domingo, 27 de maio de 2012


“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” – Lc. 1.37

Este verso insere-se no contexto de duas narrativas similares com cunho histórico e teológico, porém com diferentes epílogos, das quais poderemos extrair aplicabilidades para nossa vida prática.
De um lado, temos o sacerdote Zacarias, homem justo diante de Deus, que vivia irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor e que intercedia pelo povo no templo. Este homem recebe a visita de um anjo do Senhor, Gabriel, que profetiza a chegada de um filho, apesar da sua idade avançada, e da esterilidade de sua mulher, Isabel. De outro lado, acontece a narrativa de Maria, jovem, cheia de graça, desposada com José, recebe a visita do mesmo anjo, que revela também a chegada de um filho, Jesus.
O diferencial das narrativas é perceptível quando da aceitação dos receptores. Zacarias recebe com incrédulo; Maria, com credulidade. Ele acha impossível uma gestação àquela altura de sua idade, além de ter uma mulher estéril; Maria, apenas quer ser informada da maneira pela qual tal gestação poderia acontecer, se ela não havia tido, até o devido momento, contato físico com José. A expressão “conhecer, saber” do sacerdote Zacarias vem em tom de incerteza, insegurança, enquanto que a expressão “conhecer” de Maria, vem no fato lógico de que uma virgem não poderia engravidar. Portanto, há vários sentidos para a expressão “conhecer”; desta forma, a resposta dele é tida como sinal de incredulidade, e a dela, de credulidade.         
As duas narrativas devem nos levar a refletir em algumas atitudes que renovam nosso ânimo para crermos no Deus do impossível.

A nossa fé em Deus deve independer das circunstâncias em que o nosso alvo desejado se encontre. A nossa relação com Ele é muito mais do que apenas circunstâncias. Ele é o Senhor, Deus Trino, Todo poderoso que não viu circunstâncias em Zacarias, em Isabel, em Maria. Ele agiu, e nada mais!

A nossa fé em Deus deve independer de limite de tempo. Ele é o Deus já! Ele monitora todas as coisas. Não existe a expressão “Deus chegou atrasado” ou “Quero uma resposta para ontem”. Quando a nossa relação com Deus é nutrida com reverência, submissão e amor, não há espaço para sentimentos e expressões de tirania. Seu caráter é Santo! Ele é infalível em Suas promessas! Seus atributos são perfeitos, porque Ele é perfeito!

A nossa fé em Deus deve independer do nosso estado emocional. Nosso culto é racional a Deus. Ele é uma Pessoa. A consciência de que este Ser pelo qual estou me relacionando é um Ser relacional deve permanecer vívida, e as emoções devem estar subjugadas a ela.

Deus age independente da nossa fé, muitas vezes porém, colhemos as conseqüências da nossa incredulidade. Deus foi Fiel no cumprimento de Sua promessa para com Zacarias, mas lhe ensinou uma lição na sua humanidade falível, ficou mudo até o momento em que requereu-se a identidade do filho, pois só ele sabia que seu filho se chamaria João Batista.

Peçamos ao Senhor que nos dê um coração sensível à Sua voz, quebrantado, e que Suas promessas sejam recebidas com a expressão: eis-me aqui, cumpra-se em mim, segundo a tua palavra, “porque para Deus não há impossíveis em todas as suas promessas!”

Suely Zacarias Pinto
Bacharel em Direito; Bacharel em Teologia( curso livre); Mestranda em teologia no Novo Testamento; Profa. do Seminário do Betel Brasileiro, na área de Hermenêutica e Vida Cristã; Secretária do Programa de Pós Graduação do Sem. Do Betel Brasileiro; Palestrante de Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário