segunda-feira, 11 de julho de 2011

Cárie


A Cárie é uma doença infecto-contagiosa degenerativa de origem multifatorial que destroi os dentes, seu principal agente etiológico é o Streptococcus mutans.

As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos nos dentes em ácidos; tais ácidos, formados por um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.

Sua ação se dá através da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor juntamente com o cálcio e um açúcar, chamado xilitol agem inibindo esse processo, contudo o flúor deve ser usado com moderação, devido a sua alta toxicidade. Além disso, quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácido, que por sua vez corrói o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita.

A cárie precisa ser retirada, para isso remove-se o tecido cariado preenchendo a cavidade com resina composta ou outro material como o amálgama de prata. O dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo.

Os sintomas

No início a cárie não causa dor porque só atinge o esmalte, que é a camada mais dura e menos sensível do dente; se não é tratada, a cárie avança em direção à dentina, camada mais profunda e sensível à dor; posteriormente, avança até à região do nervo do dente, causando a inflamação do mesmo (pulpite) e intensa dor; caso não seja efetuado o tratamento adequado poderão surgir abscessos dentários (bolsas de pús) e lesões ósseas.

Como evitar a cárie

Escovar corretamente os dentes, massageando as gengivas, usando pastas dentais com flúor após as refeições (se tiver alergia ao flúor (rash), procure um creme dental com menos fluoreto, ou com outro tipo do composto, como o MFP ou o Fluoreto de Cálcio, ou ainda diminua a quantidade de creme).
Usar o fio dental após as refeições e principalmente antes de dormir; o fio dental remove os restos de comida e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega.
Evitar o consumo freqüente de bebidas ou alimentos açucarados, principalmente aqueles que agridem os dentes, como os refrigerantes; se o consumo excessivo de açúcar não pode ser evitado, procurar fazê-lo logo após as refeições, escovando os dentes logo de imediato.
Não escove os dentes logo após o consumo de refrigerantes, como os mesmos "amolecem" o esmalte, a escovação pode acabar desgastando-o.Espere pelo menos 15 minutos.
Comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete, e verduras em geral; eles são considerados "detergentes" naturais, pois estimulam mais a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca.
Consumir chás, peixes, crustáceos, sopas e preparados com ossos. Tais alimentos são ricos em Fluoreto de Cálcio, muito mais bio-compatível que o fluoreto artificial.Principalmente se você consome água sem flúor.Contudo, evite o excesso.
Deve-se procurar o dentista pelo menos uma vez ao ano; este poderá detectar inícios de cáries e dar orientações quanto às técnicas de escovação, uso de flúor etc...
Enviado por Alice Aurélia Bezerra Cavalcanti ( estudante de Odonto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário