quarta-feira, 29 de junho de 2011

Que tipo de pais vocês são?

Pais autoritários: como o próprio nome diz, são muito exigentes, agem de forma rígida, impondo valores, regras e punições, não permitindo aos filhos desenvolverem a capacidade de auto-regulação. Os filhos assim educados poderão ter dificuldade para entender as situações que a vida apresenta e modificar comportamentos. O autor relata que, de forma geral, os filhos de pais autoritários têm bom rendimento escolar e não apresentam problemas de comportamento, porém têm altos níveis de ansiedade, retraimento social e medo.
Pais indulgentes: têm dificuldade de impor limites e são pouco exigentes, tolerantes e bastante afetivos. Assim educados, os filhos adquirem boa auto-estima, mas poderão apresentar agressividade, com possibilidade de chegar à delinqüência e ao uso de drogas
Pais negligentes: não se interessam pela educação dos filhos e estão mais preocupados consigo mesmos. Os filhos poderão ter bastante comprometimento no desenvolvimento psicológico, prejudicando as atividades acadêmicas e sociais, com aumento de somatização, depressão, agressividade e uso de drogas.
Pais autoritativos: Hutz considera que esse é um padrão de educação mais equilibrado, onde há uma interação entre pais e filhos por meio de conselhos, regras e normas, de maneira que o controle não seja uma rígida imposição de desejos e expectativas dos pais, pois estes encorajam a autonomia dos filhos e se mostram disponíveis para o diálogo. Os filhos assim educados apresentam auto-estima elevada, autoconfiança, bom rendimento escolar, adaptação psicológica e social.
Não devemos esquecer que mais importante que as palavras, o exemplo dos pais tem forte influência sobre o comportamento dos filhos. Pela própria natureza da educação sempre existirão atritos, diferenças e arestas a serem aparadas, mas se conseguirmos a amizade, a confiança e o respeito de nossos filhos, teremos o caminho aberto para um relacionamento saudável e verdadeiro.

Fonte - Claudio S. Hutz, doutor em Psicologia pela Universidade de Iowa (Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário