terça-feira, 22 de janeiro de 2013


5 Maneiras de Preparar Seus Filhos Contra Ataques à Fé


Saber se seus filhos serão cristãos fiéis e piedosos é uma constante preocupação de vários pais crentes, principalmente quando eles estão para entrar na faculdade, local onde serão bombardeados com cosmovisões diferentes.

Qual a melhor maneira de os pais prepararem seus filhos contra os ataques a sua fé que eles podem enfrentar na faculdade?


Não há uma fórmula mágica e nem garantias. Para começar, nossos filhos são extraordinariamente diferentes. Muitos podem ser tentados por pressupostos pós-modernos. Outros sentirão ameaças muito maiores de biólogos, cosmólogos ou psicólogos que operam sob pressupostos de ateísmo implícito ou, pior, ateísmo explícito. Tudo o que posso fazer é enumerar alguns valores e práticas em casa que me parecem ser sábias, biblicamente fieis e úteis em atenuar os perigos. Estes são exemplos, não abrangem tudo.

Primeiro, o lar deve encorajar uma compreensão cristã vigorosa. O canteiro mais perigoso para a rebelião intelectual é um lar onde a fé é sentimental e até mesmo anti-intelectual, e onde os oponentes são retratados como patifes ignorantes, porque eventualmente nossos filhos descobrirão que há algumas pessoas realmente agradáveis que são ateus e agnósticos, e eles podem apresentar argumentos de uma maneira sofisticada, gentil e persuasiva.

Semelhantemente, a igreja local com jovens que estão ingressando na faculdade deve fazer o que puder para prepará-los — primeiramente com um domínio sólido dos fundamentos cristãos, e segundo com os rudimentos de uma apologética responsável.


Ao mesmo tempo, tanto o lar quanto a igreja devem estar vivendo uma fé cristã que é mais do que intelectualmente rigorosa. Deve existir um empenho por autenticidade biblicamente fiel em todos os sentidos: amor genuíno por Deus e o próximo, viver considerando a eternidade, prontidão em confessar o pecado e buscar reconciliação, uma preocupação pelos perdidos e fracos, fidelidade no louvor e na oração intercessora, um deleite transparente na santidade e uma alegria contagiante em Deus. Mesmo se nossos filhos forem sugados para o niilismo intelectual por um tempo, a longo prazo é importante que eles se lembrem como se parece um cristianismo biblicamente fiel no lar e na igreja.

Quarto, a sabedoria em moldar nossos filhos requer mais estrutura quando eles são jovens; mais discussão, controles cuidadosamente monitorados e uma rede de segurança conforme eles crescem; e uma disposição, na maioria dos casos, em esperar até que o conselho seja pedido quando eles genuinamente deixaram o ninho e não são mais dependentes de nosso teto ou nossas carteiras.

Por último, ore por eles. Ore por eles ainda mais diligentemente quando você reconhecer, como você repetidamente o fará, que a menos que o Senhor edifique a casa, em vão trabalham aqueles que a edificam.




D. A. Carson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário