sexta-feira, 6 de abril de 2012

Veja como voltar à forma depois do parto, sem neurose nem exageros

Logo depois de ter dado à luz, a mulher comum vê notícias sobre alguma celebridade que surgiu magérrima semanas após o parto.

A reação à foto é dúbia. De um lado, há a desconfiança de que a famosa amamente montada na bicicleta ergométrica. De outro, inveja ao pensar que ela mesma vai demorar meses antes de se reencontrar com o jeans favorito.



“Emagrecer é mais difícil para as novas mães por conta do contexto social”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Healthy Food. Ela enumera: a licença-maternidade, que põe a mulher o dia inteiro perto da geladeira, o hábito de comer a sobra de comida que a criança deixa, as festas infantis e a falta de tempo para exercícios são alguns sabotadores da volta à silhueta.

Há “excesso de autoindulgência” no comportamento das novas mães, diz Andrea Santa Rosa, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA).

“Muitas mulheres usam a gravidez ou a amamentação como justificativa para fazer atrocidades alimentares que elas não se permitiriam em outras fases da vida. Depois do parto o corpo ‘quer’ emagrecer, é natural que volte ao peso anterior, mas você também não pode fazer de tudo para impedi-lo”, diz.

Para a apresentadora Angélica, que voltou ao seu peso (53 quilos) seis meses após o nascimento do segundo filho, o segredo é o equilíbrio.

“As prioridades mudam. Você passa a se preocupar mais com o bebê, a madrugada é pontuada por mamadas, você não dorme muito bem, fica com menos disposição nessa fase. Tudo tem seu tempo”, diz ela, que fez drenagem linfática até no dia do parto e muita dieta e malhação logo depois.

A mulher que ganhou entre nove e 12 quilos na gestação deve recuperar o peso anterior em cerca de seis meses. Quem engordou mais pode levar até nove meses para perder os quilos extras, segundo o obstetra Paulo Martin Nowak, da Unifesp.

O ideal para emagrecer com saúde nessa fase é perder até um quilo por semana, segundo a nutricionista Cynthia Antonaccio.

Quem manteve o peso adequado na gestação e se alimentou bem pode perder os quilos extras só com o gasto calórico do aleitamento.

É o caso de Amanda Agostini, 28. Dois meses após a chegada de sua filha, a publicitária já havia recuperado seu peso. Na gravidez, ganhou só os dez quilos recomendados e fez caminhadas. Hoje, três meses depois do parto, não faz dieta. Seu único exercício é passear com a filha pelas ruas do bairro.

Tanta facilidade, no entanto, foi possível porque antes da gravidez Amanda corria e nadava: “Agora fico cansada só de pensar em exercício. Quando tenho tempo livre quero mais é descansar”.

Preparo físico

Mesmo quem não teve dificuldade para perder os quilos a mais deve praticar algum exercício leve. A atividade física ajuda a superar outros percalços do pós-parto, como a queda abrupta na quantidade de hormônios, que pode levar a mulher a comer mais ou a se sentir “feia”.

Além disso, a distensão sofrida pela pele da barriga pode causar estrias e flacidez; o útero ainda dilatado faz com que a postura permaneça como na gravidez, com a barriga projetada para frente e o bumbum para dentro.

A falta de preparo físico faz com que muitas mães sintam dores nas costas e nos braços.

Magrinha e sedentária, a redatora Luciane Zardo, 31, pretende fazer pilates para se livrar das dores de coluna: “A gente fica o tempo inteiro com a coluna projetada para frente para cuidar do filho, uma hora começa a doer”.



FILED UNDER: DESTAQUE 2, PAPO DE MÃE, SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário