terça-feira, 22 de maio de 2012


Como abordar o luto com as crianças?


Aprenda a forma correta de falar sobre a morte para crianças e ensine-as a melhor forma de lidar com essa dor desde pequenas





A perda de entes e animais queridos faz parte da vida e este fato pode ocorrer durante a infância. Nesse momento, as crianças podem reagir de várias formas e os pais podem não saber como abordar o assunto com os filhos. Para o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz e criador do portal Pediatria em Foco, o primeiro passo é falar a verdade.

Costuma ser comum os pais substituírem prontamente um peixinho ou um cachorro que morre para que a criança não perceba o fato. Essa atitude pode ser prejudicial ao entendimento da criança, apesar das boas intenções. Expressões como “descansou” ou “foi fazer uma longa viagem” podem dar a entender que há possibilidades de retorno, o que confunde a mente infantil e bloqueia o entendimento.

“A morte faz parte do ciclo da vida e é importante que a criança entenda o que aconteceu. Devemos usar uma linguagem que ela entenda e explicar o ocorrido de acordo com as crenças familiares. A criança precisa aprender a lidar com a perda”, explica o pediatra.

Há varias fases e possibilidades de reação: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Ainda de acordo com Reibscheid, a criança constrói o conceito da morte de acordo com o desenvolvimento cognitivo.

O carinho e o amparo dos pais nesse momento contribui para o desligamento sem traumas. A aceitação é o primeiro passo para o luto.

“O acolhimento emocional é muito importante, pois reações como raiva, depressão, pesadelos e outras alterações de comportamento são normais. Em casos de permanência prolongada desses sintomas recomenda-se procurar auxílio de um especialista”, alerta dr. Marcelo.



Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário