sábado, 24 de março de 2012

Você ler a Bíblia com seus filhos?

  




O texto principal que nos inspira é de Pv 22:6.


Ele diz: “ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. 

Isto para mim é um porto seguro, uma promessa que eu gravei em meu coração, e que me motiva a investir na vida dos meus filhos. Atualmente, toda a semana nós nos reunimos para o nosso devocional, o cultinho doméstico, quando louvamos, lemos a Bíblia e oramos uns pelos outros. Na nossa casa os encontros são em geral no domingo.



Fico muito feliz com o hábito, mas nem sempre isto foi assim. Perdi a conta de, há quanto tempo, temos nos reunido, mas devo dizer com tristeza que demorei muito para começar. Digo no singular, pois entendo que é minha culpa. É do pai a responsabilidade pela liderança espiritual da família. Isto não quer dizer que você, mãe, não pode cobrar e organizar, mas é dever do pai coordenar este tempo dedicado a nosso Deus.
Não despreze a resistência que você vai enfrentar. Lembre sempre que Satanás não quer ver sua família unida. Ele não quer te ver orando, lendo a bíblia com seus filhos, pois ele sabe que isto só vai fortalecer sua família.



Imagino que você concorde com a importância deste hábito, mas imagino que sei as coisas que devem estar passando pela sua cabeça.

Problema número 1: não temos tempo para um devocional. Gosto muito desta afirmação, pois ela nunca resiste a uma análise. Como todo hábito, ele requer disciplina, e você precisa agendar, reservar tempo. Lembre que nunca haverá um horário ideal, mas é sempre bom analisar as comodidades de toda a família. É importante que exista uma regra, mas existe flexibilidade. Nestes últimos anos, procuro ficar atento a problemas que podemos ter no domingo, e quando é necessário. transfiro nossos encontros para o sábado. Algumas vezes apenas oramos, mas procuramos deixar marcado que aquele é nosso momento devocional.


Problema número 2: eu não sei como criar a dinâmica, eu não tenho experiência em liderar um processo como este. Isto é ainda mais fácil, pois não temos regras, você é quem vai criar o tempo com Deus de sua família. A primeira grande preocupação é adaptar este tempo a idade dos seus filhos. Estudos já demonstraram que um adulto só consegue prestar atenção em um assunto por 45 minutos, portanto não abuse da paciência dos seus filhos. Quanto menor eles forem, o devocional deverá ser menor, mas não duvido que, com o uso da sua criatividade, este tempo pode ser ampliado. Use a bíblia, é o modo mais fácil. Se eles forem crianças, use a bíblia das crianças, se eles forem adolescentes use a bíblia na linguagem de hoje. Uma dica é buscar uma história, você pode olhar para o velho testamento, ou para a vida de Jesus.


Problema número 3: tudo acontece quando nos reunimos para realizar o nosso devocional familiar. Lembra de Santanás, é ele mesmo, que atua em todas as famílias. Não tenho dúvidas que você pode ter desistido do estudo bíblico familiar por conta de inúmeras brigas. O triste neste caso é que ele venceu. Não desanime.
Se puder, ore antes de chamar sua família, peça ao Espírito Santo que te dê calma, pois seu comportamento é fundamental. Uma dica, quanto mais velhos, mais resistência você terá com seus filhos. É importante que você demonstre que é um privilégio participar. Não castigue seu filho fazendo-o ficar presente. Quando lidar com adolescentes, o sucesso está em fazê-lo perder o direito de participar deste momento da família.


Problema número 4: meus filhos não participam, não se interessam pelo textos, não demonstram estar felizes com o encontro. Novamente destaco a necessidade de orar antes, e de pedir ajuda ao Espírito Santo. Quanto maiores forem, mais é possível fazê-los participar. Você pode pedir para seu filho adolescente conduzir o estudo, depois de um tempo ouvindo você é natural que ele queira ensinar. Vai ser bom deixá-lo apresentar suas ideias. Se por acaso alguma dúvida surgir, e você não encontrar a resposta, peça um tempo para seus filhos e diga que vai encontrar a resposta no próximo encontro. Agora lembre que toda a dinâmica requer tempo para ser incorporada a nossa rotina. Se você está começando agora com filhos adolescentes, tenha paciência.

Algumas recomendações:

Louvor – se você não conta com algum músico na família, compre cds com músicas e cante junto. Busque músicas adequadas as crianças pequenas, com o cd é fácil localizar as músicas, e seus filhos poderão escolher.

Estudo – seja criativo. Existem livros devocionais nas livrarias, para crianças existem livros de histórias que podem te ajudar. Caso não disponha de dinheiro, procure uma história na bíblia e a separe em capítulos. A leitura bíblica não deve ser grande.

Aplicação – os livros em geral trabalham na aplicação, alguns devocionais trazem perguntas, que podem ajudar muito na dinâmica. Para crianças menores, você pode produzir desenhos e até mesmo usar massinha de modelar. O importante é garantir que seu filho participe.

Oração – neste momento, recomendo que você ore por seu filho e vice versa. Independente do número de pessoas, faça com que todos participem, orando uns pelos outros. Isto permite que cada um deles possa fazer sua lista de pedidos e de agradecimentos. Nem sempre seus filhos vão ter facilidade nisto, mas lembre: seu exemplo é muito importante. Quanto mais você participar, mais eles entenderão como funciona. Seja franco, coloque seus pedidos de oração e seus agradecimentos, esta é uma forma de você se aproximar de seus filhos.

Parece uma preocupação simples, mas as crianças apreendem por observação, e criando um espaço para o devocional, você estará criando uma memória na vida deles, algo que eles vão querer realizar com os filhos deles.

Não desanime. 
* Recebi  pelo email/ Pra Diana Maria

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Sou de uma instituição e gostaria de perguntar se posso usar a imagem do menino segurando a bíblia em nossa página do Facebook?
    Nós da diretoria queremos dar o exemplo para nossas crianças, inclusive respeitando os direitos autorais.
    www.efrata.org.br
    contato@efrata.org.br
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Fique a vontade...aqui TUDO que é postado é para glória de Deus!!!! Convido-o a ser nosso seguidor. E se possivel, divulgue nosso link.
    http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br

    ResponderExcluir