sexta-feira, 27 de maio de 2011

Histórias objetivas VIII

Material Necessário:
Jarra com água e gelo
Barro
Dois vidros transparentes e semelhantes
Copo de cristal
Frasco bem pequeno de perfume (spray)
Colher

Modo de Preparar
Coloque todos os materiais sobre a mesa, à vista dos participantes.

Mensagem
• Conte a história da samaritana que encontrou Jesus junto ao poço e como a mulher creu nEle e O recebeu.
• A jarra com água gelada representa Cristo. Ele dá a "Água da Vida" a todos que a aceitam.
• Aqui temos um copo limpo e transparente. Este se assemelha à mulher junto ao poço, que disse: "Senhor, dá-me dessa água!" Ela esteve disposta a confessar seu pecado para que Jesus pudesse purificar a sua vida. Então, prontamente recebeu a "Água da Vida" (encha o copo de "Provai, e vede que o Senhor é bom" (Salmo 34:8).
A seguir, com uma colher, coloque um pouco de barro no vidro transparente (1). Suje bem as laterais.
• Agora o vidro está sujo. O barro representa a nossa vida, suja pelo pecado. Deus não habita em um recipiente sujo. Temos que confessar os nossos pecados, assim como a mulher junto ao poço confessou seu pecado e disse: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede" (coloque o vidro de lado).
• Pegue o vidro semelhante, também transparente (2) e mostre como fica uma pessoa após confessar o seu pecado – pronta para receber a "Água da Vida". Acrescente um pouco da água da jarra.
• Temos aqui um frasco (mostre o vidro de perfume). Este frasco se assemelha a muitas pessoas "fechadas espiritualmente", que não estão dispostas a beber da maravilhosa "Água da Vida". Você pode dizer a elas quão maravilhoso é ter o Senhor habitando em nós, mas elas não crêem o suficiente em Jesus para Lhe obedecer. (Tente despejar um pouco de água (da jarra com gelo) no vidro de perfume)
• Teremos que colocar esse vidro junto ao vidro com barro. Ele não pode receber a Cristo, a menos que confie e obedeça, mudando suas opiniões, como aconteceu com a samaritana (e, para isso, teríamos que mudar o tipo de abertura da tampa).
• Você pode pedir a alguém que se prepare para cantar algum hino que fale de Jesus como a "Água da Vida", logo após a conclusão da apresentação.

REFLEXÃO
A nossa entrega pessoal a Deus é algo que só depende de nós. Para que Deus atue em nossa vida, aumentando a nossa fé, primeiro temos que nos arrepender dos nossos pecados e Lhe pedir perdão.
Quem de vocês gostaria de entregar o coração a Jesus e aceitar essa "Água da Vida"?
VOCÊ E SUA BÍBLIA

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).
Textos adicionais: João 3:16; 14:6; Romanos 5:8; I Pedro 5:8; Hebreus 4:12.

 Material necessário:
 
Modo de Preparar:
Coloque todos os objetos sobre uma Bíblia grande, na devida ordem. Você pode fazer a espada de papelão ou utilizar uma figura. Coloque também a figura colorida de uma lâmpada, o espelho e o mapa rodoviário.
Escreva os versos bíblicos em uma folha de papel e coloque essa folha sobre a Bíblia aberta para que possa ler as passagens bíblicas no momento próprio.

Mensagem:
Ao empreendermos uma viagem, normalmente levamos um mapa rodoviário para que possamos nos certificar de que estamos indo na direção certa (pegue o mapa que está sobre a Bíblia). A Bíblia assemelha-se a  "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 4:16).
A Bíblia é também uma história de amor para nós (segure o coração). Esta é a maior história de amor já contada. A Bíblia nos diz que Jesus nos amou de tal maneira, que entregou a sua vida por nós. Agora temos um lar no Céu (João 3:16; Romanos 5:8).
A Bíblia, simbolicamente, é também como uma espada. Necessitamos nos defender do inimigo ou de influências prejudiciais com "essa arma", pois Satanás "anda em derredor, rugindo como leão" (I Pedro 5:8). Mas esta espada (mostre a espada ou figura) é "viva e eficaz" (Hebreus 4:12).
A Bíblia é como uma lâmpada para nós (mostre a lâmpada). Nunca precisaremos andar nas trevas, pois a Bíblia sempre ilumina o nosso caminho (peça a uma criança para recitar este verso):
A Bíblia é também como um espelho (mostre o espelho). Ao nos olharmos no espelho, ele mostra quando nosso rosto está sujo. A Bíblia nos ajuda a ver o pecado que está em nós e, ao vê-lo, podemos abandoná-lo para sempre.
A Bíblia é alimento para nossa alma (mostre os biscoitos ou o pão). Como nosso corpo natural não pode viver sem alimento, da mesma forma, o corpo espiritual também não pode ficar sem se alimentar e este é o melhor alimento – a Palavra de Deus. Estudar as Escrituras é como se alimentar (coma parte do alimento).
Para sermos cristãos saudáveis, necessitamos ler a Bíblia. Onde mais poderíamos ver nossas faltas? Como poderíamos ser espiritualmente alimentados? Como poderíamos nos defender sem uma espada?

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105), depois, repita-o com todos.

REFLEXÃO

Quantos de vocês possuem uma Bíblia? E quantos querem fazer o propósito de lê-la, cada dia? Vamos então orar a Deus para que Ele possa nos ajudar a manter com Ele uma comunhão diária, por meio do estudo da Sua Palavra e da oração. Certamente, estaremos bem alimentados espiritualmente e seremos muito mais felizes!

Uma Bíblia grande
Mapa rodoviário
Um coração vermelho
Figura de espada (ou uma espada de papelão)
Figura de uma lâmpada acesa
Um espelho de bolso
2 biscoitos ou pão

Material Necessário:

"Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão que ruge, procurando a quem possa devorar" (I Pedro 5:8).

Recurso Visual: Um saco com bolachas amarrado na ponta de um anzol.

Você sabia que há um peixe que pesca peixes? Ele vive devorando outros peixes, o que significa que se alimenta desses peixes. Ele é chamado de peixe-sapo.
O peixe-sapo esconde-se no fundo do oceano e aguarda que peixes pequenos nadem por perto. Quando percebe que um peixinho está se aproximando, o peixe-sapo ergue um pequeno mastro sobre sua cabeça, com algo que se parece a uma isca, e a agita para frente e para trás.
O peixe-sapo continua balançando-a até que finalmente chama a atenção do peixinho inocente. A isca parece muito tentadora ao mover-se para frente e para trás. Você consegue imaginar com o que ela se parece? Talvez o peixinho pense em algo como uma bolacha gigante de peixe flutuando à sua frente. Finalmente, o peixinho se deixa dominar pela curiosidade e nada para ver mais de perto. E esta não é uma boa idéia!
Você consegue imaginar o peixinho piscando os olhos e balançando a cabeça, mal podendo acreditar no que está vendo? Será que é mesmo uma bolacha gigante? Então, quando o peixinho está exatamente no lugar em que o peixe-sapo deseja que ele esteja, abre sua bocarra e o peixinho é levado por uma corrente de água para dentro da sua boca. Não há como escapar. O peixinho é que se torna uma bolachinha, enquanto o peixão se delicia e começa novamente a agitar sua isca para atrair outros peixinhos.
Naturalmente, a isca do peixe-sapo não é alimento de verdade. Trata-se apenas de um pequeno pedaço de pele que se parece com algo que não é. Pode nem mesmo parecer real e não é para se comer, de verdade, mas serve para seu propósito mortal. Ou seja, chamar a atenção do peixinho pelo tempo suficiente para o bote do peixe-sapo. Esse é um erro fatal que os peixinhos sempre comentem. Ficam com os olhos atentos na isca em vez de procurarem ver o peixe gigante que a está agitando.
Um texto na Bíblia diz: "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão que ruge, procurando a quem possa devorar" (I Pedro 5:8). Em certo sentido, ele se parece com o peixe-sapo.

O PEIXE-SAPO
O maligno tem coisas a oferecer que nem sempre são o que parecem. Ele pode agitar algo perto de seus olhos, que parece ser muito divertido, mas que se trata apenas de uma isca. Se alguém lhe oferecer alguma droga, está, de fato, oferecendo-lhe "uma isca do diabo". Pode parecer divertido tentar algo novo. Você poderá ouvir até que não fará mal experimentar "somente uma vez". É então que você precisa se lembrar do peixe-sapo e de como ele consegue sua refeição.
Lembre-se, o peixinho parou apenas uma vez para ver o que estava acontecendo. Essa pequena curiosidade foi suficiente para mandá-lo para a barriga do peixe-sapo. Portanto, não se esqueça: se você for atraído por uma "isca", o inimigo já estará por perto, aguardando o momento certo para o devorar.
Não seja o peixinho que o peixe-sapo está esperando para o jantar. Olhe para a isca e esteja atento a quem a está oferecendo!
 Peça forças a Jesus para fazer você ver e entender o que realmente está acontecendo e, assim, vencer a tentação.



"Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede"
Textos adicionais: João 4:7-15; Salmo 34:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário