sábado, 19 de março de 2011

MATERNAL:Lição 3 : A água é um presente de Deus!

Lição 3 : A água é um presente de Deus!

Principio: A água é um presente de Deus para mim. Eu devo cuidar dela.

Texto para decorar: “Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos”. Salmo 104:13

Texto: Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Salmo 104:10-13

Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:

-Responder como usamos a água e o que aconteceria se não tivéssemos esse presente tão valioso.

- Aprender os princípios básicos do cuidado e economia da água.

-Desenvolver um coração agradecido ao Senhor que criou a água e nos deu como um presente para nos abençoar.

Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.

Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Copias das figuras para o visual.

Uma copia da atividade para cada criança.

Uma jarra com água fresca e copos para todos.

Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

Nas aulinhas anteriores aprendemos que Deus nos deu muitos presentes! Vocês se lembram de alguns?  (deixe eles responder) Sim, aprendemos que Deus nos deu as plantas e flores e também todos os animais! Vamos dizer em voz alta: Obrigado querido Deus pelos presentes que o Senhor nos deu!

Hoje vamos falar de mais um presente valiosíssimo! Vejamos se vocês conseguem acertar que presente é esse. Vou dramatizar e vocês tentem descobrir.  (Líder dramatize lavar louça, escovar dentes, regar plantas, tomar banho, beber água, correr debaixo da chuva, etc) (deixe eles responder)

Sim hoje vamos falar de um presente muito importante para a nossa vida. A ÁGUA!

A Bíblia disse que Deus nos deu a água, escute com muita atenção

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Salmo 104:10-13

FIGURA 1 (Líder se não puder imprimir o desenho colorido, busque em algum livro um desenho que ilustre o texto bíblico)

Este texto nos diz que a água serve para matar a sede dos animais, para regar as plantas e dar vida ao seres vivos. A chuva e os rios trazem vida aos animais e plantas! Realmente a água é um presente abençoado de Deus!

Alguém da sua casa já esqueceu alguma vez de molhar as plantas ou a grama por muitos dias? O que aconteceu com elas? (deixe eles responder)

Alguma vez ficou com muita sede? (deixe eles responder) Que sensação mais ruim! Parece que a boca fica seca e surge um desejo desesperante de beber água! Vocês sabiam que os homens podem ficar muitos dias sem comer alimento nenhum, mas o não podemos ficar sem beber água por muito tempo? E também se bebemos pouca água podemos ficar doentes. A água é vida para nós! Quem aqui gosta de beber muita água?

Para que outras coisas serve a água? (deixe eles responder)

FIGURA 2

Sim outro uso da água é a higiene pessoal e para a limpeza em geral. A gente usa para tomar banho, escovar os dentes, lavar o cabelo. Mas também para lavar roupa, calçados, limpar a casa, as calçadas, lavar carros, etc.

Vamos usar a nossa imaginação! Como seria o mundo sem água? (deixe eles responder) Com certeza seria horrível, e também não teria um cheiro muito bom! Não é verdade?

Assim como aprendemos que devemos cuidar dos animais e das plantas, também devemos cuidar da água. Tem gente que faz muito mau uso do presente que Deus nos deu, desperdiçando e contaminando a água. Vejamos algumas dicas para cuidar da água.

FIGURA 3

Sempre que lavamos louça é importante manter fechada a torneira, devemos ensaboar tudo e só depois abrir a torneira para enxaguar tudo. Mesma coisa quando tomamos banho ou escovamos os dentes. Não devemos deixar a torneira aberta sem necessidade, nem demorar horas tomando banho!

FIGURA 4

Quando lavamos calçadas ou carros, ou limpamos grandes janelas, devemos pegar somente um balde com água, e não usar  mangueira porque gasta muita água.

Outra dica é não sujar as margens de rios, jogando lixo nelas. Já banhou alguma vez num rio ou no mar bem limpinho? Que coisa agradável! Mas quando vamos a um rio e ele está sujo, cheio de lixo… que coisa mais triste, não é verdade?

Devemos cuidar com muito amor dos presentes que Deus nos deu! MMM mas de tanto falar de água fiquei com sede! Quem aqui quer um copo de água geladinha?

HORA DE ORAR: Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos seus cuidados e por nos dar presentes tão valiosos como a água. Peça que Deus lhes dê um coração que saiba administrar e cuidar das coisas que Deus nos presenteou.

HORA DE BRINCAR: Imitando a chuva

Peça para que todas as crianças abram uma mão e batam nela com o indicador da outra mão. Imitando o som de uma gotinha de chuva.

Diga: Crianças ouçam o som da chuva, que benção!

(Peça para bater com os dois dedos) Diga: Opa, a chuva ta engrossando.

(Peça para aumentar mais um dedo) Diga: Está chovendo muito forte, agora!

(Aumente mais um dedos) Diga: Cuidado está vindo uma chuvarada!

(agora batendo palmas diga) Olha a chuva! (e o líder tem que sair correndo e pegar um pequeno que dirigirá a brincadeira desde o começo novamente. Brinque até eles perder o interesse.

Atividade: Entregue uma folhinha com a atividade para cada criança.

Pra Gabriela PAche de Fiúza



2 comentários: