sábado, 19 de março de 2011

Lição 5: A minha escola é um presente de Deus!

Principio: A minha escola é um presente de Deus.

Texto para decorar: Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria,”. Lucas 2:52

Texto: Lucas 2:52

Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:

-Dizer o que uma criança faz na escola.

- Descrever o que mais gostam da escola ou creche.

-Lembrar da escola, colegas e professores nas suas orações.

-Orar durante a semana pelo professor da escola.

-Agradecer ao Senhor pela sua escola.

Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.

Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

-Fantoche (menina ou menino)

- Casinha ou lugar próprio para fazer o fantoche.

-Uma copia da atividade para cada criança.

- cola

- tesoura

- cartolina

-Som e cd de louvor infantil.

 

Tal vez os menorzinhos da sala ainda não freqüentem a escola, mas com certeza ouviram falar dela pelos amiguinhos, irmãos ou familiares. É Deus que dá a oportunidade para que as crianças possam assistir à escola, estudar e aprender coisas novas.

 

HORA DA PALAVRA:

Professor: Levante a mão quem aqui vai à escola? Ou a creche? (deixe as crianças responder)

Vocês sabiam que tem aqui uma criança que também já foi na escola? É um pouquinho maior que vocês. Vamos chamá-lo? (Coloque um nome no fantoche, eu vou chamar de Quito)

Quitooooooooo

Quito: Oi crianças! Tudo bem com vocês?

Professora: Quito, hoje estávamos falando da escola aqui na salinha. E como sei que você é um ótimo aluno o chamei para que conte as crianças algumas coisas sobre a escola. Por exemplo, o que você aprendeu na escola?

Quito: que coisa boa!! Eu amo muito a escola!! Sabem porque? Eu aprendi muitas coisas novas na escola. Mas primeiro quero saber o que vocês crianças já aprenderam na escola. (deixe as crianças responder, a professora ajuda a que respondam uma de cada vez)

Quito: Ah que saudades dos primeiros anos da escola! Eu aprendi a desenhar na escola! Aprendi a pintar os desenhos. Aprendi a contar! Quem aqui sabe contar? (deixe as crianças responder) Contemos juntos até o 10!

Também aprendi a recortar com tesoura? Quem aqui sabe recortar? (deixe as crianças responder) Aprendi a escrever o meu nome! Será que tem alguém aqui que sabe escrever o seu nome? (deixe as crianças responder) Também aprendi a ler na escola ler! Quem aqui quer aprender a ler! (deixe as crianças responder) que legal!!! Ler é muito bom mesmo! Ahhh  sabem que outra coisa aprendi! Aprendi a amarrar o meu cadarço! Uf foi tão difícil!! Alguém aqui sabe? (deixe as crianças responder) Também aprendi algumas palavras em outro idioma (fale algumas) Alguém sabe alguma palavra em outro idioma? (deixe as crianças responder)

Professora: Crianças, na semana passada aprenderam que Jesus era amado pelas pessoas, mas aquele texto também disse que Jesus crescia em sabedoria. (Líder leia a Bíblia em Lucas 2:52) Ou seja ele era um menino dedicado a aprender. Gostava de saber coisas novas. Ele também com certeza foi ensinado na Palavra de Deus, por isso era a cada dia mais sábio. Jesus deve ter ido à escola em Nazaré ao igual que todos os meninos da sua idade. Ele aprendeu a ler a Bíblia e também a prendeu o oficio da carpintaria, e ajudava ao seu pai.

Quem aqui gosta da escola? O que você mais gosta? (deixe as crianças responder)  E você sabe quem trabalha na escola? (deixe as crianças responder) Você sabe o nome do seu professor da escola? (deixe as crianças responder)

Quito: Eu também aprendi que devo me comportar bem na escola, porque sou um filho de Deus. Vocês sabem como uma criança deve se comportar na escola? (deixe as crianças responder)

Professor: Muitas vezes, aprender custa muito e dá trabalho! Mas depois trás muita alegria! Não podemos desistir, ainda que seja difícil!  É Deus que nos dá sabedoria e capacidade. E a escola é um presente de Deus para nós. Devemos ser agradecidos pela escola.

Professor:  Quito, venha se despedir das crianças!

Quito: Tchau pequenos!   E lembrem de orar sempre pelo seu professor!

Professor: Bem lembrado Quito, vamos a orar agora pela escola, pelos nossos coleguinhas e professores.

 

 

HORA DE ORAR: Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pela sabedoria e por nos dar presentes tão valiosos como a escola. Ore pelos colegas e professores das crianças, e para que cada criança possa crescer igual Jesus, em sabedoria.

HORA DE BRINCAR:  Líder pegue uma folha em branco e giz de cera e ensine as crianças a escrever o nome, ou parte dele. Deixe eles errar e brincar com isso. Pode usar diferentes materiais e técnicas, pincel e como guache, giz de cera, quadro com giz, canetas, lápis, pintar com o dedo (com uma tinta especial para pintar com os dedos), etc.

Atividade: Entregue uma folhinha com a atividade para cada criança. Pregue numa cartolina para ficar mais forte a escolinha.

Autora Pra Gabriela Pache de Fiúza

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário