sábado, 28 de maio de 2011

Como educar seu filho


Atualmente, uma das tarefas mais difíceis que existe está no fato de educar os filhos. Eles, no mundo de hoje, se acham os donos do mundo e no interior deles, os pais querem apenas prendê-los e não protegê-los, o que na verdade, não passa de uma preocupação excessiva em alguns casos. Os pequenos começam a desafiar seus pais, como forma de protesto e a atitude que os pais tomam é o que vai determinar como seus filhos serão e agirão no futuro. O mundo atual oferece várias coisas positivas, mas assim como em tudo, também oferece seu lado negativo. Ele traz a tecnologia, que antigamente era inexistente e hoje em dia, pode ser considerada uma aliada dos pais, já que faz com que os filhos queiram passar mais tempo em suas respectivas residências.
Os pais dizem muito sobre seus filhos, afinal, é neles que os filhos se espelham para criarem uma personalidade. Ensinar desde cedo o que devemos e podemos fazer. Ensiná-los o que é certo e o que é errado. Violência não é forma de educar, por isso, nunca a use para tentar educá-los, pois assim, criará uma pessoa que não vai saber o valor do carinho e do sentimento paternal. Ensine-os a distinguir as coisas, e alerte-os dos perigos do mundo.
Avise-os sobre pessoas mal intencionadas, que irão tentar levá-los para o caminho do mal, oferecendo drogas e bebidas alcoólicas. Uma coisa que não podem deixar de falar com seus filhos é sobre desperdício, seja ele de comida ou de dinheiro. Independente do desperdício, ele nunca deve ser bem vindo à sua família. Estimule seu filho a participar da sua vida, para que ele tenha mais contato com o mundo profissional e saiba como funciona uma família com regras e deveres.
Não deixe que seu filho seja aquele que tem tudo o que quer. Lógico que você não deve ficar negando tudo, mas coloque limites, para que ele saiba dar valor às coisas que ganha. Deixe bem claro o que ele tem e o que ele pode perder se fizer a coisa errada, assim, ele vai saber desde pequeno que devemos pensar bem e fazer as escolhas certas na vida. Vai muito de como cada família decide educar, mas um quesito essencial é o carinho.
Nunca deixe seu filho sem antes dizer “eu te amo”, afinal, não sabemos o que vai acontecer no futuro e se você voltará para dizê-lo mais vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário