sábado, 19 de março de 2011

Serie de lições para Maternal: Lição 1 : A terra e as plantas são presentes de Deus para mim!

Lição 1 : A terra e as plantas são presentes de Deus para mim!
Principio: A terra e as plantas são presentes de Deus para mim, por isso devo cuidar delas.
Texto para decorar:”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Genesis 1:29
Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:
- Saber que foi Deus deu a terra e as plantas para nós.
-Desenvolver algumas noções de cuidados de plantas e flores.
- Aprender a agradecer ao Senhor pela terra e as plantas que nos deu.
Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.
Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a  serie de lições que estudaremos.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
Flor
Desenho de plantas e arvores ou leve uma plantinha.
Um pacotinho em papel de presente. (para a hora da dramatização)
Frutas (se possível para comer no final da lição)
Cola e tesoura, papeizinhos coloridos para a atividade final.
Uma copia da atividade para cada criança.
HORA DA PALAVRA: (Segure a sua Bíblia na mão, e pergunte para as crianças) Vocês sabem que livro é este? Sim, é claro, é a Bíblia! Meu livro favorito! Na primeira pagina deste livro encontramos coisas maravilhosas sobre a criação. (Mostre a flor) Quem foi que fez as flores?  (deixe as crianças responder)
(Mostre as plantas. Pergunte) Quem foi que fez as plantas? (deixe as crianças responder) Sim foi o nosso amado Senhor Deus. Você tem alguma planta ou árvore na sua casa? Conhece o nome? (deixe as crianças responder)
As plantas, verduras, legumes, flores e frutas são presentes muito valiosos para nós.
Por exemplo, as árvores dão sombra, deliciosos frutos, podemos usar a sua madeira, etc. Das flores se extraem deliciosos perfumes e remédios. De algumas plantas também são feitos remédios, tintas, cola, borrachas, sucos, até mesmo a nossa roupa é feita, por exemplo, do algodão! Deus criou as plantas para que possamos viver confortavelmente.
Aqui na Bíblia, em Gênesis 1:29 lemos ”Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas” Deus nos deu de presente as lindas plantas e os saborosos frutos.
Você gosta de comer frutas? Quais ? (deixe eles responder)
O que fazemos quando ganhamos um presente especial? Com certeza cuidamos dele.
(Líder peça para uma criança fazer de conta que está entregando um presente para você, dramatize diferentes maneiras de agir) Por exemplo:  Seria de muito mal gosto, pegar o presente que ganhamos e nem sequer abrir o embrulho e jogar o presente num canto. (dramatize) Ou ainda pior, abrir o presente e destroçá-lo na frente da pessoa que nos presenteou. Da mesma maneira devemos cuidar dos presentes que Deus nos deu. Muitas pessoas e crianças destroem a criação que Deus nos deu. Muitas crianças não valorizam nem agradecem ao Senhor pelas plantas e frutas. Quebram galhas de arvores, pisam nas plantas, arrancam flores, destroem jardins ou simplesmente não ajudam na conservação e cuidado das plantas.
O que uma planta precisa para crescer saudável e bonita? Sim, ela precisa de água e sol, de carinho, de uma terra boa e adubo. Você já cuidou alguma vez de uma planta ou plantou alguma semente? (deixe eles responder)
O que você pode fazer para cuidar das plantas que o Senhor nos deu? (deixe eles responder)
Nosso Deus fica muito alegre quando cuidamos da criação! Você já disse ao Senhor OBRIGADO PELAS PLANTAS E FRUTAS que Ele nos deu?
Agora separaremos um tempo para agradecer ao Senhor.
HORA DE ORAR: Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelo privilégio que nos deu de poder desfrutar das plantas, flores e verduras. Peça ao Senhor sabedoria para cuidar das plantas e flores.
HORA DE BRINCAR: Céu – Terra – Mar
OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção de espaço e, naturalmente, descontrair.
PROCESSO: O líder convida o grupo a formar uma fila única, uma atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.
Desenhe com giz no chão duas líneas paralelas com uma distância de, mais ou menos, um metro. Peça para as crianças ficarem na línea do meio.  Começa a orientação: “a fila onde vocês estão é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à sua esquerda é o MAR”.
Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra… CÉU! Todos irão para o céu… MAR! Todos irão para o mar. Aqueles que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.
ATIVIDADE: Entregue uma folinha com a atividade para cada criança. Peça para que preguem papeizinhos coloridos nas pétalas da flor.


5 comentários:

  1. MUITO BOM GOSTEI MUITO QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE VCS!!! ALELUIA!!!

    ResponderExcluir
  2. COMO POSSO VÊ OUTRAS LIÇÕES??? ME AJUDEM A ENCOMTRAR OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei... muito criativa e esclarecedora, as crianças vão adorar....

    ResponderExcluir
  4. Como amo esse trabalho! Queria participar de um grupo como esse. Émuito gratificante quando vemos uma pessoa usando o dom que Deus deu. Parabéns!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir