quarta-feira, 16 de março de 2011

Evangelismo de Crianças e Juniores

"Vedes, não desprezeis a qualquer destes pequeninos...(Mt 18.10)

Quando falamos em evangelização de crianças, precisamos ter o mandamento de Jesus bem claro que diz: "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura". (Marcos 16.15)
"Toda criatura inclui as crianças". E se pensamos nelas como um rebanho, verificamos que os "cordeiros" são os alvos mais fáceis para o lobo (nosso inimigo). Por isso nós como igreja precisamos nos levantar e não nos conformarmos com o que temos visto e ouvido nestes últimos tempos: criança sendo abandonadas pelos próprios pais. Muitas têm ficado á mercê de tudo que passa na televisão poluindo suas mentes e corações. E a falta dos pais tem sido mínimo e isto tem levado muitas crianças a desejarem a morte.

Em Marcos 10:13.16 diz: "E traziam-lhe as crianças para que lhes tocassem, mas os discípulos repreendiam aos discípulos repreendiam aos que lhe traziam. Jesus porém, vendo isto, indignou-se disse-lhe: Deixai vir os pequeninos a mim, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.

E, tomando-os nos seus braços, e impondo lhes as mãos, os abençoou. Podemos verificar que os próprios discípulos de Jesus foram os que tentaram impedir que elas se aproximassem do mestre.

E você é um discípulo de Jesus? Como você tem agido em favor das crianças? Infelizmente isso ainda acontece nos nossos dias, pois quando não valorizamos o trabalho e a importância de evangelizá-las estamos agindo como os discípulos de Jesus. Quando não as priorizamos em nossas igrejas, e não nos preocupamos de levar a Palavra de Salvação a seus corações estamos as afastando-as de Jesus.

Muitos têm um conceito errado de que as crianças não podem assimilar o plano de Salvação a não ser que tenham alcançado uma determinada idade. Mas a Bíblia é clara quando diz: "Ensina a criança no caminho que deve andar, ainda quando for velho não se desviará dele". (Provérbios 22.6)

Se deixarmos para quando elas crescerem... pode ser muito tarde, pois é na infância o melhor momento para aprender a verdade da Palavra de Deus. Desde o ventre os pais podem estar ministrando, orando pelo bebê.

Antes do bebê nascer ele já teve experiência intra-uterinas que antecipam o que o mundo irá oferecer-lhe. Na Palavra de Deus (Lucas 1.41) lemos que quando Izabel ouviu a saudação de Maria a criança logo estremeceu no seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo. Por isso é urgente a nossa tarefa de evangelizar os pequeninos, trabalho que deve se iniciar em casa transformando assim os pais em discipuladores de seus filhos.
A nossa tarefa é ganhar esta geração e influenciar a próxima. No Salmo 78; Asafe desafia os pais e líderes para que, em obediência ás ordens de Deus, não encubra pelo contrário contem ás crianças, quem é Deus e falem do seu poder e das maravilhas que Ele fez. No verso 7 deste capítulo, Asafe afirma que as crianças podem colocar em Deus a sua confiança, isto é, ter uma experiência real com ele, se bem instruídos.

"Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se não apenas uma vida salva para toda a eternidade, mas também uma vida útil ao serviço de Deus"

Por isso, querido líder, levante-se e faça como Jesus que não somente se indignou, mas tomou uma atitude de abrir a boca e fazer uma grande declaração quanto ao Reino de Deus.
Abra sua boca em favor das crianças, fale e declare a Palavra de Deus, tome uma atitude de ir até elas, não seja indiferente pois podemos ver somente que o diabo tem feito no meio das crianças sem sentirmos, no mínimo indignação. E é essa indignação que nos leva a orar e a clamar por elas.

Você Aceita este desafio?
A população mundial é de mais de 6 milhões de pessoas, 3 bilhões seguramente são crianças. Em nosso país o número de crianças até 14 anos de idade chega a quase 70 milhões. Isto significa que há campo vastíssimo à nossa espera!

Quando uma criança pode ser levada a Cristo?

Não há lugar na Bíblia que determina uma idade apropriada. Em geral, uma criança está perfeitamente apta para entender a história do evangelho na mais tenra idade e não devemos negar a elas as verdade de Deus.

A função primeiramente é dos pais: de apresentar Jesus de maneira clara e com freqüência (Deuteronômio 6.4-7)
Uma pesquisa da revista defesa da fé, 65% dos cristãos tomaram a importante decisão quando ainda eram crianças.

Quem trabalha com as crianças deve ter como prioridade conduzi-las à salvação em Cristo, pois está é a vontade de Deus. Além de ganhá-las para Jesus, precisamos fazer delas verdadeiros discípulos.

Jesus ordenou que fizéssemos discípulos de toda as nações. Será que estamos fazendo discípulos das crianças?

"Fazer discípulo para Jesus não é meramente oferecer um programa a ser seguido pelas pessoas, não é uma fórmula, mas um estilo de vida" (Daphne Kirk)

DECLARE: " CRIANÇA NÃO DÁ TRABALHO, DÁ FRUTO".

Por isso, comece agora a investir nos pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário