terça-feira, 29 de maio de 2012

Birras infantis
Como agir quando as crianças fazem manhas
e se jogam no chão?


Imagine a cena. Você está andando pelo shopping e vê uma criança se atirar ao chão e começar a chorar. Automaticamente você olha para a mãe da criança e pensa: ‘coitada, que vergonha essa mulher está passando’. Como você ainda não tem filhos e não conhece aquela família, segue andando e deixa o problema dos outros para trás, correto?

Agora pense em outra situação. Você tem um filho e vai com ele ao shopping. Passam em frente a uma loja de brinquedos e ele insiste em levar um brinquedo, mas você diz não. É o suficiente para a criança se rebelar. Ela se joga no chão, chora, esperneia, grita, se debate. As pessoas passam e olham estarrecidas. Você não sabe onde enfiar a cara. Você ainda tentar argumentar, pede para a criança parar com a cena, mas ela não obedece. O que fazer?

Alguns pais, para evitar todo o constrangimento em público, acabam cedendo e atendendo ao apelo emocional da criança.

Os pais não podem se deixar levar, não podem ceder, nem entrar no jogo da criança. Tem que conter e falar firme. Se ela não parar, tem que pegar a criança no colo, tirá-la dali, mesmo esperneando, levar para o banheiro ou outro lugar mais tranqüilo e dizer: ‘para quieto’”, ensina Marina Vasconcellos, psicóloga, terapeuta de casal e família.

A especialista conta que a criança pode começar a fazer birra por volta dos 2 anos e que pode se estender até o 6. A criança age desta maneira para chamar a atenção dos pais. “é como se ela dissesse ‘eu quero a sua atenção’. Os pais tem que explicar que ela não é o centro do universo e deixar claro que ela não vai conseguir o que quer só porque está fazendo birra”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário