sexta-feira, 11 de maio de 2012



A pergunta é simples: Como nós, pais, podemos participar ativamente na construção da educação cristã de nossos filhos?

Em nossos dias a atividade de PAI & MÃE tem sido um grande desafio para a igreja, considero-o desafio daqueles que muita das veses empregamos esforço e dedicação e com os resultados positivos, é um desafio que muito vale a pena.

É com muito respeito e temor no Senhor que dirigimos estas palavras a você pai, mãe ou responsável, visto que estamos dedicados a cooperar no desenvolvimento espiritual de crianças levadas a Cristo.

A Bíblia relata a ação de vários pais, que deligentemente ensinaram os preceitos de DEUS para seus filhos em tempos até não tão diferentes de nossa atualidade. Lembramo-nos de ANA, que durante os poucos anos que cuidou de SAMUEL, antes de levá-lo ao Templo. Embora SAMUEL tivesse crescido cercado pela perversidade dos filhos de Eli, SAMUEL tornou-se um Homem de Deus. São exemplos que nos confortam e ao mesmo tempo nos desafiam.

Podemos participar da esducação de nossos filhos de várias formas:


- Educando-os no Senhor

Todo pai e mãe sabe que os filhos precisam de educação, e nesta educação estão incluso limites, respeito, reverência e cooperação. Nossos filhos precisam antes respeitar-nos para também respeitar a DEUS, pode parecer difícil respeitar a DEUS que não veem á nos respeitar.

- Aproveitar cada fase da criança

Nos dias de hoje é comum que as crianças queiram pular fases de sua infância, isto acontece por causa de ínumeras influências mundanas presentes em nossos dias como a mídia, a moda, a TV e muito mais. Os pais deve aproveitar cada fase da vida infantil.

- Educação espiritual

Infelismente existe um pensamento que paira no ar de alguns pais, de que; "a igreja é a responsável pela educação de nossos filhos". Ora, não podemos comparar a igreja como a ESCOLA, que tem o papel de FORMAR O CIDADÃO.

Sim, a igreja é importante para a educação espiritual de nossos filhos, mas lembre-se de que assim como a escola, a igreja não tem o papel de "acabamento final" na formação de seu filho.

Faça sua parte e conte com DEUS, se está difícil procure orientação pastoral, com sua equipe de educadores na igreja e com pessoas que tenham compromisso com DEUS, por que DEUS vai te ajudar.

Vamos a um exemplo prático, muito visto em nossos dias, em nossas igrejas:



EXEMPLO 1 - Domingo, dia do Senhor, tem ESCOLA DOMINICAL, sendo assim alguns pais, apenas LEVAM seus filhos na EBD, e não ficam na EBD.

EXEMPLO 2 - É festa na igreja, que realiza o Congresso Infantil ou a EBF, e lá novamente os pais apenas "levam" seus filhos ao congresso ou EBF, sem poderem participar, salvo justificativas de ausência como trabalho ou atividades já programadas.

Sem falar de que alguns pais pensam que as TIAS ou as PROFESSORAS da escola dominical, que são as responsávels pela educação espiritual de seus filhos. Amados não sejamos presa do inimigo, e deixamos DEUS nos orientar, pois ELE quer o melhor para nós, mas devemos fazer a nossa parte.

Qual exemplo estamos dando aos nossos filhos? Apenas de "transporte"? Lembramo-nos de que o maior exemplo de vida é a nossa vida.

Dentro do possível tente acompanhar seu filho na EBD, ajude-o a fazer as tarefas da escola, faça culto doméstico e dê a eles a oportunidade de desde pequenos já fazerem algo para DEUS, até cantar o hino da harpa ou ler a palavra.

LEMBRE-SE que o mundo tem investido pesado nas crianças, com programações em mídias que exaltam o OCULTISMO, a FANTASIA, o TERROR, a PORNOGRAFIA e muitas coisas ruins que certamente não farão de nossos filhos aptos a ingressarem as mansões celestiais.

ENVOLVA-SE:

Procure estar a par das atividades da sua igreja, consulte a equipe do departamento infantil, visite a sala de EBD de seu filho num domingo para a surpresa dele, leve um pacote de doces de R$ 3,00 para uma sala de EBD para a tia distribuir, isto é tão barato que a alegria deles será muito maior comparada a este valor. Converse sobre seu filho com a equipe, veja o desenvolvimento dele como um todo na igreja.

Um dia ficaremos mais velhos, se DEUS assim o permitir, e eu não duvido de que nossos filhos serão os líderem que estão sendo formados HOJE, por isso PAI, MÃE e RESPONSÁVEL, a sua PARTICIPAÇÃO é fundamental e precisa, pois você formará hoje um lider para o amanhã que já chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário