segunda-feira, 28 de maio de 2012


“... porque tu estás comigo” (Sl 23:4)
“Nenhum outro fator é mais importante para o sucesso e felicidade das crianças do que a presença de um pai biológico na família.” US News and World Report.



“Pai, posso lhe mostrar o desenho da nossa família?” “Não, minha filha, papai está ocupado.” A filha, de cinco anos, volta umas duas ou três vezes e recebe um não cada vez mais alto. Finalmente, aquele pai, meio arrependido, resolve chamar a sua filha para ver o desenho. Lá estava mamãe, a irmãzinha e o cachorrinho de estimação. O desenho estava até bonito. O pai fica sozinho em seu escritório, olhando para a figura. Repentinamente, ele chama a filha. “Filhinha, onde está papai?” Ela responde: “No escritório”.
Pesquisas demonstram que famílias sem a presença do pai biológico tendem a ser desestruturadas, empobrecidas e vulneráveis à corrupção da sociedade. Na história de muitos criminosos a ausência do pai é um fator muito comum. Pais que permanecem muito tempo no trabalho, bebendo com os amigos, arrumando coisas para fazer, deixam atrás de si um tipo de orfandade mais triste: “Eu tenho um pai, mas ele não está presente”. Quantos filhos chegam à idade adulta carregando as memórias de um pai que não estava lá...
Pai, nada é mais importante do que sua presença. A presença de um pai que está acessível para os seus filhos, que brinca sem se sentir culpado, que os conhece como a palma da mão, que oferece um exemplo e referencial de vida, que está ali para proteger, que não deixa faltar nada dentro de casa, que ama a mamãe, que é todo ouvidos, que pastoreia o seu pequeno rebanho com ternura e firmeza.
Não deixe para estar presente amanhã, esteja presente hoje, pois o amanhã talvez nunca chegue. Os filhos crescem rápido demais e, quando menos esperar, eles já estarão casados com suas próprias famílias. Que eles possam levar para os seus novos lares um exemplo a ser seguido, desejando reproduzir aquilo que eles mesmos experimentaram dentro de casa.
Talvez você sinta que a paternidade é algo que está além de suas forças e capacidade. Não se preocupe, nosso Pai celestial está nos conosco para nos capacitar. Ele tem toda a sabedoria e amor. Ele, mais que ninguém, é capaz de nos fazer pais de verdade. Quanto mais temos comunhão com Deus, mais nosso coração vai bater no mesmo ritmo do Pai que está sempre presente!

Jorge Issao Noda

Nenhum comentário:

Postar um comentário