdades complexas.

Hoje não é diferente. Contar histórias ainda é um método eficaz de ensino e de alguma maneira esse método alcança objetivos no aprendizado como nenhum outro.

Histórias Objetivas para Evangelismo Infantil, traz uma variedade de temas bíblicos contados através de objetos comuns. É um material prático e fácil de usar pois todas as histórias estão prontas para serem apresentadas em apenas quatro minutos. Você pode usar estes temas em diferentes programas para crianças, adolescentes e até mesmo adultos.

Nosso desejo é entregar á você uma coletânea de novas idéias para que suas histórias tenham mais significado e cumpram o papel de ensinar com criatividade.

Nosso desejo é que este material seja uma bênção na vida de muitas crianças e jovens, além de ser uma bênção na sua vida.4 Histórias Objetivas para Evangelismo

"A quem pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso aos desmamados, e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra: um pouco aqui um pouco ali". Isaias 28:9-10
I PARTE:
Ilustrações de Temas Bíblicos
Através de Objetos Comuns


ENSINE COM OBJETOS


Você está dando um passo na direção correta, ao procurar fazer a visualização das lições e ensinos apresentados na Bíblia. As estatísticas atuais, cujos resultados são conhecidos dos educadores, indicam que os alunos aprendem apenas 10% do que ouvem quando não há um reforço visual, porém, eles retêm até 70% quando ouvem, vêem e refletem ao mesmo tempo.


O uso de objetos comuns para ensinar as verdades e temas bíblicos era um dos métodos favoritos de Jesus. Suas lições, extraídas de moedas, árvores, ervas daninhas, água, vinho e outros itens familiares são bem conhecidas. Ele é o Professor dos professores. Não poderemos encontrar melhor exemplo de técnica de ensino.


Esta coleção de pequenas mensagens bíblicas irá capacitá-lo a aproveitar a curiosidade natural e a imaginação ativa de seus alunos. Você irá entusiasmar-se ao vê-los respondendo conscientemente, com atenção, compreensão e fazendo a aplicação da verdade que lhes é ensinada. Essas lições podem ser usadas em diversas situações do ensino religioso, tanto na Escola Sabatina, nas classes dos primários, juvenis e adolescentes, como nos desbravadores, escola cristã de férias, evangelismo, pequenos grupos, introdução a ensinos bíblicos, culto de jovens, sermão jovem, cultos para adultos, reuniões semanais de jovens ou em acampamentos de jovens. Algumas mensagens podem ser adaptadas para os adultos também.


As seguintes sugestões irão ajudá-lo na preparação:


1. Leia a lição sempre com bastante antecedência em relação ao dia de sua apresentação. Leia as referências bíblicas também. Decida qual será a verdade principal da mensagem. Anote-a e sublinhe as afirmações-chave no livro, a fim de prontamente revê-las pouco antes da apresentação.


2. Reúna todos os objetos e materiais necessários. Coloque-os em uma caixa ou sacola para que estejam à mão. Assegure-se de que os itens usados estejam limpos e sejam atrativos.


3. Pratique a sua apresentação (usando os objetos necessários) com os membros da família ou amigos e solicite deles uma crítica construtiva. 9 Histórias Objetivas para Evangelismo
Caso não tiver ninguém para ajudar nessa prática, use o espelho.


4. Ao final de cada ilustração, você encontra um pequeno texto para reflexão. Esse texto poderá ser apresentado por você ao auditório ou impresso e entregue em papéis para serem analisados e discutidos em grupos. Nesse caso, um voluntário de cada grupo apresenta a todos as conclusões obtidas através do estudo em questão.


5. Nunca deixe de pedir a ajuda de Deus. Confie e ore: "Senhor, fala por mim!"


SUGESTÕES PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO


• Ore solicitando a presença de Deus.
• Escolha com antecedência uma mensagem adequada.
• Selecione e prepare todos os materiais a serem utilizados.
• Permita que os objetivos sejam bem definidos e compreendidos por todos.
• Inicie a sua apresentação chamando a atenção de todos, através de um texto de abertura.
• Conheça e explore bem cada faixa etária.
• Caso haja palavras novas, treine a pronúncia delas, com antecedência.
• Dê oportunidade para a participação do grupo (o envolvimento pessoal do seu público significa maior êxito).
• Memorize as frases e afirmações-chave para que possam ser usadas no devido momento e alcancem seus objetivos.
• Decore o verso bíblico e faça planos para ajudar o grupo a memorizá-lo também.








1-MAÇÃS ESTRAGADAS


"... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo" (Mateus 23:26).


Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15.




Material Necessário

• 1 maçã vermelha
• 4 fios de barbante com 5 cm cada
• Faca afiada ou estilete
• Giz de cera preto
• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.)


Modo de Preparar


Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos.
Com a faca, lasque a casca da maçã de baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação).
Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 cm de profundidade.
Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar.
Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças.


A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros.


Mensagem


Reafirme a beleza da maçã e lembre às crianças como é gostoso comer uma maçã quando estamos com fome. Porém, algumas vezes a aparência exterior é enganosa.
Esta maçã está linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais de perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar).
Sim, este é um lugar que não poderíamos ver. Vejam agora!
(Comece a puxar o "bicho" para fora. Puxe cerca de três quartos dele e, se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posição até que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.)
Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vêm à igreja normalmente e têm a aparência de serem muito cristãs, porém, interiormente, onde Deus vê, há certos pecados que arruínam sua boa imagem (repita o procedimento com cada "verme", nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicações adequadas).


Vermes (ou bichos)


(Use as referências bíblicas como base para os seus comentários.)


1. Orgulho - Provérbios 16:18.
2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8.
3. Palavras impróprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efésios 4:29.
4. Ódio - Levíticos 19:17; I João 3:15.




REFLEXÃO




É muito comum uma maçã saudável apodrecer após algum tempo fora do pé, mas é impossível uma maçã podre voltar a ser boa. E é exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida.
Esse é o único poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudável e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mamãe e seus coleguinhas? Quero ver as mãos!




2-O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO

"Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).
Textos adicionais: Mateus 1:21; I Pedro 1:18, 19; I João 3:5.


Material Necessário

1 clipe pequeno
1 fio com 25 cm
1 sabonete branco
1 dúzia de botões (qualquer tamanho ou cor)
Etiquetas
1 colher
4 gotas de iodo
1 aquário ou jarra de vidro com 2/3 de água
Alvejante de roupas

Modo de Preparar

Pingue o iodo na água. Rotule os botões com etiquetas pequenas: livros, alimentos, remédios, roupas, dinheiro, amor, máquinas, conselhos, leis, etc. Coloque todos os botões em uma caixa pequena. Faça a escultura de uma ovelha no sabonete (cole a figura da ovelha no sabonete para servir como modelo).
Enfie o clipe no dorso da ovelha e amarre o fio. Segurando pelo fio, mergulhe a ovelha no alvejante por alguns instantes e deixe-a secar sobre um prato. Mantenha-a no prato até que esteja seca e pronta para ser usada.

Na hora da lição, coloque o aquário ou jarra e a caixa com os botões sobre uma mesa baixa, diante das crianças, mas mantenha a ovelha escondida.

Mensagem

Este vasilhame com água é o mundo. O pecado trouxe trevas ao mundo.
(Entregue um botão para cada criança.)

Iremos ver agora que botão conseguirá tirar as trevas (pecado) do mundo.
(Oriente as crianças a trazerem o botão que têm nas mãos, uma a uma, e o deixem cair dentro do vasilhame. Antes de deixá-lo cair, porém, cada uma deverá ler a etiqueta que o identifica, como sugestão para a cura das trevas do mundo. Agite a água com a colher depois que cada botão for colocado.)

Todas essas sugestões já foram testadas no mundo, mas as trevas causadas pelo pecado ainda permanecem. A Bíblia tem a resposta. (Segure o cordeiro esculpido no sabonete e leia João 1:29): "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."
(Mergulhe na água a ovelha presa pelo fio. Agite cuidadosamente a água com o auxílio da colher, por alguns instantes, até que desapareçam as trevas.)
Os botões representam as boas sugestões para ajudar as pessoas em outras situações, mas Jesus, o Cordeiro de Deus, é o Único que tira o pecado do mundo.

REFLEXÃO

Nascemos em um mundo de pecado e sabemos o quanto somos pecadores, mas, por não fomos feitos como os robôs, temos a oportunidade de fazer escolhas.
Entregue o seu coração a Jesus, hoje e peça perdão a Ele. Ele está de braços abertos esperando por você.
Vocês gostariam de pedir perdão a Jesus? Quero ver as mãos daqueles que querem pedir perdão a Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário