segunda-feira, 9 de abril de 2012

DAVI ENFRENTA O URSO E O LEÃO


Davi era um rapaz que tinha muita coragem. Ele enfrentou leões, ursos e até um gigante. Não são todas as pessoas que tem coragem para enfrentar tais "feras", principalmente quando não se dispõe de armas adequadas. Davi possuía uma força especial: a força do Senhor. Deus o usou para derrotar grandes inimigos de Israel.
Nós não enfrentamos ursos, nem leões ou gigantes, mas temos inimigos ou problemas bem grandes. Precisamos da força do Espírito Santo, das armas espirituais que estão a nosso dispor, como a Palavra de Deus e a oração para enfrentarmos e lutarmos contra esses problemas e, no final, sairmos vitoriosos. “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque nossa luta não é contra sangue e carne, e sim contra os principados e potestades...” (Ef 6:11, 12a)


Ler: 1 Samuel 17:31-50


Versículo para DECORAR: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. (Sl 23:1)

APLICAÇÃO: Ensinar que Deus nos dá força para enfrentarmos o perigo e nos protege.



Quem já foi a um zoológico? (Mostre o urso e o leão). Viu o urso? Alguns são muito grandes, maiores que uma pessoa adulta. Os ursos vivem nas florestas em países longe daqui ( Estados Unidos, Japão). Eles gostam de comer mel, frutas, peixes, amoras silvestres e até animais pequenos, como ovelhas. Há aqueles que só vivem em lugares com neve e eles comem peixes e focas.

E os leões? (Mostre o leão) Você já viu algum? Eles vivem na África. Os leões são muito bravos e perigosos. Eles comem outros animais. O leão é considerado o rei da floresta. Será que algum de vocês teria coragem de enfrentar um urso ou um leão? (Deixe as crianças participarem.) Hoje vocês vão conhecer a história de alguém que teve coragem de enfrentar um urso e, também, um leão.
Davi era filho caçula de Jessé. Ele era um pastou de ovelhas e devia cuidar bem delas, levando-as para comer grama verdinha, beber água fresquinha. Enquanto as ovelhas descansavam, Davi pegava a sua harpa e tocava para louvar o Senhor, ele também escreveu muitos cânticos que estão na Bíblia, no livro dos Salmos. Quem conhece o Salmo 23? (Professor,cite alguns versículos deste salmo e outros ainda escrito por Davi.) Sabem, às vezes apareciam por ali animais ferozes para atacar as ovelhas, mas Davi as protegia. Muita vezes Davi teve que enfrentar leões e ursos ferozes, que vieram atacar as suas ovelhinhas. Como será que ele fazia? Davi corria atrás das feras, agarrava-as pelos pêlos e barbas, arrancava-lhes o cordeiro da boca, os feria e os matava. Já pensaram? Não era nada fácil! Davi precisava de muita coragem. Davi sabia que não podia contar somente com as suas forças; o grande Deus o protegia e o livrava do perigo. Deus sempre dava a Davi uma grande força e muita coragem.

Você se lembra da história em que Davi enfrentou um gigante, chamado Golias (Deixe as crianças contarem a história) Davi precisou convencer o rei Saul que ele era valente, pois até já tinha enfrentado feras. Mas acima de tudo estava Deus, que tem a maior força e poder; e Davi acreditava muito que Deus poderia lhe dar a vitória.
O rei permitiu que Davi lutasse contra Golias, e nós conhecemos o final desta história. O Senhor ajudou Davi e ele foi vitoriosos. Davi se tornou um grande rei. Que maravilha! (Professor, se as crianças não sabem a história de Davi e Golias, conte-a)
Davi o pastor de ovelhas tornou-se o grande rei de Israel.

Davi enfrentou leões, ursos e até um gigante. Hoje não temos leões, ursos e gigantes andando na rua, mas precisamos da força e da proteção de Deus contra os perigos. Ex: ladrões, carros, etc. Peça a proteção de Deus e Ele sempre estará do seu lado para guardá-lo e livrar. Confie muito em Deus, como Davi confiava.

(Fonte: Editora Cristã Evangélica) - Quando os animais aparecem (6) -  Revista completa  clique aqui 







Foi assim que contei a minha história, com Davi, as ovelhinhas, o urso e o leão.

Molde de Davi aqui:


Molde das ovelhas aqui:


Molde do urso e do leão aqui:



HORA DA ATIVIDADE:








Se sua turminha for maior você pode ensinar eles a fazerem esse urso de origami. Eles vão amar!


Eles podem pintar e depois colocar a máscara de leão.



Você pode colar ou colocar as bailarinas para ficar com movimentos as patas e a cauda.

Você pode fazer esse fantoche, que é colado num saco de papel. Eles pintam e depois eles colam no saco. Esse saco é super barato e vendido em lojas que vendem doces ou embalagens.


HORA DA LEMBRANCINHA:



Fiz o leão de EVA e colei no palito de sorvete!



Ou você pode fazer esses lindos chocalhos, que fiz com copo plástico.

Passo a passo aqui:



Ou fazer esse dedoche de urso lindo!

Molde aqui clique aqui



Um comentário:

  1. Amei sou sua fã.
    Tenho tirado grandes proveitos de suas ideias. Obrigada. Deus vos abençoe ricamente.

    ResponderExcluir