quarta-feira, 14 de novembro de 2012


O VALOR DE UMA MÃE... MUITO ESPECIAL!


Não deixe de ler até o final, você vai gostar muito!


Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa. Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista, tomando a última decisão. O diretor descobriu através de um dos currículos, que as realizações acadêmicas do jovem eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O diretor então lhe perguntou: "Tiveste alguma bolsa na escola?"
O jovem respondeu: "Nenhuma".

O diretor perguntou mais uma vez: "Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades ?"
O jovem respondeu: "O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."

O diretor novamente indagou: "Onde trabalha a tua mãe?" E o jovem respondeu: "A minha mãe lava roupa."

O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor fez sua última pergunta: "Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?"
O jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."

O diretor disse: "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltares, vai e limpa as mãos da tua mãe, e depois venha me ver amanhã de manhã."

O jovem percebeu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou a casa, pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz, mas, sem entender nada mostrou as suas mãos ao filho. O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos de sua mãe estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nelas. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando ele as limpava com água...

Foi então que o jovem finalmente percebeu que o par de mãos que lavavam roupa todo o dia, tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência acadêmica e o seu futuro.

Após, acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.

Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo... Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.

O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou:"Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"
O jovem respondeu: "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."

O diretor pediu: "Por favor, me diga o que percebeu..."
O jovem disse:

*Primeiro- Agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria chegado até aqui.

*Segundo- Ao trabalhar e ajudar a minha mãe, foi que fui perceber a dificuldade e dureza que é ter algo pronto.

*Terceiro- Hoje sei e aprecio a importância e valor de uma relação familiar."

O diretor disse-lhe: "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o esforço e muitas vezes, o sacrifício dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado!"

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como uma equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro. Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, e quando ocupar um lugar de destaque, nunca vai saber reconhecer o valor e empenho de outras pessoas.

Para este tipo de pessoa, que podem até ser boas acadêmicamente, podem também, ser bem sucedidas, porém, eventualmente não vão se realizar no que fazem. Nada lhes será o bastante. Vão resmungar, estar cheios de ciúmes, inveja, ódio, e sempre querer mais e mais... Se somos esse tipo de mãe, que faz tudo pelos filhos sem lhes ensinar a gratidão, estamos realmente demonstrando o amor ou estamos destruíndo o nosso filho(a)?

Dar o melhor para os filhos é o nosso desejo, mas ensiná-los a reconhecer o bem que recebe é o nosso dever. Deixar o filho(a) viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano, ter acesso ao melhor da tecnologia, não tem problema, desde que este possa saber a reconhecer o benefício recebido pelos pais.

Deixe seu filho(a) experimentar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Isto, não é porque não tem dinheiro para contratar uma ajudante, mas porque, está amando-o como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão prósperos sejam os seus pais, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.

A coisa mais importante que os filhos devem entender, é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade, a aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.

Quem são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?
Marcas que se acham facilmente nas mãos de uma mãe...

Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura obrigatória para nós Mães e, principalmente, para os Filhos.

http://www.maesemoracao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário