sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lição Biblica: JEREMIAS - UM GRANDE PROFETA 

Base Bíblica:
- II Reis, Jeremias e Lamentações

Versículo para memorizar:

- “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás: e tudo quanto te mandar, dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” Jer 1:7-8.

Objetivo da Lição: Falar sobre a importancia do Chamado de Deus e de confiar no proposito em que formos chamado.

DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA:(aplicação para juniores)


Hoje nós iremos aprender um pouco sobre um profeta de Deus, cuja história de vida esta escrita na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos Livros de II Reis e nos livros de Jeremias e Lamentações de Jeremias.

O nome Jeremias, do hebraico “Yirmeyahu”, aparentemente significa “O Senhor Estabelece”.

Jeremias cresceu numa época em que Jereusalem passava por um grande avivamento, reinava o Rei Josias e este rei era temente a Deus, trouxe de volta a adoração ao Senhor e os Livros da Lei, a palavra de Deus (conforme relatado no Livro de II Reis -capitulos 22).
Mas, após a morte de Josias, seus filhos que reinaram depois dele, Jeocaz e Jeoaquim estes esqueceram-se das ordens de Deus e trouxeram idolatria e pecado para os seus reinados.(II Reis 23 e 24) e Deus se desagradou deles e é nesta época difícil que Deus levantou o profeta Jeremias.

Iniciou seu ministério no ano décimo terceiro do reinado de Josias, até a tomada de Jerusalém no reinado de Zedequias. Foram 41 anos sem interrupções, com dificuldades,mas sem desistir.

Jeremias pertencia a uma família rica de Anatote, uma cidade que ficava ao norte de Jereusalem, era filho de Hilquias, porfeta da época do Rei Josias, e quando foi chamado por Deus para ser profeta se achava incapaz, mas Deus, conforme é relatado no primeiro capitulo do Livro de Jeremias, disse para ele enção ficar com medo, por que seria Ele quem colocaria as palavras em sua boca e Deus faria o faria forte. E disse que o conhecia desde o ventre de sua mãe; que palavras lindas de se ouvir não é mesmo crianças. Deus nos conhece, sabe do nossos caminhos, o que fazemos, por obnde andamos, o que falamos, o que desejamos, o que pensamos, Ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar.

No capitulo 16 de Jeremias é relatado seu chamado, e Deus pede até mesmo para que ele não se case e dedique-se exclusivamente a transmitir a Palavra de Deus. Jeremias era um homem bondoso e amava seu povo, e quando via o povo adorando a idolos e pecando, ele chorava, por isso [é conhecido também como o Profeta chorão, conforme é relatado em Jeremias 8:18, 9:1 e no capitulo 14), e também encontramos os relatos de suas lamentações e tristezas no Livro de Lamentações de Jeremias.

Jeremias poderia não ter aceitado o chamado de Deus, mas ele preferiu ouvir a voz de Deus e fazer a sua vontade e por isso sempre foi abençoado e protegido por Ele

O livro de Jeremias fala sobre o arrependimento, sim sobre a necessidade do povo se arrepender de seus pecados e voltar-se para Deus.

Apesar de todas as dificuldades que Jeremias enfrentou, ele sempre prosseguiu pregando a palavra de Deus, em alguns momentos de sua vida foi preso, o povo de Juda não aceitava a mensagem de Deus e até mesmo foi ameaçado de morte, mas permaneceu fiel a Deus e continuo a falar o que Deus queria que ele falasse e não o que o homem desejava ouvir.

Um dos fatos marcantes foi quando Jeremias foi jogado em um poço; voces sabem o que é um poço crianças? (esperar a resposta e explicar se for preciso, a Bíblia nos conta no Livro de Jeremias, capitulo 38, que o Profeta falava a palavra o que Deus mandara e os principes do Rei Zedequias não queriam ouvir, e ordenaram que o jogassem em um poço "cisterna", no poço não havia água, mas tinha tanta lama que Jeremias ficou atolado na lama. Então, Ebede-Meleque ouviu sobre o que acontecera e foi até ao Rei Zedequias contar o que os principes fizeram e disse que se o profeta ficasse no poço ele morreria de fome e sede, então o Rei deu ordem a Ebede-meleque opara que ele chamasse 30 homens e fosse salvar o profeta, e assim com uma corda salvaramo profeta. Lembra crianças que quando Deus chamou Jeremias para falar sua palavra Ele prometeu que estaria com ele, e Deus tocou no coração destes homens para ajudar ao profeta e ele foi salvo.

A vida de Jeremias nos deixa como exemplo:

- Apesar das dificuldades jamais desistiu de ensinar a Palavra de Deus;

- Quando Deus nos chamar devemos obedecer a sua voz, Deus nos capacita para o chamado;

- Deus está perto de nós, Ele nos conhece e sabe de nossa necessidade:
 "Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR."(Jeremias 23:23-24);

- Não devemos jamais nos acostumar com o pecado;

- Deus deseja que nós compartilhemos com os outros da Sua palavra;

- Nada é impossível para Deus;

- A Palavra de Deus é poderosa;

- Deus é Fiel: "Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no SENHOR nosso Deus está a salvação de Israel." Jeremias 3:23

- Deus quer ser conhecido de nós. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei."
Jeremias 29:11-14

Deus vos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário