sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas IV

ANDE CUIDADOSAMENTE COM SEUS AMIGOS

"Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?"
 
Recurso Visual:
 "Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?" (Amós 3:3). Será que essa pergunta também se aplica aos animais. Vocês conhecem alguns animais que têm de fazer um acordo antes de caminharem juntos? Certamente que há, e muitos."Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade" (Eclesiastes 4:12). Em outras palavras, quando três pedaços de corda como estes (mostrar) são trançados, ficam muito mais fortes do que individualmente.A ORAÇÃO É A CHAVE(João 14:14).
 
2 cadeados pequenos e chaves
3 chaves velhas de tipos diferentes
1 porta-jóias (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida com papel amarelo)
7 a 8 tipos de jóias (podem ser anéis, pedra preciosas, colar de pérolas etc.)

Modo de Preparar:

Coloque as jóias na caixa. (Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.) Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes inscrições: DINHEIRO, FAMA, POBREZA. Coloque etiquetas também em cada jóia. As etiquetas das jóias devem conter as seguintes inscrições: "Ajuda na angústia", "Perdão", "Saúde", "Força".
NOTA: A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.
Se você tiver que fazer uma longa caminhada com alguém, não seria mais divertido fazê-la com um amigo? A Bíblia pergunta:
Por exemplo, temos a magricela emplumada, chamada de garça-real. Essas aves são as melhores amigas das vacas. Sete ou oito garças caminham atrás das patas desses grandes animais. Eles caminham juntos, mas as garças não comem a grama, e as vacas não pensariam em mastigar as rãs e os sapos. De vez em quando, as garças até mesmo pegam uma carona nas costas de uma vaca e ficam atentas a qualquer inseto que pouse nas costas dela, tornando-se imediatamente seu aperitivo. Esses dois animais, definitivamente, sabem andar juntos.
Quando penso na garça-real e sua amiga vaca, penso também na amizade entre pessoas como eu e você. Há um verso na Bíblia que diz:
Assim como a corda, há três coisas que fortalecem a amizade. A primeira é que os amigos necessitam um do outro. Esta é a primeira corda de uma grande amizade (segure uma das cordas). A vaca e a garça-real podem viver bem uma sem a outra, mas vivem muito melhor quando estão juntas.
É isso o que torna a segunda corda importante (segure a segunda corda), pois elas necessitam uma da outra. Quando a garça-real está pegando carona nas costas da vaca, está desfrutando de sua refeição. Quando ela come os insetos, estes não depositam ovos nos pelos da vaca e que a fariam sentir-se mal e até causar grandes feridas.
Isso, então, leva-nos à terceira corda, que significa a corda da amizade. Os amigos apreciam um ao outro. A vaca poderia facilmente ficar cansada com a presença da garça-real e esmagá-la, mas isso não seria sensato. A





"Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei"
Textos adicionais: I Reis 18:17-36; Atos 12:5-12; Marcos 11:24
garça ajuda a vaca, mesmo que de vez em quando fique sob suas patas. Bem, podemos ver que a vaca aprecia a garça-real e a garça-real aprecia a vaca.
Esses são, portanto, os pontos fortes entre dois bons amigos: (1) necessitam um do outro; (2) ajudam um ao outro, e (3) apreciam um ao outro.
Estas são também as três cordas que fortalecem a amizade cristã. Necessitamos uns dos outros, ajudamo-nos mutuamente e apreciamos uns aos outros. Se alguma vez você conseguir ver uma garça-real caminhando com as vacas, lembre-se desses três elementos que fortalecem a amizade. Necessitar um do outro, ajudar um ao outro e apreciar um ao outro.
Três cordas parcialmente trançadas.
(Amós 3:3).
Material Necessário:

Textos adicionais: I Reis 18:17-36; Atos 12:5-12; Marcos 11:24.

Mensagem

Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.
Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus (coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).
Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?
Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).
Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.
Primeira chave
DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.
Segunda chave
FAMA
Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. Talvez seja o filho do prefeito ou do presidente, porém, ter pais famosos não irá abrir o cadeado.
Terceira chave
POBREZA
A pobreza irá abrir o tesouro? Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.
Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).
Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18:17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5-12).
(Abra a caixa e mostre algumas jóias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas jóias.) Jesus disse:
"Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei" (João 14:14).Primeiramente, peça para as meninas lerem o verso, depois para os meninos.

REFLEXÃO

A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus. Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura. Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida. Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.
Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre. A Bíblia nos aconselha:
"Orai sem cessar" (I Tessalonissenses 5:17). Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar. Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.


 LUZES ACESAS
"Vós sois a luz do mundo"
Textos adicionais: Mateus 5:14-16; João 1:4-9; 8:12; 9:5.

(Mateus 5:14).Material Necessário:
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina

Modo de Preparar:
Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm. Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila. Rotule as baterias com a frase "Luz do Mundo" e deixe-as ali até à conclusão da lição.
Mensagem
Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma. Estes diferentes objetos emitem
REFLEXÃO

A luz foi criada para brilhar.
De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para "brilhar". Você pode fazer a diferença onde estiver. O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar. É assim que podemos brilhar por Jesus. Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.
(No final da apresentação, cante com os alunos o hino "Minha pequenina luz".)

alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada. Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.
O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa. Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia. Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração. Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia. Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.
Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial. Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça. Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque "Ele é a luz do mundo" (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala. Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia. Se desejar, cante com as crianças "Luz Bendita, Luz Gloriosa" ou peça para alguém cantar).





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário