domingo, 6 de maio de 2012



Alerta aos pais ricos com filhos dependentes

Os pais precisam estar preparados para lidar com seus filhos em qualquer circunstância adversa. A questão das drogas nunca pode ser banalizada e os pais prudentes sabem que o caminho indicado nesse caso é buscar informações sobre as condutas preventivas com profissionais idôneos. Quanto mais informação melhor e mais rápido esses pais poderão identificar alguma alteração no comportamento dos seus filhos e menos serão pegos de surpresa.

Uma coisa é ter conhecimento superficial sobre o assunto drogas e seus efeitos maléficos, outra bem diferente é ter informações e na prática capacitação para conviver com pessoas dependentes em SPA sem se expor a risco iminente, inclusive de morte, o que é perfeitamente possível.

Temos visto com frequência tragédias fatais vitimando familiares de adictos que pensam que laços consanguíneos e afetivos serão suficientes para mantê-los sobre o controle da situação. É preciso não perder de vista que há um momento em que os laços afetivos se rompem e o dependente passará por uma avassaladora alteração do caráter que o transformará numa outra pessoa, sem nenhum compromisso com os valores éticos e morais, nem com sua própria vida.

Dependentes ricos ou pobres sofrerão as mesmas alterações e suportarão os mesmos sintomas, podendo variar um pouco por causa da unicidade de cada pessoa. Todavia, na hora da abstinência, da compulsão pela droga, o garoto pobre assim como o garoto rico vai obstinadamente à busca do suprimento que o organismo necessita, mas para isso cada um tem diferentes fontes de abastecimentos.

O pobre, para manter o vício quando a família recua e evita qualquer convivência com ele, sem saída, resta-lhe apenas o cometimento de crimes. O jovem rico tem sua mesada e quando essa não é mais suficiente buscará reforço nos familiares mais próximos: pais, avós, irmãos.

É preciso não esquecer que um dependente é uma pessoa subserviente à droga; muitos sofrem de paranoia, que é a sensação de estar sob constantes ameaças e a reação a esse quadro é quase sempre violenta, podendo colocar em risco não apenas a pessoa do dependente, mas também as pessoas incautas à sua volta. O grau de desconfiança de um dependente é grande, sem controle ele tem pavor de tudo e todos estranhos ao seu novo mundo.

A droga exerce no dependente uma força maligna que o leva a ser e a fazer coisas assombrosas que jamais conseguiria sem o efeito das drogas. A droga poderá provocar uma desumanização na pessoa do dependente tornando-o incapaz de controlar seus instintos. Novas amizades, novas posturas, novos sentimentos são aos poucos incorporados e corroborados pela nova turma.

Pais ricos com filho dependente deverão se conduzir com habilidade e precaução, porque em geral os jovens ricos são mais mimados, raramente têm experiências em situações adversas; por essa razão um simples não poderá desencadear uma reação violenta ou até mesmo letal.

Entretanto, lembramos aos pais que verdadeiramente amam seus filhos que é exatamente nesse momento em que seu filho se encontra numa situação de total vulnerabilidade, que não há ninguém para defendê-lo e ajudá-lo melhor que você que o ama. Por essa razão nunca delegue sua função de pai ao profissional mais competente, à clínica mais conceituada sem acompanhar o tratamento do seu filho pessoalmente. O dependente em SPA tem cura, principalmente, quando tem os pais presentes!


*Conceição Cinti. Advogada. Educadora. Especialista em tratamento de dependentes de substâncias psicoativas, com experiência de mais de três décadas.

Um comentário: