sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas VII

                             OS DOIS CAMINHOS
"...porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida..." (Mateus 7:14).
Textos adicionais: Salmo 119:105; II Timóteo 2:15.

Material Necessário:
2 maletas
Bíblia, lição da Escola Sabatina, mapa da cidade, livro de histórias bíblicas, revista secular, lata de cerveja, maço de cigarros e o que mais tiver disponível e desejar utilizar.

Modo de Preparar:
Em uma das maletas, coloque o maço de cigarros, a lata de cerveja e a revista secular. Na outra, os demais objetos. Etiquete as duas maletas com a palavra VIDA.

Mensagem:
Muitos de vocês já viajaram de avião, carro, ônibus, trem. Hoje iremos falar a respeito da VIAGEM DA VIDA. Jesus disse que há dois caminhos pelos quais podemos viajar. Um é o caminho largo, com uma porta bem larga; o outro caminho é estreito, com uma porta também estreita.
É necessário saber por qual caminho estamos seguindo, pois todos estamos em um deles. Uma boa forma de descobrir é olhar o conteúdo destas maletas. Quando viajamos, sempre levamos malas com os nossos pertences. Da mesma forma, também levamos bagagem durante a nossa VIAGEM DA VIDA (segure as maletas de forma que todos possam vê-las.)
Primeira maleta
(Abra-a e segure o maço de cigarros.) Comente a respeito dos maus hábitos, leia a advertência que se encontra impressa na embalagem e mencione a perda do dinheiro gasto, que poderia ser utilizado para uma boa causa.
(Segure a lata de cerveja.) Comente os males sociais devido ao consumo de bebidas alcoólicas. Fale a respeito das estatísticas de acidentes relacionados com o álcool, etc.
(Segure a revista.) Somos aquilo que lemos. Se lermos o lixo da imprensa, os livros pecaminosos, seremos influenciados por Satanás.
A pessoa que viaja com esse tipo de bagagem na vida certamente está no caminho largo, mas que a levará à destruição (Mateus 7:13). Jesus disse que muitos seguem por esse caminho. Não creio que você queira ser um deles?
Segunda maleta
Vejamos o conteúdo desta maleta e se estamos preparados para viajar por um caminho melhor do que o caminho espaçoso.
(Segure a Bíblia)
 Esta literatura indica que o viajante está alimentando corretamente a sua mente.

"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado" (II Timóteo 2:15).
 Andar ao lado de Jesus é o único caminho que nos leva à vida eterna. Ao vencermos, com a Sua ajuda, as provações e dificuldades que porventura passarmos, nosso caráter estará sendo preparado, purificado e lapidado, e o nosso caráter é a única "bagagem" que levaremos deste mundo para a eternidade.
(Pegue o livro de histórias bíblicas.) Este viajante está lendo e seguindo o exemplo do tipo correto de heróis (mencione alguns: Moisés, José, Davi, Daniel).
(Mostre o mapa da cidade.) Os viajantes que levam o mapa estão buscando aqueles que se encontram no "caminho largo", tentando levá-los para o "caminho estreito", que conduz à vida. Jesus disse que deveríamos entrar pela "porta estreita" (Mateus 7:13, 14).
Por qual caminho você está viajando? Lembre-se, o caminho espaçoso parece agradável e fácil, mas conduz à destruição. O caminho apertado é muitas vezes difícil e pedregoso, sem atalhos ou desvios, mas é o único que conduz à vida eterna!


REFLEXÃO



 

UM SANDUÍCHE QUE NÃO
SE COME

"...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:21).
Textos adicionais: Isaías 45:22; João 4; Atos 16:30-34; Marcos 16:16.

Material Necessário:
Bíblia
2 fatias de pão
1 fatia de queijo
2 rodelas de tomate
Alface, maionese
Guardanapo
Garfo
Prato

Modo de Preparar:
Não diga aos participantes o que você pretende fazer com o material do sanduíche. Isso prejudicaria totalmente a lição.
Coloque tudo sobre a mesa, de forma atrativa e apetitosa.

Mensagem
Coloque a Bíblia aberta sobre a mesa e leia Isaías 45:22. A seguir, conte a história da mulher junto ao poço (João 4), especialmente a parte em que ela diz: "Senhor, dá-me desta água!".
Conte também a respeito do carcereiro filipense que perguntou:
"Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?" (Atos 16:30-34).
O carcereiro aceitou a salvação e foi batizado na mesma noite.
No entanto, algumas vezes, as pessoas que vêem essas maravilhosas verdades na Bíblia são como o homem faminto que viu todos esses bons alimentos (enumere os itens sobre a mesa) e decidiu fazer um sanduíche. Segure uma fatia de pão na mão e com o garfo comece a passar a maionese, coloque o alface, o tomate e o queijo. Trabalhe deliberadamente devagar até que todo o material para fazer o sanduíche tenha sido usado. Prepare-o com muito cuidado, assim, a história será muito mais eficiente. Enfatize ainda que o homem está faminto.
Finalmente, o sanduíche está pronto. Mas sabem o que o homem fez? Colocou o sanduíche sobre o prato (coloque o sanduíche no prato), sentou-se à mesa (puxe a cadeira e sente-se), e ficou simplesmente olhando para o sanduíche! Não o comeu naquele momento nem depois; ficou simplesmente olhando. Apenas olhar para o sanduíche iria matar a fome desse homem? Não, é claro que não!
Você sabia que muitas pessoas estão famintas pela mensagem da salvação, a mesma oferecida ao carcereiro e à sua família? Elas lêem a respeito da Bíblia (pegue a Bíblia), olham para ela assim como o homem olhou para o sanduíche, mas nunca aceitam seus escritos.
A salvação, maravilhosa como possa ser, somente pode nos ajudar quando a recebemos, quando a aceitamos, como o carcereiro a aceitou. É por esse motivo que o apóstolo Tiago nos lembra:
  Sempre é tempo de começar. Comece hoje mesmo a se alimentar do Pão do Céu e da Fonte da Vida, dia após dia.

REFLEXÃO:
"...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:21).
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra" (Salmo 119:105). A pessoa que leva a Bíblia está carregando o mapa correto do caminho que leva ao Céu.
Onde vocês gostariam de construir a sua vida? Sobre a rocha ou sobre a areia?

e janelas. Coloque o tijolo sobre a Bíblia, que representa o fundamento na rocha. Agora você tem a casa construída sobre a rocha.
As duas casas devem ser preparadas com antecedência, mas apresente-as à medida que se desenrolar a história.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário