segunda-feira, 30 de março de 2015



DISCIPLINA EM SALA DE AULA

A. PROBLEMAS:
Desatenção
Atraso
Falta de respeito com mais velhos
Mau comportamento (conversas, bagunças...)



B. CAUSAS BÁSICAS DO MAU COMPORTAMENTO
1) FÍSICA
Arrumação inadequada da sala
Fase de crescimento

2) SOCIAL
Desejo de brincar / conversar
Desejo de expandir depois do longo período de disciplina e atenção na escola secular.
Desejo de atrair a atenção sobre si.

3) INFLUÊNCIA NO LAR
Falta de disciplina no lar
Falta de respeito com os pais
Ausência de influência religiosa

4) ENSINO INADEQUADO
Trabalho mau organizado e preparado
Falta de amor e de compreensão para com a criança
Atitude negativa: Pouca esperança de que a criança se comporte bem. Elas notam e agem de acordo.

5) PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
Complexos de rejeição / inferioridade
Complexo de superioridade
C. A RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
a) Ore pela disciplina da sala e pela sua própria preparação
b) Ame as crianças. Elas sentirão e corresponderão a este amor.
c) Esteja totalmente preparado - tanto na lição quanto nas outra partes da aula. Apresente o material de ensino de forma tão interessante que elas não tenham tempo para distrações.
e) Tenha ensino mais dinâmico – mantenha atividades variadas.
f) Visite os lares das crianças e converse com seus pais. Procure saber seus problemas individuais.
g) Seja justo e compreensivo, porem firme.
h) Cumpra tudo que prometer – quer seja disciplina, ou seja prêmios!

D. MEDIDAS PREVENTIVAS
Mantenha as crianças ocupadas
Dê oportunidade para que gastem suas energias.
Procure evitar más condições atmosféricas na classe: sala muito quente, abafada, muito vento, etc.
Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho das crianças. Faça as crianças ficarem de frente para o professor. Evite luz direta nos olhos.
Separe os mais desatentos. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados.



E. MEDIDAS CORRETIVAS
Remova o objeto que esteja causando desordem (guarde o objeto e devolva no fim da aula)
Para pedir silêncio, pare de falar por uns segundos ou coloque o dedo sobre os lábios: nada de gritaria, pois o desespero não resolve nada.
Olhe firmemente para a criança desatenta. Faça-lhe uma pergunta, chamando-a pelo nome.
Detenha temporariamente um prêmio para a criança desobediente.
Converse com as crianças fora da classe sempre que possível e trate-os com amor.
Mandar a criança para fora da sala é o último recurso, só faça isso se depois de conversar com ela não resolver. Seja justo e mantenha sempre a simpatia da classe.
Não fique ameaçando desnecessária e injustamente. Porém se prometer algum castigo, execute-o.
Nunca castigue fisicamente.
Não envergonhe uma criança diante das outras, se necessário converse com ela fora da sala.
Não corrija as crianças se você estiver nervosa, espere a calma para poder falar-lhes com amor. Não premie a criança que só quer aparecer e chamar a atenção. Dê responsabilidades àquelas que realmente merecem e que podem correspondê-las.
Desatenção
Atraso
Falta de respeito com mais velhos
Mau comportamento (conversas, bagunças...)

5 comentários:

  1. Ambientes barulhentos agridem

    Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

    Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

    Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

    Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

    Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

    O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

    “Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

    Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

    A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

    “Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

    A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
    O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.


    Ivone Boechat

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  2. Muito legal sua pág. Gostei das orientações citadas aqui. Vou começar um trabalho com o berçário na minha igreja e quero aprimorar as aulas. Quero vê-los entendendo o que vou ensinar. Pra isto,sei que terei muito trabalho pela frente,mas estas dicas farão muita diferença.

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  3. Muito legal sua pág. Gostei das orientações citadas aqui. Vou começar um trabalho com o berçário na minha igreja e quero aprimorar as aulas. Quero vê-los entendendo o que vou ensinar. Pra isto,sei que terei muito trabalho pela frente,mas estas dicas farão muita diferença.

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  4. Gostei muito do artigo que publicou, pois na realidade eu muitas vezes me deparo com essas falta de atenção e por falta de educação pelos professores e em geral muito barrulho. E muito complicado gerir uma sala de aula assim, mas quando faltam alguns elementos na sala de aula, tudo corre melhor. Sei que alguns aspectos tem que ser melhorados a nível de condições físicas, mas o Senhor Deus proverá a seu tempo. Obrigada e Deus abençoe grandemente.

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