domingo, 29 de maio de 2011

DINÂMICAS DE MEMORIZAÇÃO

DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: POTE DE DESAFIOS



Prepara o “Pote do Verso para Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”; “Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da Escola Bíblica, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.
 
 

DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: ME AJUDEM POR FAVOR!!


Escreva o verso na lousa. Então fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aque-le” e então “que fala” em vez de “diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos. Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para falar o verso”.
 
 

DINÂMICA DE MEMORIZAÇÃO: VERSO OCULTO


Use giz de cera branco para escrever o seguinte verso em uma cartolina branca:

“O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” - I João 1:7.

Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.

VERSÍCULO ESCONDIDO
Versículo escondido

Depois de apresentar o versículo, reproduza-o numa cartolina antes da aula, corte em palavras e esconda os pedaços pela sala. No momento da memorização peça aos alunos para procurarem os pedaços e colocarem em ordem.
 
 

Escreva o versículo em código na cartolina. Os alunos irão trocar o número pela letra correspondente.

Obs: Só escreva a referência bíblica quando todos decifrarem o código.

A - 1; B - 2; C - 3; D - 4; E - 5; F - 6; G - 7; H - 8; I - 9; J - 10; L - 11; M - 12; N - 13; O - 14; P - 15; Q - 16; R - 17; S - 18; T - 19; U - 20; V - 21; X - 22; Z - 23.
 

 

Dinâmica de memorização: De traz pra frente


Escreva o versículo a ser memorizado em código no quadro. As palavras estarão escritas de traz para a frente. Os alunos deverão pegar uma folha de papel e um lápis e tentar escrever o versículo da forma certa. Depois deverá citá-lo corretamente e memorizá-lo. os demais alunos farão o mesmo, conforme vão descobrindo o segredo.

Obs: Só escreva a referência bíblica no quadro, quando o código for descoberto.
 
 
 
 

4 comentários: