sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

“Ser criança é uma brincadeira sem fim”

Ser Criança: O Que é isso?




Ser criança é ser livre das responsabilidades que te amarram. É ter a liberdade de correr, brincar, subir em àrvores, pular amarelinha, tomar banho de chuva e N coisas que só elas, as crianças gostam e podem fazer. Ser criança é não ter a maldade no coração, sem pensamentos impuros ou de preconceitos, afinal elas são muito inteligentes para isso.

Ser criança é olhar o mundo e sonhar sem medo, mesmo que este apresente amarras, temores e descrenças. Ser criança é Viver o hoje e aproveita-lo sempre até cansar e gastar todas suas energias; e no dia seguinte, fazer tudo novamente.

Ser criança é viver um mundo onde os adultos não conseguem viver, enxergar e pensar; pois é preciso 3 princípios básicos que elas, só elas: as crianças têm:

Pureza, Inocência e Humildade.

“Ser criança é uma brincadeira sem fim”

A criança não se importa em ter a cara lambuzada de chocolate, tirar meleca do nariz, fala errado, ri alto, canta com todo seu fôlego, vê o céu sempre azul, vive cada minutinho de sua pequena vida, como o último sempre. Ser criança é depois de um dia atarefado, deitar no colo dos pais e adormecer, feito um anjinho e acreditando que o outro dia será sempre melhor que o anterior.

Ao olharmos por esse ângulo é lindo e maravilhoso, parecendo até um conto de fadas. E talvez seja para as crianças de famílias nobres que tem TUDO. Aquela criança que nunca lhe faltou nada, que desde o ventre dos pais já começou a ser moldada por esse mundo capetalista e o que ele quer de nós.

Mas e as crianças dos carrinheiros, dos garis, do trabalhador público e tantos outros TRABALHADORES que não tem condições de oferecer uma “vida melhor” a eles?

“A cada segundo uma criança não é “sortuda” na Terra. Quase metade (I Bilhão) das crianças no MUNDO estão na pobreza. Pobreza é a coisa mais devastadora que pode acontecer na infância. Imagine ter que lutar por cada refeição vendendo balas no sinal? Imagine não ter acesso a educação básica? Quando a LDB 94/96 diz que: Toda criança tem direito a escola. Imagine cair na rua e defender a si mesmo? Imagine ter que trabalhar pra se alimentar, muitas vezes se drogando? Imagine ser levado às drogas e ao crime por dinheiro e por uma falsa sensação (noção)  de felicidade? Imagine ser abusado fisicamente, mentalmente, espiritualmente? Imagine não ter INFÂNCIA?

E como resultado: Imagine não ter chance de uma maturidade e um desenvolvimento decente? Imagine o que é nascer na pobreza?

Pobreza mata a mente, o espírito e alma da criança. Pobreza não é uma opção.

Mas, por onde passei (favelas e bairros carentes) e deparei-me com tamanha pobreza, essas crianças nunca deixaram de expressar um SORRISO, mesmo diante de tamanhas adversidades. Ser criança é tudo o que citei acima, mas acima de TUDO: É ter o direito de ser CRIANÇA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário