sábado, 19 de março de 2011

LIÇÃO 6: OS MEUS AMIGOS SÃO UM PRESENTE DE DEUS!

Principio: Os meus amigos são um presente de Deus.

Texto para decorar: “O amigo ama em todos os momentos”. Provérbios 17:17

Texto: 1 Samuel 18:3-4

Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:

-Dizer os nomes dos melhores amigos.

- Descrever de que maneira podem demonstrar amor aos seus amigos.

-Lembrar dos seus amigos nas suas orações e orar durante a semana por eles.

-Agradecer ao Senhor pela amizade.

Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.

Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores que falem de amizade e unidade.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

-Uma copia da atividade para cada criança.

-Som e cd de louvor infantil.

_ Figura 1 (colorida ou preto e branco)

HORA DA PALAVRA:

Professor: leve na salinha um presente especial que você tenha ganhado de um/a amigo/a. Fale do aprecio que você sente por esse amigo/a. mencione o nome do seu amigo e diga o que ele significa para você. Conte alguma situação na que o seu amigo lhe ajudou, conte como conheceu ao seu amigo. (se é possível leve uma foto do seu amigo para que as crianças possam ver)

Pergunte: Você tem algum/a amigo/a querido/a? Qual é o nome dele/a?

Na Bíblia em 1 Samuel 18:3-4 encontramos dois grandes amigos, que apesar das dificuldades continuaram sendo grandes amigos. Os seus nomes são Jônatas e Davi. Jonatas era o filho do rei Saul.

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo. Jônatas tirou o manto que estava vestindo e o deu a Davi, com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão. 1 Samuel 18:3-4

Figura 1 – Colorida ou Preto e  branco

Jônatas deu presentes muito valiosos para Davi. Ele deu a sua própria capa a Davi, como também as suas vestes de guerreiro, a sua espada, o seu arco, e o seu cinto. Com isso Jônatas estava dizendo, a nossa amizade é muito importante, você pode contar comigo em todo momento.

Como vocês acham que deve agir um bom amigo? (deixe as crianças responder)

Sim, um bom amigo empresta os brinquedos. Brinca sem brigar, nem amaldiçoar. Se lembra do outro nas orações. Gosta de passar bons momentos, alegres e divertidos.

A Bíblia em Provérbios disse que um bom amigo ama em todos os momentos!  Os amigos são presentes de Deus para nós.

Jesus era uma pessoa alegre que tinha muitos amigos que o seguiam e que gostavam da sua companhia!

Quando você chega num lugar, o que as outras crianças dizem de você? Elas gritam o seu nome a chamam para brincar e lhe dão um abraço? Isso mostra que é um bom amigo!

Ou elas dizem: “Ahhh não!!! Chegou o fulano boca suja! Ou chegou o ciclano briguento! Ninguém agüenta esse menino, bate em todo mundo, destrói todos os nossos brinquedos!” Isso não é ser um bom amigo. De que tipo você é? (deixe as crianças responder)

Deus nos deu um presente maravilhoso para compartilhar coisas boas e ruins. Para que não estejamos sozinhos. Os nosso amigos são um presente de Deus.

O que você gosta do seu amigo/a? De que vocês brincam? (deixe as crianças responder)

HORA DE ORAR: Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos amigos que nos deu. Peça para que cada criança em oração nomeie aos seus amigos, dizendo Senhor, obrigado pelo fulano, sicrano, etc.

HORA DE BRINCAR:

Amigos para sempre
As crianças deverão formar duplas, depois se separar formando dois círculos.  Os dois círculos giram. A um sinal dado pelo professor desfazem-se os círculos e cada jogador procura a sua dupla. Encontrando-o ambos devem dar as mãos e abaixar-se. O último a fazê-lo será eliminado. A brincadeira prossegue formando-se novamente os dois círculos primários. A última dupla vencerá.

Atividade: Um cartão para o nosso amigo. Líder entregue a folha com a atividade para cada criança. Peça para a criança pintar e entregar para um amiguinho. (Na atividade tem um lugar para escrever o nome do amiguinho)

Pra Gabriela Pache de Fiúza

3 comentários:

  1. Parabéns!Amei as sugestões, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Usarei algumas das ideias para minha aula no domingo! Os amigos são presente do Senhor. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela dica.... gostei muito e vou utiliza-la no culto infantil de amigos. Deus continue te capacitando e abençoando... a paz.

    ResponderExcluir