segunda-feira, 4 de julho de 2011

Socorro!!! Sou professor da EBD...

socorro
Este é um livro que não pode faltar na cabeceira  de um professor de EBD. É uma obra que vai além das quatro paredes da sala de aula.
O autor não se contenta em tratar apenas aspectos didáticos e teológicos que cercam a missão de um professor de EBD. Ele explora questões que envolvem comunhão, vida cristã, testemunho e missão como ferramentas obrigatórias do professor.
As idéias básicas tratadas no livro são:
  1. O professor deve explorar metodologias diferentes – O livro pede que os professores de EBD não se conformem com a mesmice muito comum em aulas nas igrejas. Para isso pede que os professores busquem desenvolver diferentes métodos de apresentação de conteúdo, como uso de Data Show, vídeos, dinâmicas, estudo induzido e etc.
  2. A congruência entre a mensagem e a vida do professor – O professor deve ser um testemunho vivo daquilo que ele está sendo ensinado. Ele exorta que o professor seja um exemplo na sua vida espiritual, vida religiosa, vida profissional e vida familiar.
  3. Propaganda para atrair alunos – Temos propaganda de tudo na igreja. Das atividades dos jovens, do ministério de casais, de música, e etc, mas não vemos nunca um canal de comunicação da EBD com os seus alunos. No entanto, o autor pede que não devemos nos contentar em chamar a atenção apenas dos membros da igreja. Ele defende a idéia de que esta propaganda tem que ser direcionada para aqueles de fora da do rol de membros, como vizinhos da igreja e parentes de membros da mesma.
  4. Criar relacionamento Professor X Aluno – A pessoa envolvida no ministério de ensino da igreja deve ter o propósito de ser um professor dentro de sala de aula e um tutor, um mentor, fora dela. O professor deve buscar conhecer seus alunos a fundo.
  5. Oportunidades extraclasse – O professor neste intuito inovador de extrapolar a as suas incumbências de sala de aula, deve ser um desafiador, e mais, deve ser um coordenador de atividades que não envolvem a sala de aula, como espaço físico. O professor deve criar oportunidades para que os seus alunos coloquem em prática os ensinamentos desenvolvidos em sala. Algumas atividades são sugeridas pelo autor:
    • Evangelização nas ruas;
    • Grupos de oração nas esquinas
    • Visitação
    • Ação social
Socorro, sou professor da escola dominical é uma obra moderna e, principalmente, uma obra fincada nos princípios bíblicos do ensino cristão.
Que Deus abençoe.
http://blogs.gospelprime.com.br/bereiablog/livro-%E2%80%93-socorro-sou-professor-da-escola-dominical/

Para Baixar o livro clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário