segunda-feira, 4 de abril de 2011

A ovelhinha desobediente-visuais e atividades

 




















Branquinha, a ovelhinha desobediente!

Princípio: Os filhos de Deus ouvem a voz de Jesus e o obedecem.

Textos: Lucas 15:1-7

Texto para decorar: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem”. João 10:14

Alvo: Levar as crianças a tomar a decisão de entregar as suas vidas ao Senhor Jesus e se tornar crianças obedientes.

Materiais necessários:

- Revista 2 “SOMOS DIFERENTES PORQUE OBEDECEMOS” e visuais da história “Branquinha, a ovelhinha desobediente”

- Tesoura, cartolina, cola, algodão para a atividade.

- Uma cópia da atividade para cada criança.

LOUVOR: Guie as crianças num louvor que fale sobre obediência.

1)    QUEBRA-GELO:  Jogo do Zoológico

Cada criança recebe um cartão com o nome de um animal que não mostra para ninguém. Sem poder falar ele imitará a voz do animal e procurará entre os outros alunos os que têm voz igual a sua, e que conseqüentemente são animais iguais. O grupo que conseguir ajuntar-se primeiro vence a dinâmica. “Vocês puderam ver que estavam perdidos no meio de tantos animais, e que somente quando passaram a ouvir e prestar mais atenção puderam se juntar com seus semelhantes. Quando todos se encontraram ficaram felizes porque poderiam vencer o jogo. A história de hoje, que Jesus contou, fala exatamente da alegria que existe quando um pastor acha a sua ovelhinha que era um pouco desobediente.

2) HORA DA PALAVRA:

Líder leia Lucas 15:1-7 e depois conte a historia “BRANQUINHA, A OVELHINHA DESOBEDIENTE” da revista 2 página 14. Use os visuais da revista.

3)    HORA DE CONVERSAR:

O Salmo 23.1 diz: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.”

Quem é este pastor do Salmo? Isso mesmo: Jesus.

Ele mesmo diz em João 10:14: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.

E quem são as suas velhas? (Deixe as crianças responder) Sim, somos nós que o recebemos nos nossos corações como Senhor e salvador.

Muitas vezes nós somos como Branquinha, essa ovelhinha distraída  e desobediente que em lugar de seguir de perto o nosso bom pastor, desobedecemos e nos afastamos do Senhor.

O que é desobedecer? (Deixe eles responder) É fazer o contrário do que alguém mandou, ou ignorar uma ordem. Quando desobedecemos nos afastamos do nosso pastor. O que você acha que Jesus sente quando fazemos essas coisas? (Deixe eles responder)

  • ·Será que Jesus, o nosso pastor nos deixa de amar quando pecamos e desobedecemos? (Deixe eles responder) NÃOOOOOOO! Ele jamais nos deixará de amar! Mas Jesus não ama pecados nem a desobediência, assim como o pastor não amava a desobediência da sua ovelhinha. E assim como o pastor foi atrás dela, Jesus também nos busca e nos diz: Venha filinho, abandone o pecado, a teimosia e a desobediência e volte comigo nos meus braços.

  • ·Como podemos fazer para voltar ao braços do nosso pastor? (Deixe eles responder) Através do arrependimento, confessando os nossos pecados e a desobediência e pedindo perdão ao Senhor. Vejamos o texto de 1João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Jesus é o seu pastor? Você já o recebeu como Salvador? (se tiver crianças novas esta é a hora de guiá-las em oração de entrega)

Você tem desobedecido ou feito coisas que o afastam do seu pastor o Senhor Jesus? (Deixe eles comentar o que fizeram)

Vamos fazer uma oração pedindo perdão ao Senhor?

4) VAMOS ORAR: líder guie as crianças numa oração de arrependimento reconhecendo os pecados, e pedindo perdão ao Senhor. Guie-as fazendo uma declaração de ser filhos obedientes.

5) HORA DE BRINCAR / ATIVIDADES

Entregue a atividade para cada criança. Que as crianças pintem e preguem algodão na ovelhinha. Pregue a ovelha e a parte B em uma cartolina para que fique firme. Recorte a ovelhinha pelo contorno, dobre a aba A e pregue em B para que a ovelha fique de pé. Servirá como lembrete do texto para decorar.

Autora Pra Gabriela Pache de Fiúza









2 comentários: