sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas V


COISAS PEQUENAS, PORÉM IMPORTANTES!

"Que é isso na tua mão?"
Textos adicionais: Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 17:3-6; I Samuel 17:40-51; João 6:1-14; Marcos 12:41-44; Atos 9:36-42.

(Êxodo 4:2).
Material Necessário:
1 cajado
1 agulha com linha
Pedaço de tecido
Pedaço de couro
5 pedrinhas
2 barbantes fortes
1 moedinha
1 lancheira pequena (cheia de papel)
Modo de Preparar
Coloque todos os materiais sobre a mesa.

Mensagem

(Fale brevemente sobre cada uma das histórias bíblicas relacionadas. Uma delas pode ser omitida, se houver necessidade, devido ao tempo. Faça o estilingue diante da classe, enquanto fala a respeito de Davi.)
Costure enquanto fala a respeito de Dorcas. Enfatize a insignificância
 
REFLEXÃO

O costume de muitas crianças é observar e admirar o que os mais velhos fazem com grande facilidade. A Bíblia nos ensina como as coisas simples e pequenas são importantes também. A cada dia, temos muitas oportunidades de ajudar os outro, mesmo com simples e pequenas ações. Se você fizer sempre à vontade de Deus, estará transformando o seu dia em bênçãos para você e para o próximo.
1. Moisés usou um cajado – Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 71:3-6 (segure o cajado e caminhe enquanto fala).
2. Davi usou seu estilingue (ou funda) – I Samuel 17:40-51 (atire com ele).
3. O menino deu seu lanche a Jesus – João 6:1-14 (segure a lancheira enquanto conta resumidamente a história).
4. A viúva deu sua moedinha como oferta – Marcos 12:41-44 (deixe as crianças segurarem a moeda enquanto conta a história).
5. Dorcas usou sua agulha e linha – Atos 9:36-42 (costure o tecido).
Estes objetos são muito pequenos, mas ajudaram a realizar grandes coisas. Muitas vezes, buscamos a força nas armas para levar pessoas à liberdade, mas Deus realmente necessita de pessoas, pessoas de todas as idades, que estejam dispostas a usar aquilo que possuem, ainda que seja algo bem insignificante.
Deus pode nos usar assim como somos, se trabalharmos para Ele com toda a nossa capacidade (cante com o grupo o hino "Rapaz Davi").

de cada objeto e como cada um trouxe libertação do sofrimento, liberdade aos cativos e liberdade às nações.

"... pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7)
Textos adicionais: Gálatas 6:8, 9; II Coríntios 9:6.

Material Necessário:
Caixa com terra (do tamanho suficiente para plantar algumas sementes)
Vegetais e frutas (repolho, cenoura, cebola, nabo, maçã, laranja, limão)
Vários pacotes de sementes (contendo a ilustração de cada hortaliça)
Saco de papel
Caixa ou sacola
Mesa baixa

Modo de Preparar:
Coloque os vegetais e as frutas em um saco de papel. Os pacotes com sementes devem ser colocados em uma caixa ou sacola. Coloque a caixa com terra em uma mesa baixa para que todos possam ver.

Mensagem:
Eu tenho aqui vários pacotes de sementes, vejam... (comente e mostre a foto de cada uma delas).
Hoje iremos fazer uma horta. Alguma vez você fez uma horta ou plantou uma semente?
Temos que preparar a terra, adubar e colocar água para que a semente brote, e isso eu já fiz em minha casa.
Temos também que arar a terra, e então fazer fileiras de buracos para "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7).
Não podemos plantar cebola e obter laranjeiras; ou nabos para colhermos batatas. Se o nosso propósito é colher laranjas, então devemos semear sementes de laranjeira. Se desejamos colher alface, devemos plantar sementes de alface...
Muitos meninos e meninas, as pessoas aqui no mundo esperam receber a vida eterna e todas as boas dádivas que Deus tem para aqueles que O amam, mas passam a vida semeando tipos errados de sementes. É como semear sementes de cebola e querer colher laranjas, "pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Não podemos mentir, trapacear, roubar, jurar ou usar o nome de Deus em vão e ainda esperar uma boa colheita.

REFLEXÃO:
Olhe para o seu dia-a-dia. O que há de errado em sua "plantação", isto é, em sua vida?
Nunca esqueça de que a nossa forma de pensar, falar e agir refletem exatamente o que normalmente plantamos em nossa mente, através do que vemos, lemos, ouvimos e fazemos.
Portanto, semeie o bem, o amor aos outros, a verdade e a honestidade; assim, você receberá muitas bênçãos de Deus, pois estará semeando o que é bom e, conseqüentemente, também colherá o que é bom.

depositar as sementes (faça duas ou três fileiras com os dedos).
Agora vejam: eu tenho aqui uma boa fruta – a laranja (segure uma laranja e fale a respeito de como as laranjas são deliciosas e nutritivas). Como seria bom termos laranjeiras em nosso quintal para poder colher seus frutos, em vez de ficar comprando na feira ou supermercado.
Agora, em vez de plantar semente de laranjeira, plante sementes de cebola ou de nabo, mas continue falando a respeito das laranjas que as sementes próprias dariam (faça com que percebam que está colocando sementes diferentes). Quando as crianças fizerem objeções e começarem a rir, tente plantar uma batata para obter uma laranjeira.
Bem, agora eu vou plantar batatas, pois quero fazer um "delicioso purê", mas semeie sementes de repolho. Continue plantando, mas sem usar a semente correta. Assegure-se de que os alunos estejam vendo a embalagem com o tipo de semente que contém. Os ouvintes devem ver claramente que você está plantando as sementes erradas em cada caso.


SEMEANDO E COLHENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário