terça-feira, 29 de maio de 2012

O dilema do castigo

O que fazer quando as crianças aprontam? 
Veja como agir


A maioria dos pais sofre na hora de corrigir os filhos. Dar ou não castigo para as crianças?

É melhor colocar a criança para refletir sobre o erro cometido ou conversar com ela a respeito? Para responder estas e outras dúvidas tão comuns aos pais, conversamos com Gislene Jardim, psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Por que é tão importante os pais conversarem com os filhos quando eles fazem algo errado

“Cada família deve estabelecer seus próprios critérios para chamar a atenção da criança para alguma atitude inadequada. A base desta situação deve ser o diálogo: o adulto questiona a criança sobre certa atitude e espera dela a explicação das razões para o ocorrido. Interrogar a criança já a coloca como responsável pela situação ocorrida e o objetivo desta cena é justamente criar a oportunidade para que a criança se responsabilize por seus atos e palavras.

Falar sobre o assunto é deslocar o problema provocado na realidade para uma dimensão simbólica, em que a criança se veja no lugar daquele que produziu o mal-estar e que, como responsável, pode agir ou falar de outro modo em uma situação futura. Esta parece ser uma cena favorável para que a criança se responsabilize pelo ocorrido e tente mudar”, explica Gislene Jardim.

Nada de “colocar para pensar”

“Atualmente muitas famílias e escolas usam inadvertidamente a expressão “colocar para pensar” como um castigo para a criança que saiu da regra. Pensamos o tempo todo e o ato de pensar não deve ser reduzido a uma condição ruim, de privação.

Pensar os motivos de ter cometido tal ou qual ação inadequada deve ser encarado pelos adultos como comprometimento subjetivo da criança com as conseqüências produzidas, seja contra si mesmo ou contra o outro. Pensar deve ser tomado como algo criativo e não como uma punição”, alerta a psicanalista.

Um comentário:

  1. GOSTEI DO SEU BLOG... PARABÉNS... SE PUDER ACESSE O MEU...
    http://universodomundoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir