sábado, 2 de fevereiro de 2013


Dicas da Gigi para contar Histórias



· Imagine que você esteja no lugar da criança, e pense: Como eu ficaria feliz se a história fosse contada assim... Feche seus olhos e imagine o cenário, as personagens...

· Coloque as crianças para participarem da história, através de dramatização ou fazendo “ vozes”

· Antes de começar a história crie para a criança um clima de segurança, de confiança e amizade. A criança precisa desejar ouvir a sua história. Uma técnica boa, é utilizar perguntas. Para “quebrar o gelo”, antes de iniciar a pregação para um grupo de crianças desconhecidas, faça alguma brincadeira ou observação saudável. Se a criança sorrir, é porque você está indo pelo caminho certo.



· Na hora de contar olhe para todos: o olhar diz muita coisa

· Seja natural, deixe falar o seu coração e seduza o ouvinte para que ele deseje ouvir novamente.

· Uma vez terminada a história, não fique divagando e corrigindo. Deixe os pensamentos das crianças presos no ponto da história, na mensagem central.

· Conte em suas próprias palavras. Deixe a imaginação funcionar - isto é o que cria mágica e não malabarismos da memória.

· Crianças aprendem com seus sentidos. Elas adoram sentir, cheirar, tocar, escutar e ver.

· Quanto mais você praticar, melhores ficarão as suas técnicas. Teste diferentes métodos, seja criativo. Você sempre aprende com suas experiências. Não seja

extremamente tímido ou preocupado "com o que os outros irão dizer se...". Não tenha medo de ser um palhaço ou fazer papel de bobo para Cristo e para as crianças.

· Seja sempre alegre, pois a bíblia diz que somos ungidos com óleo de alegria!

· Ore, ore muito que Papai do Céu vai te derramar unção de criatividade.



Beijinhos da Gigi

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Como Contar Histórias no Jardim de Infância


Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas como os acontecimentos do seu quotidiano.

Na época actual a maioria das crianças não tem oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Cabe ao jardim-de-infância e à escola assegurar que lhes não falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura.

* Um bom contador de histórias tem que saber adaptar-se ao público. Esse ajuste é feito ao vivo, de uma forma rápida e quase imperceptível.
* Se a assistência se distrai, há que mudar o relato, abreviando o enredo, introduzindo novas peripécias, criando suspense. Se a assistência se mostra fascinada, vale a pena prolongar o efeito e ir adiando o desfecho.
*
A mesma narrativa terá de apresentar cambiantes conforme a idade das crianças e as características dos vários grupos.



Sugestões de atividades

* Conte sobretudo histórias que conheça bem e de que goste.
* Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.
* Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.
* Ensaie em casa, ao espelho, ou diante de pessoas que lhe possam dar um feedback.
* Observe as reacções das crianças enquanto conta a história para poder fazer os ajustes necessários. Pode, por exemplo, aligeirar uma situação se as crianças estão assustadas ou torná-la mais dramática para envolver emocionalmente os ouvintes.
* Sempre que possível envolva as crianças no relato.
* Se as crianças exigirem que torne a contar a mesma história, deve considerar que a actividade foi um êxito.


Como envolver as crianças no relato

* Pedir às crianças que:

- repitam frases;

-façam os gestos adequados para sublinharem a acção;

- emitam os sons que a história refere (vento, bater à porta, etc.).

* Suscitar antecipações, perguntando: O que é que acham que vai acontecer a seguir?
* Suscitar o reconto em grupo, sobretudo com os alunos mais velhos.

Como suscitar o reconto em grupo

* Um ou dois alunos ajudam o educador.
* A história vai sendo contada pelas crianças e o Educador só interfere quando necessário.
* As crianças contam a história em grupos de dois ajudando-se mutuamente.
* Uma turma conta a história a outra turma.
* Cada criança escolhe o momento preferido e conta-a em pormenor acrescentando o que quiser.
* As crianças são convidadas a contar a história muito rapidamente e referindo apenas o essencial


Fonte: http://educacaodeinfancia.com/como-contar-historias-no-jardim-de-infancia/

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Fadas e Piratas pregando???





Escrito por Flávia Grégio

Umas das técnicas para Pregação/ Contação de Histórias Bíblica que mais amo é a caracterização de personagens. Tanto que criei, aliás, Deus criou e me deu de presente, que foram: a Gigi, Enfermeira, Detetive, Cozinheira, Jogador de Futebol, Guarda de Transito, além de usar macacão colorido.

Uso e incentivo muito nas aulas que ministro de contação de história que devemos ' dar vida ao Livro da Vida", pois temos que fazer para Deus com excelência.

No entanto, tenho observado que algumas pessoas que não participam das aulas, tem feitos caracterizações um pouco ou totalmente "estranhas" para pregação da Palavra de Deus.

Criar personagem não é simplesmente criar . A personagem tem que ser feita com um proposito, com uma visão.E esta visão, tem que vim de Deus, o dono da criatividade.

O contador de História Biblicas/ Pregador precisa de VISAO ESPIRITUAL para iniciar com caracterização e até para colocar nome na personagem.

Temos visto em orkut, facebook e blogs pregações em igrejas que não tem ÊSSENCIA, VISAO DE DEUS para caracterização.

Pessoas se caracterizando de Chapolim Colorado, Super-homem, Chaves, Pirata, fada (lembrando que mulher que veste de boborleta vira fada), Branca de Neve, Cinderela e outros. Sem falar em nomes de personagens que sem perceber fazem apologia á pedofilia, e que vão ministrar para crianças com roupas curtas e sensuais, decotes enormes, pinturas exageradas,danças sensuais, plumas e exageros terrívei que acabam ridicularizando (ridículo: 1. Digno de riso zombeteiro; merecedor de escárnio.2. Insignificante; que tem pouco valor.) o Ministério com Crianças.

Quando você deseja criar uma personagem, pergunte á Deus primeiro.

Existem três perguntas indispensaveis que você precisa a fazer a Deus antes dessa "criação" (porque eu acredito que isso tem que ser gerado primeiro no coração de Deus, e Ele quem tem que colocar no seu)

1. Pra que essa personagem/ caracterização?

2.Por que surgir essa personagem/ caracterização?

3. Por que ela tem esse nome?


E quando você quiser se caracterizar ( uma personagem que já existe), procure saber a essência, a historia da persongem. Por exemplo:


Pirata (do grego πειρατής, derivado de πειράω "tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que, de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder

O primeiro a usar o termo pirata para descrever aqueles que pilhavam os navios e cidades costeiras foi Homero, na Grécia antiga, na sua Odisseia.

Os piratas são aqueles que pilham no mar por conta própria, embora hoje em dia este termo já seja aplicado a qualquer pessoa que viola alguma coisa (como por exemplo os piratas do ar ou os piratas informáticos).

Eles navegavam nas rotas comerciais com o objetivo de apoderarem-se das riquezas alheias, que pertencessem a mercadores, navios do estado ou povoações e mesmo cidades costeiras, capturando tudo o que tivesse valor (desde metais e pedras preciosas a bens) e fazendo reféns, para extorquir resgates. Normalmente esses reféns eram as pessoas mais importantes e ricas para que, assim, o pedido de resgate pudesse ser mais elevado.


bruxas" em tal condição; embora as bruxas "reais" sejam usualmente retratadas como megeras, nem sempre os contos descrevem fadas "do mal" como desprovidas de sua estonteante belezaFada: A palavra portuguesa "fada" vem do latim fatum (destino, fatalidade, fado etc) Fadas são entidades ( um ser sobrenatural no candomblé ,umbanda e no espiritismo) fantásticas, características do folclore europeu ocidental. Apresentam-se como mulheres de grande beleza, imortais e dotadas de poderes sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos mortais em situações-limite. As fadas também podem ser diabólicas, sendo corriqueiramente denominadas "


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Cuidado, caracterização e criação de personagens para Pregação da Palavra ou para ser usado nas igrejas é algo muito importante.

Precisa ser dado por Deus, e não " criado por criar", com nenhum objtivo ou com objetivo de entreterimento.

Se Deus não colocou no seu coração, não o faça!

Lembre- se no que diz a Palavra:

" O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9 )





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Meu filho, meu discípulo



Os pais não querem que seus filhos sejam diferentes dos coleguinhas. Não querem que eles fiquem fora da moda. Simplesmente não sabem dizer “ não” a seus filhos, ou talvez pensam que devem dar “ liberdade” a seus filhos. 
Na verdade, quem mais tem dificuldade de romper estes filmes, desenhos e objetos são os adultos, pois as tradições estão fortemente impregnadas na alma....
 É importante orientar a criança, não tirando nada a força, nem escondido dela, mas orando e jejuando para que o Senhor revele a ela que aquele determinado objeto ou história não são de Jesus. O Espírito Santo falará com a criança. 
Os pais, como autoridade, têm a responsabilidade de ensinar-lhes a verdade.
Deus delegou autoridade espiritual dos pais sobre os filhos para os orientarem no caminho do Senhor! 
Os filhos precisam ser diferentes sim, pois eles são santos, separados para Deus! Nós somos um povo santo, de propriedade exclusiva de Deus! 
Nem sempre nossos filhos poderão seguir a moda, pois a prioridade é agradar a Deus. 
Temos o exemplo de Daniel, que viveu no palácio do rei, mas decidiu firmemente não se contaminar com as finas iguarias da mesa do rei ( Daniel 1.8)

* Extraído do livro Libertação de Crianças, de Jesher Cardoso.

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Ganhar almas ou ganhar dinheiro?

De graça Recebei...


(Mateus 10:8) - Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.

É um absurdo o que temos visto em nossos dias, os valores altos cobrados por pastores para ministrarem a palavra de Deus, é insignificante quando analisamos o que está por trás desta prática, o grande problema é que a igreja evangélica está criando como o mundo, astros, estrelas, mega-pregadores...temos seguido os moldes do presente século, e nos afastado da simplicidade que há em Cristo Jesus, em tempos remotos, tínhamos pastores que amavam o rebanho, e se sacrificavam para conquistar para Cristo almas, e não dinheiro, ministério pastoral era acima de tudo RENÚNCIA, hoje infelizmente tem se tornado fonte de orgulho, soberda, vaidade e lucro.


(II Pedro 2:3) - E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
O juízo de Deus está lavrado, contra estes obreiros fraudulentos
(II Corintios 11:13) - Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
estes buscam, como nos diz o Espírito Santo através de Paulo(Filipenses 2:21) - Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Que possamos clamar ao Senhor, para que ele envie para sua seara, homens de Deus, que amem mais o Senhor do que a si mesmos.


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quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Lição 08: Deus criou os peixes e as baleias.

Texto Bíblico: Gênesis 1:20-23

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.


Objetivo: Aprender que Deus criou os répteis e as baleias para povoarem as águas.


Versículo visualizado

:


Sugestão de atividades:


Você pode pedir que as crianças pintem a baleia com giz de cera e colem pedacinhos de canudos coloridos no peixinho.





Hora de brincar:

Vamos brincar de pescaria? 
Então, confeccione em cartolina algumas silhuetas de peixes. Fixe na parte da frente da silhueta um clips. providencie alguns palitos de churrasco e pedaços de barbante com um pedacinho de imã de geladeira preso na ponta. Providencie também um caixote de areia lavada. fixe os peixinhos na caixa de areia com o clip voltado para cima. As crianças brincarão de pescar os peixes, distinguindo se possível as cores, trabalhando a coordenação visio motora.
Tenha o cuidado de não pressionar as crianças mais novas apressando-as para realizarem a atividade.  





Lembrancinhas: 

Reúna as crianças em círculo e confeccione em origami (dobradura) um peixe para cada aluno. Observa as ilustrações abaixo e siga as instruções passo-a passo. Depois peça às crianças que desenhem os olhos, a boca e as escamas do peixe co giz de cera.
Durante a atividade converse com as crianças fazendo as seguintes perguntas:
- como os peixes se movimentam na água?
- Vocês sabem o nome de um peixe que Deus criou?
- Quem criou os peixes?

Escreva no verso o versículo do dia e deixe que leve as dobraduras como lembrancinhas.



Lição 07: Deus criou a lua e as estrelas.

Texto Bíblico: Gênesis 1:14-19

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.


Objetivo: Aprender que Deus criou a lua e as estrelas para governar a noite.


Versículo visualizado:

Palavra do dia:



Lembrancinhas: imprima em papel peso 40Kg, os dedoches abaixo, e entregue um para cada criança, apresente os mesmo a classe e de modo informal, converse com as crianças explicando que Deus criou o sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite. 




Sugestão de atividade:


BOA AULA!!!!