sábado, 19 de março de 2011

Lição 4 : A minha comunidade é um presente de Deus!

Lição 4 : A minha comunidade é um presente de Deus!

Principio: A minha comunidade é um presente de Deus.

Texto para decorar: “as pessoas gostavam cada vez mais dele”. Lucas 2:52

Texto: Lucas 2:51-52

Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:

-Dizer o nome do seu bairro ou comunidade.

- Descrever o que mais gostam do seu bairro ou comunidade.

-Lembrar do bairro ou comunidade nas orações.

-orar durante a semana por um amiguinho do bairro.

-Agradecer ao Senhor pela sua comunidade.

Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso em cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.

Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

-Varias caixinhas (de remédios ou outras pequenas) de diferentes tamanhos e formas forradas e pintadas em formas de casas, escola, igreja, correio, posto de saúde, mercados, etc.

-Isopor, cartão ou cartolina para fazer uma maquete do bairro ou comunidade.

-Fita crepe.

-Copia da figura para o visual.

-Uma copia da atividade para cada criança.

-Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

(Líder pegue o Isopor, papel cartão ou cartolina e desenhe nele as ruas e quarteirões de um bairro, sem as casa.) Mostre para as crianças e diga. Este é o nosso bairro, com as ruas e quarteirões! Quem aqui sabe o que é bairro? (deixe eles responder) Sim é um lugar onde muitas famílias moram em comunidade. Mas o que está faltando neste desenho? (deixe eles responder) Sim, estão faltando as casas, edifícios, escolas etc. Então vejamos: (Pegue as caixinhas enfeitadas em forma de casas, escola, correio, comércios, mercados etc. e na medida que as crianças vão falando o que há no bairro você pega fita crepe e cola os edifícios na cartolina. Coloque a cartolina no chão no centro da sala para que todas as crianças possam participar da atividade. Veja a fotografia de exemplo)

Vamos colocar alguns edifícios e casas no nosso bairro da maquete? (Líder vá colando as caixinhas na medida em que as crianças vão falando)

(Quando terminar diga)

Que lindo que ficou o nosso bairro!

Vocês conhecem alguém do seu bairro? Na escola, no posto ou hospital, vizinhos, no mercado…  (deixe eles responder) O que essas pessoas fazem? (deixe eles responder)

Vocês sabem o nome dos seus vizinhos mais próximos? Quem são os seus amiguinhos do bairro? (deixe eles responder)

Vejamos agora em Lucas 2:51 e 52. “Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais Dele”.

Figura 1

Vocês sabiam que Jesus morava numa comunidade parecida com a nossa? O pai de Jesus era carpinteiro e as pessoas conheciam Jesus como carpinteiro. Ele devia ajudar aos seus pais e vizinhos. O que vocês acham que Jesus fazia quando era pequeno na sua comunidade? (deixe eles responder) Com certeza ele ia com os seus pais nas festas, ou a jantar na casa dos vizinhos, se alguém adoecia devia visitar essa pessoa com os seus pais. Ele devia ter muitos amiguinhos e também devia ser um menino muito dedicado e estudioso na escola. A bíblia disse que as pessoas da sua comunidade gostavam a cada dia mais dele! Ele devia ser uma criança muito amada e prestativa.

A Bíblia nos diz que Jesus foi uma criança como você e que era um bom vizinho. As pessoas do seu bairro gostavam muito dele. E com certeza Jesus sabia que devia ser luz, um bom filho de Deus na sua comunidade.

O que faz um bom vizinho? (deixe eles responder) (Líder, algumas crianças podem morar em comunidades perigosas, explique que não podem falar com estranhos quando estiverem sozinhos e devem ser obedientes as regras que os pais colocam )

Sim, um bom vizinho cumprimenta com respeito às pessoas, ajuda aos que tem necessidade, respeita os horários de silêncio e descanso… Você é uma criança querida no bairro? (deixe eles responder)

A nossa comunidade é um presente de Deus. Devemos aprender a valorizar as pessoas que servem e moram na nossa comunidade. Devemos lembrar que somos filhos de Deus e podemos fazer com que a nossa comunidade seja abençoada e transformada por meio da oração. Você ora pelo seu bairro?

Escolha um amiguinho do seu bairro e nesta semana todos os dias você deverá orar por ele.

HORA DE ORAR: Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelo bairro, pelas pessoas que moram no bairro. Ore pelos doentes, os desempregados, pelas crianças, profissionais, e pelas famílias.  Peça para que cada criança diga o nome de algum amiguinho ou vizinho e orem por eles.

HORA DE BRINCAR: Mímicas das profissões.

Líder imite algumas profissões de pessoas que moram na comunidade e peça para as crianças acertar.

Atividade: Entregue uma folhinha com a atividade para cada criança. Peça para as crianças colorir bem bonito e entregar (em companhia dos pais) para algum vizinho ou amiguinho do bairro.

Pra. Gabriela Pache de Fiúza


Nenhum comentário:

Postar um comentário