sábado, 19 de março de 2011

Serie de lições para Maternal:Lição 2 : Os animais são um presente de Deus!

Lição 2 : Os animais são um presente de Deus!

Principio: Os animais são um presente de Deus. Eu devo cuidar deles.

Texto para decorar: ” Ele dá comida aos seres humanos e aos animais; o seu amor dura para sempre.” Salmos 136:25

Texto: Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento. Salmos 104: 10-14

Objetivos educativos: No final da aula as crianças poderão:

- Nomear os animais que possuem em casa.

-Responder como podem cuidar dos animais que Deus criou.

- Aprender como nos ajudam os animais com alimento, abrigo, trabalho, etc.

-Desenvolver um coração agradecido ao Senhor pela variedade de animais que criou para nos abençoar.

Antes de iniciar as atividades, faça uma breve oração e peça as crianças para repetir, todos de mãos dadas. Depois dê um abraço bem carinhoso para cada um e peça para que eles façam o mesmo com as outras crianças.

Cante algum louvor onde as crianças tenham a liberdade de gesticular e brincar, tente achar louvores adequadas com a serie de lições que estudaremos.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Uma copia da figura 1 para visual.

Uma copia da atividade para cada criança.

Som e cd de louvor infantil.

HORA DA PALAVRA:

Muitos de nós temos ou tivemos animaizinhos como mascotes na nossa casa. Você tem algum animalzinho, qual? Como ele chama? (deixe eles responder, se ele não tiver pergunte se conhece algum mascote)

Alguns animaizinhos são como um membro da família, são amigos e companheiros fieis. Deus espera que cuidemos desses presentes que nos deu. Na Bíblia, no livro de Salmos (líder mantenha a Bíblia aberta na sua mão, para que os pequenos vejam que o que você ensina está escrito nela e assim aprendam a amá-la) disse que Deus cuida da sua criação, dos animais, providenciando para eles água, chuvas e alimento. Deus é muito bom, muito bondoso.

Tu fazes surgir nascentes nos vales, e os rios correm entre os montes. Da sua água bebem todos os animais selvagens; com ela os jumentos selvagens matam a sede. Nas margens dos rios, os pássaros fazem os seus ninhos e cantam entre os galhos das árvores. Do céu tu envias chuvas para os montes, e a terra fica cheia das tuas bênçãos. Fazes crescer capim para o gado e verduras e cereais para as pessoas, que assim tiram da terra o seu alimento. Salmos 104: 10-14

FIGURA 1

Vejamos aqui tenho o desenhos de alguns animais. Você podem me dizer os seus nomes? (deixe eles responder)

Na Bíblia disse que Deus criou os animais e eles foram dados para nós como presente de Deus. Como devemos cuidar desses presentes? (deixe eles responder)

A Bíblia ensina que Deus nos deu animais para nos alimentar. Quem aqui gosta de franguinho? Ou de hambúrguer? Ou de um delicioso peixinho? Deus fez alguns animais para que possamos no alimentar deles também!

Você pode dizer que animais provêem ou são alimento para nós? (deixe eles responder) (peixe, gado, galinha, ovos, gelatina, etc) A vaca, que alimento provê? (carne, leite, iogurtes, queijos…) Que comidinha feita de carne você gosta? (deixe eles responder) Você sabia que a maioria dos alimentos que são feitos tem ingredientes que provêm dos animais? Por exemplo com os ovos, manteiga e leite são feitos deliciosos bolos, macarrão, bolachas, sobremesas, sorvetes, pão… etc.

Deus também nos deu alguns animais para nos ajudar no trabalho. Você sabe que animais são esses? (deixe eles responder) Por exemplo em tempos antigos e até hoje, existem pessoas que montam em cavalos para ir de um lugar a outro, para trabalhar. Alguns elefantes são usados por causa da sua força, para mover objetos pesados. Os bois para arar a terra. Os burros são ótimos animais para trabalhar e algumas aves levam recados de um lugar a outro.

Também Deus nos deu de presente outros animais que nos provêem de abrigo e vestimenta. Por exemplo, a ovelha que com o seu pelo se fabrica a lã para fazer blusas, que nos mantêm aquecidos. A maioria dos calçados e sandálias são feitos de couro de gado.

Os animais são um presente de Deus para nós! E como devemos cuidar deles? (deixe eles responder) Como você cuida dos animais? (deixe eles responder).

Líder faça uma oração e peça para que os pequenos repitam. Ore agradecendo ao Senhor pelos seus cuidados e por nos dar presentes tão valiosos como os animais. Peça que Deus lhes dê um coração bondoso para cuidar dos mascotes.

HORA DE BRINCAR: Imitando animais.

Líder imite alguns animais e peça para as crianças adivinhar e depois que acertem peça pata que todos imitem o animal juntos, com som e movimentos.

Atividade: Entregue uma folinha com a atividade para cada criança.

Autora Pra Gabriela Pache de Fiúza


Um comentário: