sábado, 19 de março de 2011

"Coisas simples para fazer com os nossos filhos"

 




Interessante é a preocupação dos pais com relação a coisas que devem oferecer aos seus filhos - os que têm muitos recursos, cercam seus filhos de coisas sofisticadas e caras , brinquedos de alta tecnologia, jogos eletrônicos, internet, etc. Os que têm menos recursos ou quase nada de entretenimento para oferecer a seus filhos, resta o lamento.


Ambos estão equivocados - pais de qualquer classe social têm muito para oferecer aos seus filhos. Nós , pais, podemos realizar muitas atividades com as nossas crianças e adolescentes sem dinheiro ou com muito pouco dele. E mais, sem contar com a nossa “amiga” televisão!


O segredo está em coisas simples, são opções de lazer, entretenimento, que podemos fazer em família, atividades divertidas e instrutivas, que promovem também o fortalecimento do relacionamento familiar.


Algumas idéias:






Caminhe com os seus filhos. Qualquer lugar serve. Até em volta do quarteirão de sua casa. Às vezes faço isso com o meu filho e ele fica todo feliz, e depois quando voltamos para o apartamento , ele ainda quer subir pelas escadas, e são 7 andares! O importante é estarem juntos. E quando puderem, vão para um parque, é de graça, caminhem sem preocupação, devagar, quase que sem rumo, observando a natureza que o nosso Deus criou para o nosso bem estar e saúde.




Leia histórias bíblicas. Faça dramatização, seu filhos vão amar. Deixem-os participar da história encenando também. Ensine os princípios de cada história, ou seja, quais as lições que eles devem aprender e aplicar em suas vidas. Aproveite este momento para confessar os momentos em que você teve medo, sentiu raiva ou passou por uma situação difícil e como Deus te ajudou em cada uma dessas situações. É muito importante que as crianças saibam que vocês, como pais não são perfeitos, e são humildes em reconhecer isso diante delas.


Preparem uma refeição juntos. No dia das mães, eu fiz uma brincadeira,na igreja, com os filhos que não tinham comprado um presente para sua mãe. E que se eles não tinham dinheiro para levar a mãe para almoçar fora não tinha problema. Eles deveriam ir para a cozinha, junto com suas mães e ajudá-las a preparar o almoço, aproveitando esse momento para conversar, este, com certeza seria um presente inesquecível para elas.

Jogue com os seus filhos. Meu marido comprou um dominó de $1,99, e jogamos nós quatro, a gente aproveita para estar juntos, conversamos durante o jogo, damos risadas e nos descontraímos bastante!


Monte um quebra-cabeça. Meu filho de 4 anos gosta muito de montar quebra-cabeças. Esta atividade relaxa muito as crianças, e desenvolve o raciocínio.
Fiquem na cama juntos . Todos dizem que não é bom deixar os filhos junto com os pais na cama. Mas eu não me importo com esse comentário. Uma vez ou outra, meus filhos vem deitar comigo e meu marido. E quando eles dormem, eu os levo para a cama deles, é simples! Eu penso: “meus filhos um dia vão partir, e eu quero aproveitar cada minuto que eles queiram estar comigo.” A gente brinca, conversa, é muito bom!



Converse! Você sabe o nome de um professor do seu filho? O nome dos seus colegas? O que acontece na sua escola? Conversem com os seus filhos. Tenha isso como rotina semanal. Deixe que eles falem, preste atenção ao que eles tem para dizer.

Faça arte com seus filhos. Desenhe, pinte, faça trabalhos manuais. Solte a sua imaginação.
Dance com seus filhos, e aproveite para fazer um pouco de ginástica, é muito relaxante !


Ao crescermos e atingirmos a fase adulta, nós temos a tendência de nos tornarmos enrijecidos, perdemos o poder e a sensibilidade para contemplar a natureza, para rir de coisas bobas, para criar e inventar, e principalmente, para viver bem com a nossa família.
O Senhor, o nosso criador, projetou a família, este é o nosso bem maior aqui na terra, cuidemos bem dela!


Nenhum comentário:

Postar um comentário