sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas IX


União
 
Recurso Visual:
Um livro grande (que possa ser descartado).

 "...que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (II Pedro 3:9).
Você é muito importante para Jesus e para a Sua Igreja. Trouxe este livro para que você entenda o que eu quero dizer. Todos sabemos que os livros são formados por páginas compiladas e coladas na lateral. Chamamos a isso de lombada.
(Mostre o livro; abra-o e mostre a lombada.)
Quando as pessoas escrevem livros, elas dividem o material em capítulos. Por exemplo, se eu fosse escrever um livro a respeito das igrejas que existem, dedicaria um capítulo a cada uma.
(Mostre como o livro que você tem nas mãos é dividido por capítulos.)
Os capítulos podem ter muitas e muitas páginas, mas podem também ser pequenos, com poucas páginas. No caso desse meu exemplo a respeito das igrejas, cada membro seria uma página de um capítulo. Haveria uma página para o José e uma para a Maria e ainda outra para o João e para a Rosa, para os filhos do José e da Maria. E uma página para cada membro de cada família da igreja, também. Cada membro da família teria sua própria página especial, porque cada um é importante para Jesus.

(Segure o livro e destaque apenas uma folha.)

Você sabe o quão importante você é como pessoa, individualmente? Você é muito importante, primeiro, porque o Senhor Jesus deu a vida por você e quando você se une aos outros membros da igreja e os membros a você, a igreja torna-se forte. Vou agora demonstrar o que estou querendo dizer. Há alguém aqui que pensa que é realmente muito forte?
Escolha uma criança para tentar rasgar o livro inteiro ao meio. Obviamente a tentativa será infrutífera. Contudo, para ilustrar o que você deseja dizer, peça para a mesma criança pegar o livro e arrancar uma única página. A criança relutará em arrancá-la. Então afirme à criança que pode fazê-lo, pois este livro já foi usado e poderá ser descartado. Assim que a criança rasgar a página, peça a outra criança para rasgar essa folha em muitos pedaços. A ilustração é óbvia: Quando a página é retirada do livro, ela se torna frágil e pode facilmente ser destruída.)

A Bíblia diz: "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!" (Salmo 133:1).
Meninos e meninas, quando freqüentamos normalmente às reuniões da igreja, a cada semana, e quando vivemos nossa vida como cristãos bondosos, estamos ajudando a fortalecer a igreja. Quando todos trabalhamos juntos e permanecemos perto uns dos outros, assim como as páginas de um livro devem permanecer coladas para formar o livro, então a igreja do Senhor é forte.
Não se esqueça! Você pode ser apenas uma simples página no livro de Deus, mas quando você vem à igreja e permanece unido a ela, isso faz uma grande diferença.
Não se esqueça! Sua vida e o testemunho que você dá como cristão está contribuindo para que o grande o livro de Deus (a igreja toda, que estamos representando) permaneça forte.


 



PÃO OU BOLO DE MILHO

 
 "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? ... pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado."

Todos os ingredientes necessários para preparar um pão de milho (procurar receita). Coloque também sobre a mesa um recipiente com geléia e outro com margarina para passar sobre o pão quentinho, facas, guardanapos e um saco grande com a inscrição LIXO (já com algum lixo dentro).

 Quando todos os ingredientes tiverem sido acrescentados e a mistura estiver pronta, você elevou o nível de motivação. Todos estão com água na boca, esperando uma fatia de pão quentinho. No ponto mais alto, anuncie que ainda falta um ingrediente, antes de o pão ir para o forno. Pegue o saco onde está escrito LIXO.
Discuta o significado da palavra LIXO e enfatize que o pecado polui a nossa vida. Explique I Coríntios 3:16, 17:
 O propósito desta lição é enfatizar como o pecado polui a vida da pessoa. Ela funciona melhor em um local onde haja um fogão para assar o pão. Ao  começar a misturar os ingredientes em uma tigela, fale a respeito de como nossa vida deve ser pura. Saliente que os ingredientes em si são limpos e puros, antes de serem misturados para formar um delicioso pão de milho.
À esta altura, fale a respeito de problemas específicos do grupo. Pode ser brigas, fofoquinhas, linguagem obscena,  ou o que quer que polua a mente das pessoas.  
A seguir, enfatize as palavras: "Vocês ... são santuário de Deus". Então, para obter um efeito dramático, despeje o lixo sobre a mistura que acaba de fazer. As crianças sentirão repulsa e irão protestar em voz alta porque você arruinou o pão tão apetitoso que estava preparando.
Isto lhe dará oportunidade de discutir o quão repulsivo é o pecado em nossa vida. Saliente a necessidade de não sermos poluídos com as coisas do mundo.
Conclua explicando que Jesus terá prazer em limpar a nossa vida, se Lhe permitirmos. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (I João 1:9). Ele irá remover a sujeira de nossa vida - algo que nos é impossível fazer por nós mesmos.
(Se desejar, tenha um pão já pronto para as crianças saborearem e enfatize o prazer de termos uma vida limpa, livre de toda impureza, assim como é um bom pão.)  Eles vão amar!!!!...com "refri" e um patê!!! Estou de água na boca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário