quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Crianças sem amigos podem ter depressão na adolescência

O mais recente envolve crianças. Pesquisadores da Concordia University, Florida Atlantic University e the University of Vermont, afirmam que crianças solitárias, sem amigos, têm mais chances de ter depressão quando adolescentes. Pior ainda se elas forem muito tímidas e retraídas.
Segundo a pesquisa, “a longo prazo, os efeitos de ser uma criança retraída são permanentemente negativos. Com o tempo, descobrimos que elas apresentaram níveis crescentes de tristeza e de sentimentos depressivos.”

crianças1 Crianças sem amigos podem ter depressão na adolescência
Getty Images
Foram avaliados 231 estudantes do ensino fundamental durante três anos. Os pesquisadores pediram que as próprias crianças respondessem a um questionário sobre o quanto sentiam-se tímidos e preferiam ficar sozinhas.  
Ao contrário das crianças solitárias, aquelas com amigos não relataram qualquer sentimento negativo. De acordo com os pesquisadores, “a amizade protege as crianças do risco de desenvolver depressão e ansiedade. Nosso estudo confirma o valor de ter amigos, que são como um escudo contra as experiências sociais negativas."
Eu, como mãe, não tenho esse tipo de problema com a Laura. Ainda assim, estou sempre incentivando e promovendo encontros com as amigas dela lá em casa. Esta semana mesmo, reuni sete meninas da escola para que fizessem um amigo secreto.
Elas organizaram e combinaram tudo durante as aulas e a Laura ofereceu a casa dela para fazer a entrega. Ela sabe que é liberado, que gostamos desse tipo de bagunça. Foi uma delícia.
Acredito que para quem tem filhos tímidos e de poucos amigos, talvez essa seja uma boa alternativa para incentivar a interação com outras crianças. Experimente organizar uma festa do pijama, um acampamento no meio da sala ou uma tarde das bonecas. Sem pressão.
Aos poucos, você vai percebendo com quais crianças seu filho tem mais afinidade, com quem gosta de brincar. Aí é só oferecer condições para que eles estreitem ainda mais a nova amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário