domingo, 1 de abril de 2012

...o morder . O que fazer?

Pode ser parte do desenvolvimento normal morder de vez em quando, mas o morder persistentemente é um sinal de que a criança tem problemas emocionais ou de comportamento.

Enquanto muitas crianças brigam ocasionalmente com outras ou lhes batem, a agressão física frequente e/ou severa pode significar que a criança tem sérios problemas emocionais ou de comportamento que requerem uma avaliação e intervenção profissional.



O ato de brigar ou morder de uma criança quando vai à escola pode se transformar num sério problema. Nesta idade as crianças têm muito contato com seus companheiros e espera-se que elas sejam capazes de fazer amigos e conviver bem com eles.

Muitas crianças começam a morder agressivamente entre um e três anos. O ato de morder pode ser uma maneira pela qual a criança esteja provando seu poder para chamar a atenção. Algumas crianças mordem porque se sentem infelizes, ansiosas, ou ciumentas.

Algumas vezes este ato pode ser resultado de uma disciplina excessiva ou severa, ou por haber sido exposta à violência física. Os pais devem recordar que as crianças que estão perdendo dentes também podem morder. O ato de morder é a razão mais comum pelos quais são expulsas das salas de aula.
O que se deve fazer no caso de uma criança que morde

- Imediatamente diga-lhe: “NÃO”, em tom calmo, mas firme e com desaprovação.

- Ao bebê que começa a caminhar (1 a 2 anos), pegue-o firmemente e ponha-o no chão.

- À criança pequena (2 a 3 anos), diga-lhe: “Não é correto morder porque machuca as pessoas”.

- NÃO MORDA A CRIANÇA para mostrar-lhe como se sente quando ela morde. Isso a ensinará que tenha umcomportamento agressivo.

- Se a criança persistir em morder aos outros, não a leve nos braços nem brinque com ela por uns 5 minutos, após ela ter mordido. Assim a ensinará que mordendo não lhe chamará a atenção.

- Se tudo isso não funcionar, os pais devem falar com o médico.

Um comentário: