sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas VI

AS REGRAS DA VIDA

"Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles"
Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.

(Mateus 7:12).
Material Necessário

1 régua
Pedaços pequenos de papel nas cores: amarelo, azul, verde e vermelho (ou outras cores disponíveis)
Barbante
1 corda para equilibrar a régua
4 objetos pequenos e embrulhados para servirem de pesos (moedas, palitos de fósforo, borrachas etc.)

Modo de Preparar

Amarre a corda entre dois pontos, em algum lugar conveniente. Amarre o barbante na corda e na metade da régua para formar uma balança. Amarre barbantes também nas extremidades da balança.
1 - Embrulhe os objetos com o papel-colorido - vermelho e amarelo para os objetos ou pesos maiores (duas caixas grandes e cheias de fósforos são ideais para isso).
2 - Embrulhe os pacotes menores com as cores azul e verde (duas caixas pequenas contendo algumas moedinhas podem servir para os pacotes mais leves).
3 - Escreva frases em etiquetas e cole-as nos pacotes com os pesos, como segue: • Amarelo: "Seja bondoso para comigo."
• Vermelho:
"Seja bondoso para com os outros."
• Azul:
"Lembre-se do meu aniversário."
• Verde:
 
Mensagem

Há muitas leis que devemos obedecer a cada dia: leis de trânsito, regras na escola, em casa, nos negócios, e tantas outras. Há uma regra, porém, que é a maior de todas. Ela foi ensinada por Jesus e devemos segui-la por toda a nossa vida.
Jesus sabe que desejamos que todos nos tratem bem. É mais ou menos como se todos usássemos um cartaz nas costas dizendo: "Seja bondoso para comigo!" (prenda o pacote com essa frase a dois centímetros de uma das extremidades da régua).
Certamente, se não tivéssemos pensamentos de amor ao próximo, nossa vida seria totalmente desequilibrada. Outros desejos egoístas deixarão a balança em desequilíbrio (amarre os pacotes pequenos no outro extremo da régua, com as frases: "Lembre-se do meu aniversário." e "Lembre-se de mim no Natal.").
O problema é que há muito "EU" na balança (remova os dois pesos pequenos e amarre o peso com a frase "Seja bondoso para com os outros" nessa extremidade).
Agora a balança está equilibrada e este equilíbrio é alcançado quando obedecemos a esta lição que Jesus nos ensinou: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles" (Mateus 7:12).
Se todos seguíssemos essa lei, não haveria brigas, mentiras, ódio, crimes e tantas maldades que ocorrem no mundo hoje, pois ninguém faria para o outro aquilo que não gostaria de receber. Quantos gostariam de seguir essa lei tão importante que Jesus ensinou?

REFLEXÃO

É muito comum que certas crianças sempre queiram ser bem tratadas pelos coleguinhas, mas muitas vezes elas mesmas não tratam muito bem as pessoas. Elas não dão atenção ao que Jesus disse; pensam mais em si mesmas, em seu bem-estar e esquecem-se dos outros. Na Bíblia, podemos obter verdadeiras lições de amor ao próximo, ensinadas pelo nosso maior amigo, o Senhor Jesus. Você já havia pensado nisso antes? Então, não se esqueça: devemos tratar as pessoas da mesma forma que desejamos que elas nos tratem.




TODAS AS RAÇAS

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"
Textos adicionais: Atos 8:26-40; 10:34; Efésios 4:6.

(João 3:16).
Material Necessário

1 pacote de cada tipo de feijão (feijão preto, feijão branco, feijão carioquinha, feijão jalo, feijão vermelho, soja)
1 figura de Jesus em pé
1 tigela transparente
Papel cartão
Tesoura
Cola

Modo de Preparar

Cole a figura de Jesus em papel cartão e recorte o contorno (a figura deve ter aproximadamente 25 cm de altura).
Use uma tigela transparente para que se possa ver seu conteúdo. Os feijões deverão estar em pacotes separados.

Mensagem

Conte a história de Filipe e o etíope, dando ênfase ao desejo e às necessidades do etíope e ao fato de Filipe haver sido enviado para ajudá-lo. À medida que for contando a história, pegue um feijão branco e mantenha-o à vista enquanto segue falando. Ele representa Filipe. A seguir, segure na outra mão um feijão preto, representando o etíope.
Feijão Branco
Este feijão representa os anglo-saxões, americanos, ingleses, alemães. Todas as pessoas da raça branca necessitam de Jesus, pois não há outro meio de salvação a não ser em Cristo Jesus.
Feijão Vermelho
Este feijão representa os índios, que também necessitam de Cristo. Se não pudermos ir até onde eles estão, podemos dar nossas ofertas para que outros possam ir e falar a eles do amor de Jesus.
Feijão preto
Há também pessoas de pele negra que necessitam de Jesus. Lentamente, despeje os feijões pretos na tigela e fale a respeito da necessidade que os africanos também têm de conhecer Jesus. Vá acrescentando os outros tipos de feijões, ao falar das diferentes raças que também necessitam conhecer Jesus.
Feijão carioquinha
Pessoas de pele parda, como os hindus na Índia, que necessitam de alguém que lhes explique o evangelho.
Feijão Jalo e soja
Representam os chineses, japoneses, coreanos e todos as pessoas das ilhas orientais pertencentes à raça amarela. Não podemos ir até essas pessoas, mas elas também necessitam de Cristo. Todas as nações necessitam do Evangelho e das boas novas que Filipe transmitiu ao etíope naquele dia, há tanto tempo. Você deseja, assim como Filipe, falar às pessoas do amor de Jesus?
Retire um feijão da tigela, de qualquer cor, e explique que Cristo morreu em favor de cada pessoa, não importa a sua cor. Com a mão, misture os feijões. Fixe a figura de Cristo no centro da tigela e então leia João 3:16. Peça para as crianças repetirem o verso e a seguir cante com elas: "Cristo ama as criancinhas".

REFLEXÃO

Deus ama todas as crianças. Em toda a Sua Criação podemos perceber claramente a sabedoria e criatividade divinas ao misturar as cores, formas, tamanhos, movimentos e sons.
Cada obra criada por Deus revela a grandeza da Sua criatividade e é por isso que nós não somos iguais. Para Deus, todos somos importantes, não importa o nosso tamanho, nossa voz, o sexo, a cor, a fisionomia etc.
Deus não se agrada quando excluímos alguém. Ele nos ama a todos, igualmente, e deu o Seu filho para salvar a todos.
Quantos gostariam de agradecer a Jesus por esse grande amor?

Quando terminar a história, coloque os feijões na tigela.
Esta tigela representa o nosso mundo, com todas as raças existentes.
IMPORTANTE: Esses pesos devem ser testados antecipadamente.

"Lembre-se de mim no Natal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário