terça-feira, 3 de abril de 2012

ENSINANDO AS CRIANÇAS A MEMORIZAR VERSÍCULOS






Você estÁ ajudando aos meninos e meninas a guardarem a Palavra de Deus em seus corações? 

O Salmo 119:11 nos dá uma razão vital para a necessidade das crianças memorizarem a Escritura:

Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." 

Só a palavra de Deus pode dar As crianças a estabilidade que necessitam neste mundo inseguro. 

Por isso OS professores devem ajudá-las a memorizar os versículos da Bíblia.

Passos para a memorização

Esses são alguns passos que você pode usar ao dar à classe um versículo para decorar. Vamos tomar como referência 2Corintios 5:21 "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que, nele, fossemos feitos justiça de Deus.

1) Introduza o Versículo : Apresente-o de maneira interessante.Use um enfoque que destaque a verdade do versículo e relacione o mesmo com a vida dela. Tente usar uma pergunta, uma lição objetica, um fontoche, um cartaz, uma figura, etc

Exemplo: Eu gostaria de agir sempre certo, e você? Nosso versículo fala de Alguém que sempre faz o que é certo.

2)Apresente o Versículo: Leia-o na Bíblia, depois apresente o mesmo num recurso visual. Leia o versículo ao mostrar as palavras no visual.Repita a referência, antes de depois de recitar o versículo.

3)Explique as palavras e os conceitos difíceis:

Para que as crianças compreendam o sentido do versículo

Exemplo: "Ele" se refere a Deus, "Nele" é Jesus, "Que não conheceu pecado" Jesus nunca pecou, "o fez pecado por nós" Deus colocou o nosso pecado sobre seu Filho, Jesus, na sua morte. Ele é a nossa oferta pelo pecado. "Para que fossemos feitos justiça de Deus" Nós não podíamos nos tornar justos diante de Deus por nossos próprios esforços, mas ao pagar pelos nossos pecados, Jesus pôde nos tornar perfeitamente justo aos olhos de Deus.

4)Aplique o versículo: Ajude as crianças a aplicar o versículo em suas vidas. Encoraja as crianças não salvas a receberem Cristo como Salvador. Encoraje as crianças salvas a praticarem o versículo.

Exemplo :

Não Salvos - Jesus não tem pecado, mas eu e você temos. Você pode ser justo (puro, limpo) se crer no Senhor Jesus e deixar que Ele coloque o seu pecado sobre Si. 
Salvas - Deus deu a você a Sua justiça. Ele tornou você justo. Você pode pedir a Jesus que o ajude a não pecar e a agir certo para poder agradar-lhe. 

5)Repita o Versículo: Faça isso cinco a sete vezes, usando vários métodos, até que a maioria delas tenha decorado.

Exemplo: Leio o versículo escrito no quadro. Apague algumas palavras e repita o versículo, dizendo as palavras que faltam. Faça uma criança apagar mais algumas palavras. Diga novamente o versículo. Faça as crianças fecharem os olhos e adivinharem quais as palavras que foram apagadas por último. Repita o versículo. Quando o versículo inteiro for apagado, deixe vários alunos repetirem o mesmo, de memória.

Idéias para a Repetição: 
Maneiras de tornar a memorização divertida e eficaz
Cante: coloque música no versículo. Faça você mesmo a melodia ou use uma que as crianças já conheçam. As crianças amam cantar, e lembrarão sem dificuldades. 
Senta-levanta: Dê ordens engraçadas, os que receberem a ordem tem que levantar e recitar o versículo, tipo: "Quem estiver de azul, recite o versículo!", "Quem estiver de sandália!", etc 
Mix - Escreva cada palavra do versículo em um recorte, embaralhe e peça para as crianças colocarem na ordem correta. 
Versículo Enigmático : Escreve o versículo em um cartaz, substituindo algumas palavras por desenhos que os simbolize, e peça para as crianças "decifrarem" seu significado 

6) Continue a repetir o versículo durante a aula: já que o versículo decorado deverá reforçar o ponto principal da lição bíblica, repita-o quando for ensinar alguma música e inclua-o nas perguntas de recapitulação.

7)Recapitule o versículo na aula seguinte : 
Use jogos
Pingue-pongue - Forme duas filas e coloque uma de frente para a outra. As crianças jogaram a bola de uma fila para outra; quem apanhar a bola deverá falar uma palavra do versículo. 
Pipoca - O professor recita uma parte do versículo, depois pára e senta. As crianças levantam e dizem a palavra seguinte.O professor fica de pé e diz mais algumas palavras, pára e senta. As crianças levantam outra vez para dizer a palavra seguinte. Façam assim até terminar o versículo. 
Caça ao Tesouro: Escreva as palavras do versículo em recortes de cartolina e as esconda pela sala, antes da aula começar. Quando chegar a hora da recapitulação, comece a caçada! Quando todas as palavras forem localizadas, as crianças devem colocá-las na ordem. 

8)Recapitule os versículos no final de uma série de lições e durante o ano inteiro:

Cartões: Faça um conjunto de cartões, escrevendo a referência de um versículo de uma lado e as palavras-chaves do versículo do outro lado. Mostre uma referência às crianças. Se elas não conseguirem dizer o versículo, mostre então as palavras-chaves. 
Concurso de Bexigas - Escrevas as referências dos versículos num papel e coloque-os dentro de bexigas. Encha as bexigas e amarre as pontas. Divida a classe em grupos. As crianças deverão estourar as bexigas e recitar o versículo da referência encontrada. 
Jogo da Velha - As crianças deveram citar um versículo e sua referência, antes de marcar no jogo. 
Corrida: Desenhe uma pista, escrevendo em cada casa, a referência dos versículos. Forme grupos, para cada grupo um carrinho. A equipe que ir recitar corretamente o versículo da referência avança com o seu carrinho para a casa seguinte. 


Essas idéias foram retiradas da Bíblia de Recursos para o Minstério Infantil, elaborada em conjunto com a APEC

6 comentários:

  1. muito boa esta ideia é o conteudo mais completo que ja tive sobre este assunto bjs no coração,amei o blog...

    ResponderExcluir
  2. muito bom amei ,sera que vcs pderiam enviar para meu email ,gostaria de imprimir e guardar comigo ,pois estou começando,DEUS abençoe

    ResponderExcluir