quinta-feira, 5 de abril de 2012

Adolescentes


Tips para adolescentes


Esqueça o sermão, discuta

Queremos que nossos filhos adolescentes tornem-se adultos responsáveis, capazes de tomar decisões. Por que então recorremos ao velho sermão quando deveríamos aproveitar qualquer dificuldade para ensinar a nossos filhos o processo de tomar uma boa decisão? Tratá-los como crianças pequenas em vez de adultos em formação simplesmente aliena os adolescentes. Isso não significa que eles não precisem de orientação, mas que ela deve ocorrer de uma forma adulta, com discussão, negociação e a compreensão das necessidades conflitantes próprias do processo de amadurecimento nesta fase. Eles precisam da segurança da casa e da certeza de que podem contar com seus pais, e não do controle sufocante de déspotas superprotetores.

Não ignore o óbvio

De repente, o adolescente começa desrespeitar horários, dormir tarde, perder aulas, parar de apresentar novos amigos, e costumamos interpretar isso como um comportamento normal de “aborrescente”. Geralmente esperamos até a situação se agravar, enterrando nossas cabeças na areia para evitar confrontos e mais demonstrações de hostilidade. Reagir demais, ou de menos... não funciona.

Seja coerente com regras e consequências

"Você está de castigo!" "Já chega; nada de sair no fim de semana!”. A maioria dos pais não tem dificuldade para criar punições quando regras não são cumpridas. O que acontece nos primeiros dias ou pouco depois é o que alimenta o ciclo de desacato: seus filhos adolescentes te enlouquecem até você voltar atrás nas consequências. Quando estabelecer uma regra, é preciso esclarecer antecipadamente quais são as consequências de se infringir esta regra. Se a regra for desobedecida e você não aplicar com firmeza as consequências que você mesma estabeleceu, seu filho adolescente aprenderá que escapar delas é moleza.

Não destaque o negativo e reforce apenas o positivo

Alguns pais acreditam que um trabalho bem-feito é uma recompensa em si. Apesar de ser verdade, nada encoraja mais uma criança do que um retorno positivo do pai ou da mãe. Isso não quer dizer que você deve pular de alegria porque seu filho não cabulou aula esta semana. Se você estabelecer consequências para o mau comportamento, a recompensa será permitir que seus filhos façam as coisas de que gostam. Encare desta forma: quando você aparece para trabalhar todos os dias, seu chefe não o elogia por estar presente; ele paga seu salário!

Não deixe a educação a cargo de “outra pessoa”

Supor que seu filho aprenderá sobre os perigos das drogas, do álcool e de outros comportamentos de risco na escola ou outro lugar é, no mínimo, uma suposição arriscada. Estudos demonstraram que os adolescentes cujos pais conversam com eles sobre comportamentos de alto risco e estabelecem orientações claras sobre as consequências destes comportamentos são menos propensos a fumar, beber, usar drogas ou fazer sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário